Aprenda como fazer uma redação dissertativa argumentativa

Uma das maiores dúvidas e preocupações de todos os estudantes é como fazer uma redação dissertativa argumentativa que seja, no mínimo, boa. Essa preocupação é muito pertinente, tendo em vista que a redação tem um grande peso nos processos seletivos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você sabe como fazer uma redação dissertativa argumentativa?

A gente sabe que muitas pessoas dizem saber como redigir esse gênero textual, mas a realidade é que nem todos dominam essa modalidade de escrita. E, pensando nisso, vou esclarecer para você como de fato deve ser feita a dissertação argumentativa sem erros, de maneira fácil, simples e coesa.

Aprenda como fazer uma redação dissertativa argumentativa

A introdução da redação

Primeiramente, a redação precisa de uma introdução, e é nesse momento que o redator apresenta o assunto a ser escrito. Nela, deve constar a problemática ou a questão a ser apresentada, uma síntese acerca do assunto e, por fim, a tese. É fundamental que a tese tenha uma autoria bem desenvolvida acerca do caso, pois é o gancho que irá guiar o desenvolvimento dos próximos parágrafos e da conclusão .

Exemplo:

Tema: Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no brasil

Introdução:

Na atual conjuntura, observa-se que o Brasil vem passando por diversos problemas que afastam a sociedade dos direitos estabelecidos pela Constituição de 1988. Nesse sentido, verifica-se que o acesso à cultura, em especial ao cinema, está distante da realidade de uma boa parte da população. Assim sendo, faz-se necessária uma análise dos empecilhos, para propor medidas capazes de reverter esse cenário.

Iniciando o desenvolvimento

Posteriormente à escrita do primeiro parágrafo, ou seja, a introdução, vamos ao desenvolvimento. Logo, o desenvolvimento deve se basear no que foi proposto na introdução. E é nos parágrafos (geralmente dois ou três) de desenvolvimento que o redator vai persuadir e convencer o seu leitor de seus argumentos. Lembrando que o convencimento e o poder de persuasão são características da redação dissertativa argumentativa. Sempre se baseando na tese.

Esse poder de persuasão consiste numa argumentação clara e com embasamentos. Já os embasamentos são o que chamamos de repertório sociocultural. Na redação dissertativo argumentativa é necessário constar o que chamamos de “suporte de argumentos”, estes feitos através das citações, dados, notícias inseridas, ou seja, todo o conhecimento prévio que se tem e pode ser relacionado ao tema para servir de comprovação e validação do seu texto.

Exemplo:

Tema: Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no brasil

Desenvolvimento:

Em primeiro ponto, é prudente entender as razões que acentuam o dilema. Para o teórico Jessé de Souza, o processo de colonização do Brasil, associado à implementação de valores eurocêntricos, determinou a exclusão de grande parcela da população quanto ao exercício democrático. Tal fato se torna ainda mais evidente ao se constatar que apenas uma pequena parcela dos brasileiros tem um acesso privilegiado aos bens culturais e, apesar de o cinema ser, dentre tantos, mais barato, ainda sim fica distante da possibilidade de as camadas mais pobres usufruírem dele. Portanto, a Constituição, embora determine que a cultura e lazer sejam destinados a todos os brasileiros, a realidade se faz distante.

Em segundo lugar, é importante compreender as consequências da problemática na sociedade contemporânea. Para um dos mais importantes nomes da pedagogia, Paulo Freire, somente a educação é capaz de libertar as pessoas da escravidão da ignorância. Nesse viés, o cinema, como parte intrínseca do âmbito cultural e educacional, ausente da vida da maior parte da população, deixa de oportunizar uma leitura crítica e reflexiva do mundo, perpetuando um cenário que, infelizmente, mantém a sociedade em uma profunda escuridão da ignorância. Logo, é emergencial que se restabeleçam medidas capazes de alterar profundamente essa condição.

No entanto, essas comprovações a serem inseridas devem estar, de fato, coesas com a temática. Além disso, vale lembrar que não adianta citar, é preciso haver relação e consistência para que a sua redação seja válida, tenha coesão no desenvolvimento, o repertório se torne produtivo e assim, a característica desse tipo de texto seja evidente ao leitor: a persuasão.

Bom, e como persuadir um leitor durante o desenvolvimento de uma redação dissertativa argumentativa?

Em vista de tal pergunta, pode-se concluir que deve haver uma coesão e um equilíbrio entre as citações e a argumentação. Não se pode fazer um texto de citações e nem mesmo deixá-las soltas sem nenhum sentido. O propósito é dissertar argumentando de maneira a levar o leitor a entender seu ponto de vista defendido, com comprovações que se relacionam ao assunto.

Contudo, toda a redação dissertativa argumentativa requer uma contextualização, citação ou um ponto de vista como fechamento daquele parágrafo. E é baseado nesse aspecto que você irá construir o seu texto. É importante também lembrar que quando se cita algo ou pega alguma informação que não seja de sua autoria, o autor deve ser mencionado, assim como a origem de qualquer informação.

Finalizando a redação com a conclusão

Logo, na conclusão, faz-se o fechamento da redação dissertativa argumentativa. O seu fechamento deve trazer a solução de um problema relacionado a sua tese na introdução. Você, no início do texto, apontou um problema que deve ser solucionado no final. E para a finalização e resolução da problemática devem constar pontos integrantes dessa contextualização.

Esses pontos, no caso da redação dissertativa argumentativa, são: a introdução de um agente, a ação a ser realizada para a resolução, o modo dessa execução para sanar o problema, os meios que serão usados para se alcançar o objetivo e, por fim, a finalidade para todo esse trabalho.

Exemplo:

Tema: Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no brasil

Conclusão:

Diante do exposto, é fundamental que o Poder Público tome as devidas diretrizes a fim de democratizar o acesso ao cinema. Para tanto, seria interessante, inicialmente, fazer um levantamento estratégico das áreas com a menor cobertura de salas de cinema. A partir dos dados obtidos, será possível delinear em que locais projetos poderiam ser implementados por meio de parcerias público-privadas com empresas de projeções, as quais, pela isenção fiscal, seriam estimuladas a ofertar instalações de salas de projeções itinerantes em regiões mais carentes, sem a cobrança de ingressos. Dessa forma, muitos brasileiros poderão ter seu direito garantido, tal como propõe a Carta Magna.

E quando a redação dissertativa argumentativa pede apenas o ponto de vista?

Redigir um parágrafo levantando um ponto de vista relacionado a um problema específico, convencendo o leitor dos seus argumentos de maneira clara, coesa, retomando a tese e as contextualizações anteriores é para quem entende sobre o que é proposto. E, no caso da redação dissertativa argumentativa, é preciso saber concluir conforme a exigência da banca.

Observe como são detalhes que muitas vezes deixamos passar durante a elaboração da redação dissertativa argumentativa. E sabendo da importância de o estudante saber como desenvolver esse tipo de texto, pensamos numa forma de ajudar aos nossos alunos de uma maneira mais efetiva.

Montamos diversos cursos de redação em nossa plataforma de correção. Eles se adequam ao estágio de aprendizado de cada estudante, pois são cursos de nível iniciante, básico, intermediário e avançado de redação. Faça aqui de graça o seu cadastro e assista a algumas aulas de redação grátis. Venha aprender redação com a gente!

Que tal praticar a escrita da redação com alguns temas sugeridos por nossos professores?

Bons estudos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *