Os 10 últimos temas da redação Enem

Entender como funciona a redação Enem é muito importante para fazer essa etapa do exame com tranquilidade e construir um texto que seja bom para atingir uma excelente nota.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Entender como funciona a redação Enem é muito importante para fazer essa etapa do exame com tranquilidade e construir um texto que seja bom para atingir uma excelente nota. Uma etapa importante do estudo é conhecer pelo menos os 10 últimos temas da redação Enem, para que você possa entender o estilo dos temas que a banca trabalha.

Com certeza, a redação Enem é uma das etapas do exame que mais deixa os candidatos apreensivos. Afinal, a nota pode ser decisiva para um bom desempenho e aprovação na universidade.

Por isso, é importante se manter bem informado sobre o que anda acontecendo pelo mundo. Isso fará você não ser pego de surpresa por um tema sobre o qual não tem nenhum conhecimento.  Aliás, esse é um dos principais pesadelos dos estudantes que vão fazer essa prova.

redação Enem

Não podemos assegurar para você qual será o tema da redação Enem deste ano. Mas podemos te ensinar sobre as características dessa etapa da prova ao relembrar os últimos 10 temas. Continue acompanhando e confira!

Retrospectiva dos 10 últimos temas da redação Enem

Enem

Nas edições mais recentes, a redação Enem trouxe temas importantes em suas propostas textuais. Afinal, todos envolviam questões sociais, onde incentivavam o diálogo e o posicionamento dos candidatos sobre diversos problemas da sociedade do Brasil.

Portanto, podemos entender que uma característica marcante da redação Enem é escolher temas atuais para que os alunos desenvolvam.  Confira os últimos temas de redações da prova:

Todos os temas são bem atuais, não é verdade?  Então, uma dica valiosa é ficar sempre atento às notícias mais comentadas no Brasil e no mundo. Com certeza, elas têm grandes chances de ser o tema da redação Enem de 2021. Além disso, manter-se bem informado nunca é demais.

redação

Mas como se preparar para a prova de redação?

Além de conhecer os temas da redação Enem dos anos anteriores, é importante ficar atento a todo o processo de preparação da prova. Afinal, os pequenos detalhes fazem toda a diferença para tirar uma boa nota nesse exame. Veja como se preparar:

#1 – Leia o edital

Antes de iniciar os seus estudos para a prova do Enem, leia atentamente o edital do exame, além da cartilha do candidato. Atente-se a todas as regras e compreenda as questões técnicas. Portanto, veja qual é a quantidade de linhas e se há necessidade de colocar título ou não na redação Enem. Confira também quais serão as competências cobradas e como será a avaliação delas.

#2 – Leia bastante

redação Enem

Estar sempre atento às atualidades é uma forma de se preparar para a redação Enem. Afinal, a sua bagagem de conhecimento será importante na hora de construir um texto coeso e que seja bom o suficiente para tirar uma nota para passar.

Por isso, leia bastante, especialmente sobre os temas que podem ser cobrados no exame. Tenha o hábito de acompanhar as notícias e suas repercussões, procure reportagens, documentários, filmes e textos que sejam reflexivos sobre os conteúdos. Construa também um posicionamento crítico sobre os assuntos.

redação Enem

#3 – Pratique com frequência e bastante

redação

Construir uma dissertação argumentativa pode ser mais fácil quando você já tem o hábito de escrever esse tipo de texto. Portanto, não deixe de praticar bastante durante a sua preparação para a prova.

Procure escrever uma redação por semana ou a cada 15 dias. Mas quando o exame se aproxima, produza, pelo menos, dois textos por semana. Aproveite agora que você já sabe os temas das edições passadas e exercite-se com eles. Se possível, cronometre o tempo que você precisa para executar a proposta. Assim você terá uma noção do período que vai necessitar para fazer a redação Enem na hora do exame.

#4 – Atente-se aos textos motivadores da redação Enem

Houve edições do Enem em que o tema proposto para a redação era muito amplo. Portanto, vários candidatos seguiram um caminho que a banca não esperava. Por isso, treine a sua percepção sobre os textos motivadores apresentados nas provas antigas.

Os textos motivadores são aqueles que costumam gerar polêmica. Portanto, são aqueles onde as emoções falam mais alto. Na hora de produzir uma redação com o tema mais motivador, preste atenção nos trechos citados e use fundamentos reais para auxiliar na construção da redação Enem.

#5 – Não se esqueça da proposta de intervenção

Além de elaborar uma boa argumentação para o seu texto, é preciso que você saiba apontar uma proposta de intervenção para o problema proposto ao longo do texto. Portanto, esteja preparado para defender o seu ponto de vista, mas também propor uma solução para o tema da prova.

Entretanto, seja claro, pontue bem o que deve ser feito e quem são os agentes que podem trazer possíveis mudanças. A clareza em seu objetivo pode ser decisiva para a sua nota.

Se prepare para a redação Enem com o Corrija-me

Saber qual será o tema da redação Enem com antecedência não é possível. Afinal, o candidato só fica sabendo essa parte na hora da prova. Mas se preparar para conseguir desenvolver o texto é fundamental, independentemente do assunto.

texto on-line

Só ficamos bons em alguma coisa quando realmente fazemos aquilo repetidamente. Isso faz com que possamos corrigir os erros e ficarmos cada vez melhores. Portanto, treinar a escrita é essencial para conseguir fazer uma boa redação.

O Corrija-me tem a maior plataforma de preparação para a redação Enem do Brasil. Com uma equipe eficiente e qualidade, garantimos que os nossos alunos passem para o lado dos aprovados e sintam-se vitoriosos em seus propósitos.

Por isso, se prepare para fazer a redação do Enem com o Corrija-me. Você terá aulas teóricas e práticas, além de correções personalizadas do seu texto, onde saberá exatamente onde está acertando e errado. Dessa forma vai conseguir lapidar a sua redação para que ela fique de acordo com o esperado pelos corretores do Enem.

Quer sair na frente na redação Enem? Venha para o Corrija-me!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *