Checklist para escrever uma redação excelente no ENEM

Para fazer uma redação excelente no ENEM é preciso ter um bom checklist para não esquecer nenhum detalhe da prova.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

É possível fazer uma redação excelente no Enem? Sabemos que essa etapa da prova é rica em detalhes e, por isso, requer bastante atenção. Soma-se a isso que o nervosismo de muitos acaba atrapalhando o bom desempenho na hora de escrever um texto.

É preciso manter a calma e o equilíbrio para não deixar nenhum detalhe passar. Por isso, é bom ter um checklist para fazer uma excelente redação!

Para ajudá-lo, criamos esse passo a passo para você fazer uma redação excelente no Enem. Continue acompanhando!

Passo a passo para fazer uma redação excelente no Enem

enem redação

Veja como fazer uma redação excelente no Enem:

A introdução é imprescindível

No parágrafo inicial, ou seja, na introdução, é preciso, antes de mais nada, contextualizar o assunto para localizar devidamente o leitor hipotético. Depois disso, é fundamental garantir que se insira o problema, o qual é definido pela comanda de redação. Por último, você não pode se esquecer de inserir a sua tese. É ela que irá direcionar o processo argumentativo e será capaz de promover a construção de um projeto de texto estratégico.

O segredo do desenvolvimento

Bons argumentos devem ser bem fundamentados. Porém, para que isso aconteça é preciso apresentar fatos, dados e exemplos. Ou seja, você precisa mostrar que as suas ideias não são aleatórias, que é realmente um aluno envolvido com o assunto a ponto de saber referenciar informações relevantes. Mas se lembre de aquele dado ser real para estar certo, que as fontes sejam confiáveis, isto é, legitimadas.

Citações para redação

Número exato de parágrafos

O ideal é que a sua redação tenha pelo menos quatro parágrafos. Sendo um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. Mas vale sempre alertar que o espaço para a confecção de sua redação é bem limitado, o que exige um planejamento adequado.

A letra

Sua letra pode não ser uma das mais bonitas, mas ela precisa ser legível. Afinal, o corretor deve compreender o que você escreveu e entender o seu raciocínio. Então, capriche na letra!

Se a sua letra de forma for melhor para compreender, use-a. Só diferencie as maiúsculas das minúsculas.

Tamanho ideal do recuo de parágrafo

O ideal é não ser muito pequeno, mas também não deve ser grande! Um centímetro de recuo está ótimo, afinal, cada centímetro conta!

Quantos conectivos usar?

Não há uma quantidade mínima, mas sim de qualidade de uso dos conectivos. Use os necessários e procure variar. No início de, pelo menos dois parágrafos, eles devem aparecer. 

Interpretar o tema por completo

Nos temas de redação Enem, você nunca vai encontrar somente a palavra “saúde” ou “educação”. Existe um comando que deve ser desenvolvido. Por exemplo, “Caminhos para melhorar o Sistema de Saúde Pública no Brasil”.

Aqui você não vai falar somente da saúde, mas do caminho que é preciso percorrer para melhorá-la. Dar as soluções, as alternativas que sejam possíveis de serem realizadas. O contexto da discussão, nesse caso, é o Brasil. Por isso, fale sobre a situação do nosso país.

Número de períodos

Nunca faça parágrafos frasais, ou seja, aqueles que são compostos por um único e longo período. Cada parágrafo deve ter pelo menos três períodos que sejam relativamente complexo na estruturação sintática, ou seja, você deve usar períodos compostos. Por isso, atenção quanto à gramática!

Correção de redação

A proposta de intervenção

Uma boa proposta precisa ter cinco elementos fundamentais: ação interventiva, agente, meios, finalidade e detalhamento de um desses elementos anteriores. Você até pode inserir mais de uma proposta de intervenção, mas somente uma (a mais completa) que vai ser considerada para a correção.

Rasura

Errar é humano e os corretores sabem disso. A forma mais fácil e certa de corrigir algum erro é fazer um traço por cima da palavra e ter o cuidado de escrever à frente e não sobre o termo anulado.

Rascunho

Uma excelente dica: faça um rascunho da sua redação e passe a limpo depois. Mas claro, se tiver reservado tempo para isso. Assim você não entrega o texto com rasuras e ainda faz uma revisão do que escreveu.

A correção da redação do Enem

enem prova redação

A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores. Eles analisam o desempenho do candidato de acordo com as cinco competências, as quais são analisadas de 0 a 200 pontos, o que totaliza a nota final 1000! 

As competências exigidas na redação do Enem são:

  • 1 – demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • 2 – compreender a proposta da redação e aplicar os conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • 3 – selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • 4 – demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • 5 – elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, sempre respeitando os direitos humanos.

Estude com o Corrija-me

prova de redação

Anotou o nosso checklist para fazer uma redação excelente no Enem? Compreendeu como é feita a correção da prova? Agora nós o esperamos na maior plataforma de ensino de redação do Brasil!

Nossa equipe está esperando por você para ajudá-lo a fazer uma redação excelente no Enem! A nossa plataforma de estudos de redação é a mais completa. Aqui você encontra material de apoio para estudar para a sua redação, aulas ao vivo e ainda pode enviar todos os seus textos para serem corrigidos por nossa equipe!

Além disso, para aqueles que querem se aprofundar, os nossos corretores analisam todas as redações que são enviadas para a plataforma. A resposta é uma correção personalizada, em que o corretor aponta todos os itens que precisam ser verificados, para que o aluno saiba onde está errando. Mas também mostra os acertos, afinal, uma correção valoriza o que você tem de melhor!

Clique aqui e conheça a nossa plataforma de redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.