Tema da redação do ENEM 2019

O tema da redação do ENEM 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” e trouxe reflexões primordiais para os candidatos. Confira neste texto quais são os erros mais comuns nos textos para o ENEM e veja sugestões para não cometê-los mais, já que afetam a nota final.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A proposta de redação do ENEM 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Um tema muito interessante e que obrigou os alunos a refletirem sobre a penetração de um tipo de arte em todas as camadas da sociedade.

Esse assunto trouxe à tona a necessidade de refletir se o lazer é universal ou fica restrito a algumas camadas sociais. Além disso, os candidatos tinham que defender uma tese, já que a redação foi no estilo dissertativo-argumentativa.

Últimas provas de redação do ENEM:

Alguns alunos não tiveram boas notas na redação do ENEM 2019 e cometeram alguns erros que custaram caro. Dessa forma, é importante descobrir quais foram e como fazer para não cometê-los na hora de criar o texto.

Quais ensinamentos a redação do ENEM 2019 traz para os próximos anos?

O tema da redação do ENEM 2019 obrigou os alunos a fazerem uma reflexão a respeito das limitações e abismos que existem entre ricos e pobres no alcance que lhes é de direito como consta na nossa Constituição Federal. Logo, não era uma tarefa fácil, porque exigia um leitor atento e capaz de sair da bolha para perceber que grande parcela da população é privada de seus direitos.

Nesse sentido, vamos elencar abaixo, cinco erros que você tem que conhecer para evitá-los e assim tirar aquela nota!

1 – Fugir do tema por não ter lido os textos motivadores e nem ter feito um rascunho prévio

Em primeiro lugar, o erro mais comum é tangenciar o tema, o que, com certeza, prejudica a nota. Se a fuga for total, a prova será anulada.

Para evitar esse tipo de situação, leia os textos auxiliares e preste muita atenção na proposta. Afinal, manter o foco no tema é o desafio e o principal é ter uma abordagem objetiva, clara e direta, livres de rodeios.

No caso do tema da redação do ENEM 2019, foi preciso ficar dentro do assunto. Não adianta falar sobre outros tipos de artes, por exemplo, já que não é a ideia.

Faça um rascunho prévio e elenque os pontos que você pretende abordar, já que o texto deve ter três partes estrategicamente articuladas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo assim, a chance de tirar uma nota alta é maior e você não comete o erro mais comum.

2 – Letra ilegível e falta de coesão textual

São dois erros bem comuns. O primeiro é mais simples de corrigir. O treino é a forma mais segura de melhorar a qualidade da letra e facilitar a leitura do avaliador.

O uso de cadernos de caligrafia é uma excelente medida para melhorar a letra. Nesse cenário, a prática é fundamental e procure também pontuar corretamente.

Já a coesão textual exige que você saiba conectar muito bem as partes do texto, deixando o texto fluente e progressivo.

Para que a coesão esteja em ordem, estruture os parágrafos, inicie com letra maiúscula e capriche na construção  dos períodos, assim como no uso dos operadores argumentativos, isto é, os conectivos.

3 – Não usar repertórios sociocultural produtivo na redação do ENEM 2019

Seja na redação do ENEM 2019 ou em outra edição, esse erro é muito comum. O que acontece, às vezes, é o famoso branco antes da prova e você se esquece de uma série de conteúdos e informações que poderiam ajudar a conduzir uma ótima articulação de repertórios.

Vale lembrar que a banca Enem exige que você use pelo menos um repertório válido e que seja produtivo, ou seja, uma informação que não está inscrita nos textos motivadores e que você trouxe como uma bagagem cultural que tem relação direta com o tema.

Não importa se você vai usar um filme, uma música, seriados, obras literárias ou qualquer outra referência da Sociologia, Filosofia ou Arte. O importante é tentar emendar um repertório que possa contribuir para a sua argumentação.

 4 – Falta de pontuação, vírgulas e escrever por períodos muito curtos

Anualmente, vários candidatos cometem o erro de não prestar atenção na pontuação das frases. Em seguida, o leitor percebe que os períodos são curtos demais e se confundem, não entendendo corretamente a proposta do texto.

Então é importante que as aulas de Gramática jamais sejam desprezadas e que todos os aspectos da norma culta sejam estudados para que, na hora de pôr à prova a escrita, você se dê muito bem.

Tome cuidado também com períodos muito curtos, aqueles que apresentam apenas uma oração. Isso porque o Enem exige estruturas sintáticas complexas e que abusem do período composto, com relações de coordenação e subordinação.

Para melhorar esse aspecto e atender ao que a banca espera, não tem segredo: precisa treinar bastante sempre com as orientações de um professor que possa dar um feedback profissional e personalizado.

5 – Uso da linguagem informal

O uso de gírias e de expressões populares no meio do texto é um ponto de atenção, mas não é algo proibido. Por outro lado, é fundamental saber que o ENEM cobra a linguagem formal e por isso é bom evitar as expressões informais.

Certifique-se de que a sua redação não tenha erros de concordância ou, como citado anteriormente, de frases ambíguas. Palavras abreviadas também devem ser evitadas, porque deixam o texto empobrecido.

Quer ter um feedback sobre como está a sua redação?

Já pensou em enviar a sua redação para a nossa equipe e receber um feedback? Além disso, imagine só ter sugestões para melhorar ainda mais o seu texto.

O cenário descrito acima é possível e você precisa apenas usar os serviços da nossa plataforma de correção de textos. Envie para nós a redação e receba uma avaliação de como está a escrita, de acordo com a banca de avaliação.

A redação do ENEM 2019 e a dos anos seguintes obrigam que o texto seja bom. No entanto, a forma de escrever é a mesma e o principal é estar bem preparado.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *