Tema da redação do Enem 2020

Uma das principais dúvidas dos estudantes era saber qual foi o tema da redação do Enem 2020 e os organizadores capricharam. O assunto foi relacionado às doenças mentais na sociedade brasileira e deu luz a um tema que costuma não receber a atenção que merece de todos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O tema da redação do Enem 2020 foi esse:  ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’. O texto era dissertativo-argumentativo e os estudantes deveriam opinar, organizando a defesa de um ponto de vista.

Segundo a   (Organização Mundial de Saúde), o Brasil tem 23 milhões de pessoas que apresentam sintomas de transtornos mentais. O que equivale  a 12% da população e por isso o Enem reservou esse tema para os estudantes.

A prova já foi realizada e o resultado da redação do Enem 2020 deve sair até o fim de março. Dessa forma, confira abaixo informações sobre o aprendizado que esse tema deixou para as redações dos próximos anos.

Tema da redação do Enem 2020

Redação do Enem 2020: O que tirar de lição para as próximas redações?

O tema da redação do Enem 2020 foi apresentado apenas no dia da prova. Nesse cenário, não deu tempo de muitos alunos estudarem sobre o assunto.

A nota da redação pode chegar a mil pontos, mas há critérios que a zeram. Portanto, é primordial se apegar nas dicas que ajudam a aumentar a nota final.

O que a prova deixou de lição, além da falta de clima na Pandemia, foi o treino. Os estudantes que estavam bem treinados tiveram mais chances de ir melhor.

Para escrever uma bela redação, é primordial seguir algumas dicas importantes. A seguir veja algumas delas e comece a fazer a lição de casa para “2021”.

1- Leia o manual do participante com muita atenção – Tema da redação do Enem 2020

Em primeiro lugar, é preciso ter calma e entender que não adianta ter pressa, ficar ansioso e querer fazer a prova. Ou seja, controle a sua ansiedade e leia a cartilha de redação do Enem com atenção para ter um bom resultado.

Saiba que é nela que você encontra informações sobre o que é pedido na prova. São cinco competências cobradas e vale a pena prestar atenção em todas elas.

Para produzir um conteúdo de qualidade, o próprio manual já te “dá o papo”. Embora pareça uma dica simples, muitas pessoas não seguem essa dica.

Quando você tem atenção nessa questão, o texto começa a tomar forma antes mesmo de começar a escrevê-lo. Na redação do Enem 2020, aqueles que leram o manual, começaram a prova com mais chance de ter uma boa nota final.

2- Estude o estilo de texto inerente à prova do Enem

Tema da redação do Enem 2020

O texto cobrado na redação do Enem é no estilo da dissertação argumentativa. Portanto, é importante seguir alguns passos para seguir com essa orientação:

  • A estrutura é organizada com um ponto de vista sobre um tema;
  • Em seguida, é crucial que você fundamente os seus argumentos;
  • Por meio deles, dá para influenciar positivamente a opinião do leitor;
  • A proposta é influenciar bastante a opinião que o leitor tem sobre o tema;
  • O objetivo é defender a ideia;
  • Os argumentos precisam ser coerentes e úteis para serem aceitos.

As informações citadas acima indicam que a prova também é de dupla natureza. Do mesmo modo, é argumentativo e defende uma tese ou mesmo uma opinião.

Por ser dissertativa indica que é fundamental ter explicações para justificá-la. Procure entender esses pontos e basta propor a tese, justificando a sua visão.

Veja como é simples fazer uma redação dissertativa-argumentativa

3- Descubra o que “zera” a sua nota na redação – Tema da redação do Enem 2020

Alguns pontos zeraram a nota da redação do Enem 2020 de alguns estudantes.  Erros que não devem ser cometidos em uma redação:

  • Redação estar em branco;
  • Fugir do tema proposto;
  • Não atender à estrutura do texto, ou seja, dissertativo-argumentativo;
  • Menos de sete linhas de texto;
  • Textos que tenham desenhos, impropérios, com ironias e sarcasmos;
  • Partes do texto que estejam desconectadas com o tema que foi proposto.

É essencial mudar a visão e saber que o treino é o grande responsável por ajudar a ultrapassar as barreiras. Com o tempo e bastante treino,  superar e resolver equações cada vez mais complexas, pois você estava treinando.

4- Leia diariamente, mas também veja filmes, séries e documentários

Tema da redação do Enem 2020

Uma das exigências para a redação do Enem é ter repertório sociocultural. Do mesmo modo, é possível fazer ligações entre o assunto proposto e outros.

Por exemplo: a história possibilita “linkar” alguns temas com outros assuntos. Com geografia, dá para trazer uma análise diferenciada e bem completa.

Uma maneira eficiente de fazer isso é lendo e existem tantos assuntos que podem auxiliar na hora da prova. No entanto, existem duas outras opções e que você pode encontrar com facilidade, abaixo confira cada uma delas:

  • Séries– Muitas séries abordam assuntos interessantes e basta procurar. Além disso, há documentários sobre história, que ajudam a entender.
  • Filmes– Existem filmes que trazem informações úteis sobre história. Além disso, dá para aprender geografia, o que complementa o aprendizado.

Sobre o assunto da redação do Enem 2020, as pessoas que assistiram “Nise: O Coração da Loucura”, teriam argumentos para validar o assunto. Contudo, fica como sugestão para ser vista e mudará a sua visão sobre deficiência mental.

5- Treine bastante – Tema da redação do Enem 2020

Tema da redação do Enem 2020

Por fim, é importante treinar bastante e melhorar a sua escrita para a prova. Certamente que o ideal é ter cursos que ajudem a criar redações melhores.

Para complementar o conteúdo dos cursos, conte com um recurso exclusivo. Trata-se de contar com o nosso apoio para treinar e o processo é o seguinte:

  • Você faz uma redação e envia para a nossa equipe;
  • Logo após, o time analisa sua redação de acordo com o que Enem exige;
  • Feito a correção é possível ver seus erros

Se você ficou interessado e deseja evoluir sua escrita, acesse este aqui e conheça como são realizadas as correções. Enfim, temos centenas de alunos que fizeram isso para a redação do Enem 2020 e tiveram bons resultados, portanto, não fique de fora.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *