Citação para Redação: 50 intertextos inéditos para uma redação perfeita

Intertextos, mais conhecidos como citação para redação (alusão histórica ou de citação filosófica) são excelentes recursos que você possa adicionar na redação das principais bancas para valorizar ainda mais sua dissertação. Saiba como utilizar citações para redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Citação para Redação

Utilizar-se de alusão histórica (intertextos) e de citação filosófica são excelentes recursos que você pode adicionar na redação do ENEM e de outras bancas para valorizar ainda mais sua redação. Saiba como utilizar citação para redação e, dessa forma, chegar mais perto de tirar a nota máxima na dissertação.

Quer aumentar suas chances de conseguir uma nota acima de 900 pontos na redação Enem ou próxima da nota máxima em outras bancas, como Vunesp e Fuvest? Então aprenda a fazer alusões e a utilizar citações em sua redação.

No eBook 50 intertextos inéditos para uma redação perfeita, o autor Vitor Fidry entrega muitos intertextos para aumentar seu repertório, além de dicas e comentários sobre os exemplos expostos no eBook, que, com certeza, podem dar aquele UP em sua nota.

Em linhas gerais, a intertextualidade entre as várias áreas do conhecimento está presente tanto nas questões da prova do Enem como nas redações, por se tratar de uma prova interdisciplinar; então, quando você explora isso de maneira coerente, o nível de autoria de sua redação aumenta significativamente, juntamente com sua nota.

O que é intertexto ou intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos: quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo, no nosso caso, na redação.

Entendeu a importância dos intertextos?

Nesse post vamos tratar sobre dois tipos de intertextos:

  1. Alusão
  2. Citação

Caso você já domine o que é, como usar e a importância de alusões e citações na redação, e só deseja mais repertório, pode parar a leitura por aqui, pois o que você precisa está neste eBook:

Baixar eBook: EBOOK: 50 INTERTEXTOS INÉDITOS PARA UMA REDAÇÃO PERFEITA

Continuando com nossa explicação…

Toda semana recebo centenas de perguntas de iniciantes no aprendizado da escrita de redação e uma das maiores dúvidas é:

O que é uma alusão histórica?

Resposta: Aludir é fazer referência, apontar, lembrar-se de algo que aconteceu no passado, que faz referência sobre o que você está abordando.

Nota: Também pode-se fazer alusões a pessoas, fatos, outros textos, além de períodos históricos.

Exemplo de alusão histórica para redação:

A Grande Depressão

A Crise de 1929, também conhecida como ”A Grande Depressão”, foi uma grande crise econômica que persistiu até a Segunda Guerra Mundial, sendo considerada como o pior e mais longo período de recessão econômica que o século XX já vivenciou, que só seria definitivamente encerrada anos depois (1939-1945).

Onde pode ser usada essa alusão histórica: Temas que envolvam desemprego, fome, miséria, distribuição de renda, economia e consumismo.

Agora que você já sabe o que é e como usar uma alusão histórica, vamos abordar o segundo item sobre os intertextos:

O que é uma citação?

Resposta: São partes de textos encontrados em livros, artigos, sites, notícias, etc. que sejam relevantes para apoiar as falas, pensamentos ou descobertas do autor, no caso, os seus. Para que servem? Para dar credibilidade àquilo que você escreve. Na redação, a citação faz com que a autoridade de um individuo seja repassada para a seu texto. É claro que seus pensamentos na redação precisam estar coerentes com os do autor. As citações elevam o grau de autoria do seu texto.

Exemplo de citação para redação:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Autor: Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana e líder na luta contra o regime do apartheid.

Onde pode ser usada essa citação: Temas relacionados à educação.

Agora que você já sabe a importância dos intertextos e de como eles conferem credibilidade para a sua redação, que tal falarmos sobre o material que o Vitor F. criou para você?

Como não existe pessoa melhor que o próprio autor para apresentar esse valioso material (50 intertextos inéditos para uma redação perfeita), passo agora a palavra para o mesmo:

Olá leitor, eu sou o Vitor Fidry, escritor desse ebook, que fiz com tanto carinho para compartilhar com todos vocês um pouco do que me ajudou a atingir meus objetivos.

Ingressei em 2020 na faculdade dos meus sonhos (Unicamp). Muitos de vocês devem ser vestibulandos ou concurseiros e provavelmente estão passando por uma fase difícil este ano, mas não se desesperem, este material vai ajudá-los muito.

Ele vai impedir, por exemplo, que, após ler a proposta de redação, você fique sem repertório para embasar seu texto, além do que, tendo contato com esse guia, garanto que não vai “dar branco” na hora de planejar sua redação, isso porque neste livro digital apresentamos um vasto repertório pensado para que você possa usá-lo em qualquer tema.

Enfim, entendam que estão passando por uma fase que exige muito esforço e que todo aquele empregado na leitura e no estudo deste guia será recompensado nos resultados da redação, que normalmente é o de maior peso nos vestibulares e concursos.

Estamos trabalhando juntamente com a plataforma Corrija-me para trazer o melhor conteúdo e garantir todo o suporte necessário neste momento. Então deixo aqui para você a versão gratuita do nosso eBook com vários intertextos.

Espero que gostem e bons estudos!

Cliquem no banner abaixo, façam parte do canal no Telegram sobre redação e baixem o eBook.

Baixar eBook: EBOOK: 50 INTERTEXTOS INÉDITOS PARA UMA REDAÇÃO PERFEITA

COMENTÁRIOS:

S
Sophia Mendes
Amei seu site, parabens pelo artigo, me ajudou e tirou algumas dúvidas que eu estava tendo. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *