O que é uma redação dissertativa

Um dos textos mais comuns, a redação dissertativa é o tipo de texto mais requisitado pelos maiores vestibulares do Brasil. As bancas, como ENEM, Fuvest, Vunesp e muitas outras aplicam da redação dissertativa e pensando nisso, é notória a importância desse tipo de texto na vida do estudante.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você sabe ao certo o que é uma redação dissertativa? Aliás, já parou para pensar o quanto de benefícios podem ser trazidos para sua vida apenas com o fato de saber escrever uma redação dissertativa? Conhece sua importância nos vestibulares mais concorridos e em sua vida?

Então, muitos estudantes recebem propostas de redação com esse gênero textual, mas não sabem a eficácia dela e muito menos como fazê-la.

Redação dissertativa

A redação dissertativa é o tipo de texto mais requisitado pelos maiores vestibulares do Brasil. As bancas, como ENEM, Fuvest, Vunesp e outras, utilizam-se da redação dissertativa, além dos outros concursos, mas, por ora, vamos focar nos vestibulares, pois são geralmente os primeiros exames prestados pelos estudantes e os mais marcantes, justamente por fazerem parte, muitas das vezes, da decisão de uma carreira. E, pensando nisso, é notória a importância desse tipo de texto na vida do estudante.

Mas afinal, qual tipo de texto é essa tal de redação dissertativa…

Agora, o primeiro passo é entender o que é esse tipo textual, ou seja, a redação dissertativa. Ela é o tipo de texto em que se é possível debater, questionar e expor um determinado tema. Nesse contexto, as bancas concedem os temas aos candidatos e através desse assunto proposto é que se identifica se o estudante conhece ou não o tipo de texto a ser dissertado.

Quando se fala em tipo de texto, de fato é o domínio do estudante acerca do gênero textual escolhido pelas bancas. Logo, pressupõe-se que o candidato está por dentro do que se passa ao seu redor e é capaz de dissertar acerca de um determinado assunto, geralmente polêmicos, factuais e muitas vezes em torno de um contexto social.

Ademais, vale lembrar que existem dois tipos de redações dissertativa: as expositivas e as argumentativas. No caso de vestibulares, a leitura dos comandos para a elaboração da redação é essencial, considerando que o tipo específico de cada banca está contido nas instruções. A diferença da redação dissertativa expositiva para a argumentativa são:

  • Redação dissertativa expositiva: expõe ideias ou pontos de vista acerca de um determinado assunto, com o intuito de fazer com que o leitor os considere coerentes sem que seja necessário que o mesmo concorde;
  • Redação dissertativa argumentativa: como o próprio nome diz, exige do redator, ou seja, do candidato, o poder de argumentação, de persuadir o leitor através do convencimento. O objetivo é levar o leitor a concordar com os argumentos e até mesmo com ponto de vista levantado pelo redator. Nesse tipo de texto, serão usadas, com o intuito de convencer, as citações, dados, associações, comprovações, estatísticas, opiniões, enfim, tudo o que for relacionado e puder ser associado ao tema.

Entretanto, claro que qualquer citação, fonte ou informação deve ser relacionada e se encaixar no assunto, caso contrário, não vale! E se tratando de citações, para a redação dissertativa, a origem das informações deve constar, senão todo o seu conhecimento sociocultural se torna inválido.

Baixar eBook: EBOOK: 50 INTERTEXTOS INÉDITOS PARA UMA REDAÇÃO PERFEITA

Uma boa redação dissertativa…

Em vista disso, pode-se avaliar o grau de importância desse texto para a vida dos vestibulandos. Além disso, provavelmente, pessoas que escrevem, dissertam e argumentam bem, com certeza, conquistarão oportunidades que vão muito além dos vestibulares.

Afinal, a redação e a sua prática induzem o estudante a se familiarizar e a desenvolver a habilidade da escrita, e isso reflete no “pós vestibular”: na vida acadêmica, nas diversas profissões que requerem uma boa escrita e em outros contextos da nossa caminhada. Portanto, saber fazer uma boa redação dissertativa argumentativa é essencial para conquistar os seus objetivos.

Exemplo de uma redação dissertativa:

 

TEMA: “DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL” (ENEM 2019)

Na atual conjuntura, observa-se que o Brasil vem passando por diversos problemas que afastam a sociedade dos direitos estabelecidos pela Constituição de 1988. Nesse sentido, verifica-se que o acesso à cultura, em especial ao cinema, está distante da realidade de uma boa parte da população. Assim sendo, faz-se necessária uma análise dos empecilhos, para propor medidas capazes de reverter esse cenário.

Em primeiro ponto, é prudente entender as razões que acentuam o dilema. Para o teórico Jessé de Souza, o processo de colonização do Brasil, associado à implementação de valores eurocêntricos, determinou a exclusão de grande parcela da população quanto ao exercício democrático. Tal fato se torna ainda mais evidente ao se constatar que apenas uma pequena parcela dos brasileiros tem um acesso privilegiado aos bens culturais e, apesar de o cinema ser, dentre tantos, mais barato, ainda sim fica distante da possibilidade de as camadas mais pobres usufruírem dele. Portanto, a Constituição, embora determine que a cultura e lazer sejam destinados a todos os brasileiros, a realidade se faz distante.

Em segundo lugar, é importante compreender as consequências da problemática na sociedade contemporânea. Para um dos mais importantes nomes da pedagogia, Paulo Freire, somente a educação é capaz de libertar as pessoas da escravidão da ignorância. Nesse viés, o cinema, como parte intrínseca do âmbito cultural e educacional, ausente da vida da maior parte da população, deixa de oportunizar uma leitura crítica e reflexiva do mundo, perpetuando um cenário que, infelizmente, mantém a sociedade em uma profunda escuridão da ignorância. Logo, é emergencial que se restabeleçam medidas capazes de alterar profundamente essa condição.

Diante do exposto, é fundamental que o Poder Público tome as devidas diretrizes a fim de democratizar o acesso ao cinema. Para tanto, seria interessante, inicialmente, fazer um levantamento estratégico das áreas com a menor cobertura de salas de cinema. A partir dos dados obtidos, será possível delinear em que locais projetos poderiam ser implementados por meio de parcerias público-privadas com empresas de projeções, as quais, pela isenção fiscal, seriam estimuladas a ofertar instalações de salas de projeções itinerantes em regiões mais carentes, sem a cobrança de ingressos. Dessa forma, muitos brasileiros poderão ter seu direito garantido, tal como propõe a Carta Magna.

Em síntese, a redação dissertativa é um dos gêneros que mais aparecem em vestibulares e concursos, por isso a sua importância em estudá-la, aprendê-la e praticá-la. E a melhor maneira de evoluir na escrita de textos dissertativos é através da escrita e de uma plataforma de correção de redação, levando em consideração de que não adianta escrever se não souber onde precisa melhorar.

A plataforma de correção de textos prepara o candidato para o vestibular que irá prestar, conta com uma equipe de corretores conhecedores das bancas específicas e treina o estudante de maneira que ele sinta segurança na hora de prestar o seu exame. Vou deixar aqui um link aqui para você se cadastrar de graça e conhecer como uma plataforma de correção de redação pode ajudar em sua jornada de estudos e práticas de textos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *