20 dicas de redação eficazes e simples

Escrever é uma arte e foi fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, mas também gera muitas dúvidas sobre como a escrita deve ser. Ter dicas de redação é importante, afinal facilita bastante e é crucial para que o estudante consiga se destacar nos diversos vestibulares.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Aprender as 20 dicas de redação eficazes e simples é primordial para conseguir uma excelente nota na prova. Seja no Enem, Fuvest ou outro vestibular, o mais importante é caprichar na hora de criar o seu texto.

Preste atenção no que é pedido e leia as informações com muita calma. Afinal, de nada adianta ter pressa, porque até fazer a prova você terá treinado muito.

Feito toda a introdução, é imprescindível avançar com o tema e chegar, finalmente, nas 20 dicas de redação. Sendo assim, abaixo compartilho com você cada uma delas e os “atalhos” para criar um excelente texto.

Escrever é uma arte e foi fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, mas também gera muitas dúvidas sobre como a escrita deve ser. Ter dicas de redação é importante, afinal facilita bastante e é crucial para que o estudante consiga se destacar nos diversos vestibulares.

Top 20 dicas de redação eficazes e simples

É importante, antes de mais nada, entender que o treino é essencial para a redação. Portanto, para fazer uma boa redação é fundamental que você treine bastante.

Evite chegar na hora da prova e não ter treinado antes, pois dará muito errado.  Dando um spoiler, a dica final, que é a 21°, é a mais importante de todas.

Feito toda essa introdução, é chegada a hora e o momento de anotar tudo. Dessa forma, confira a seguir as 20 dicas de redação e a 21°, a “bala de prata”.

1- Começando as 20 dicas de redação eficazes e simples: Inverta a ordem: Faça a redação primeiro

Nem sempre a prova e a redação são realizadas no mesmo dia, mas pode acontecer de ser. Caso seja, procure fazer a redação primeiro e deixe a prova para depois.

A razão é simples: escrever é diferente de ler, porque exige muita criatividade. Quando a redação fica para o final, a pessoa está cansada e pode errar mais.

Busque fazer a redação no começo, porque a sua cabeça está bem mais fresca. O tempo pode ser gasto com o texto e depois você passa para as questões.

2- Fique calmo: Nervosismo só piora a situação

Eu sei que a ansiedade está a mil e parece que aquele dia nunca chega, certo!? Por outro lado, é importante ter calma e evitar ao máximo a ansiedade.

A tranquilidade é importante para manter a concentração e o foco na redação. Por mais que pareça impossível, se acalme, respire fundo e fique em paz.

3- Programe-se para a redação: Deixei pelo menos 1 hora de prazo

Otimize o tempo e siga a dica dada no início, ou seja, faça a redação primeiro. Caso não seja possível, deixe-a por último e reserve pelo menos uma hora.

Parece tentador acreditar que você fará em menos tempo, mas não é bem assim. Em alguns casos pode ser um tema complexo e será preciso ter mais tempo.

4- Pontuação é a chave: Pontuar corretamente é o caminho

Um texto sem pontuação é terrível e vale muito a pena investir tempo nisso. Use as vírgulas corretamente, assim como a pontuação ao final do parágrafo.

5- Rasuras são inaceitáveis na prova definitiva: Treine muito a escrita antes da prova

Já ouviu falar de alguém que caprichou na redação e rasurou a folha definitiva? Certamente, porém pode ter faltado treino em casa e esse erro não é aceitável.

A folha de rascunho pode ser rasurada quantas vezes forem necessárias, né!? Porém, a folha definitiva não e por isso é crucial ter calma ao escrevê-la.

Vale lembrar que o Enem não avalia e nem desconsidera as rasuras, desde que não prejudiquem o entendimento do texto.

6- Cor da caneta permitida: Evite uma desclassificação por este erro primário

No Enem, a caneta permitida é a de cor preta e é importante que você leve-a.

Evite a situação de chegar na hora da prova e você não ter a caneta certa. Embora outras pessoas possam emprestar a caneta, não corra este risco 😉.

7- Memorize regrinhas básicas sobre expressões parecidas, mas diferentes

É primordial que você estude regras básicas sobre palavras que se parecem. Ao mesmo tempo, você está se perguntando qual é e a seguir veja algumas delas:

  • Mal;
  • Mau;
  • Mas;
  • Mais.

Na hora de fazer a sua redação, procure memorizar essas regras e ficará melhor. O processo não é complicado e por isso é fundamental treinar muito.

8-Evite o uso de sarcasmos e ironias na sua redação

Uma das dicas de redação mais importantes para o texto é não usar sarcasmo. A ironia também precisa ser evitada na hora de fazer a redação.

Esse tipo de prática significa falta de ética e desrespeito com o corretor da prova. Da mesma forma, esse tipo de prática não é permitida e deve ser evitada.

9- Separe em três partes

Divida sua redação em partes sendo elas três: introdução, desenvolvimento do texto e conclusão. Faça a separação, porque fica mais simples de escrever, afinal você introduz inicialmente a ideia.

O passo seguinte é desenvolver os argumentos e finalizar com a conclusão que chegou.

10- Demonstre argumentação (chegamos a metade das 20 dicas de redação eficazes e simples)

Os examinadores adoram estudantes que possuem argumentações coerentes. Apresente pontos com firmeza e argumente de acordo com o caso.

11- Crase é a chave

Se eu fosse te falar sobre crase, seria preciso mais textos e tenho certeza de que você já sabe, caso não lembre dê uma estudada nos casos aplicáveis.

12- Escreva com calma

A vontade de concluir a redação pode contribuir para os erros de ortografia. Faça a prova com calma e evite ter pontos retirados por conta disso.

13- Utilize citações

Utilizar citações é uma boa opção, inclusive é um recurso bastante usado em vários vestibulares. Mas, utilize apenas se dominar a expressão e procure evitar clichês, bem como as frases feitas.

Se quiser aprender a usar citações, confira este e-book com dicas de diversas citações inéditas.

Ebook de citações

14- Capriche no título

Não repita partes da redação no seu título. Os títulos devem estar relacionados com a ideia e o tema proposto.

15- Utilize palavras que você conheça a ortografia correta

Parece tentador usar palavras complexas, porém o ideal é usar as mais básicas. Evitar erros de português é crucial para ter uma boa nota na hora da redação.

16- Crie soluções viáveis para a problemática apresentada

Os temas trazem sempre algum problema relacionado com a sociedade  e você deve apresentar uma solução útil, viável e coerente, sem ter pontos negativos.

17- Não repita palavras

Textos com palavras repetitivas não são boas opções e é preciso evitar. No entanto, dá para usar sinônimos e deixar a redação menos cansativa.

18- Lembre-se da regra sobre parágrafo

Para continuar com as dicas de redação, eu preciso falar sobre essa regrinha. É primordial que você siga e nunca comece um texto sem iniciar com um recuo de parágrafo.

19- Conclua com objetividade e clareza

Conclua diretamente e sem ficar “enchendo linguiça”, seja claro e objetivo.

20 – Leia livros para ter bom vocabulário (chegamos ao fim das 20 dicas de redação eficazes e simples)

Leitura auxilia a entender tempos verbais e ficar com o vocabulário mais rico.

Uma dica especial: Crie redações e envie para a plataforma de correção

Por fim, concluo com a melhor entre as dicas de redação e convido: Torne-se um aluno da nossa plataforma de correção de redação e escreva textos ainda melhores. Envie as redações, nosso time corrige detalhadamente de acordo com a sua banca e você evolui sua nota.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *