15 dicas para uma boa redação

Para criar um texto adequado ao que a banca pede, é necessário ter algumas dicas para uma boa redação. Aqui você encontra 15 que são fundamentais e auxiliam a cumprir os requisitos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O objetivo do texto é mostrar as dicas para uma boa redação e sugerir medidas que simplifiquem a sua vida. Afinal, as bancas exigem textos estratégicos e que demonstrem o seu conhecimento de mundo de forma adequada ao gênero.

Quais são as 15  dicas para uma boa redação?

Imagine que a hora da redação do Enem chegou e a ansiedade está a mil e  ainda é necessário vencer todas as incertezas daquele momento.

Com as 15 principais dicas para uma boa redação o cenário melhora e você sabe como fazer o seu texto. Então, vamos a elas?

1- Descubra os tipos de temas abordados pela banca e mantenha-se atualizado

Apesar de o tem ser disponibilizado apenas no momento da prova, é possível levantar um histórico sobre cada uma das bancas. Por exemplo, o Enem costuma pedir somente propostas que tenham relação com os famosos eixos temáticos, os quais abordam sempre algum tipo de problema social pelo qual o país passa; já a Fuvest gosta bastante de temas mais subjetivos e menos palpáveis.

Portanto, fique atualizado sobre os assuntos do momento e procure ler jornais, acompanhar noticiários e assinar podcasts.

2- Construa uma argumentação sólida

É preciso que a sua argumentação seja sólida, isto é, seja baseado em repertórios variados que fujam do senso comum.

3- Leia com atenção o tema proposto, os textos motivadores e atente-se ao enunciado

Certamente muitas notas baixas e até eliminações devem-se à falta de atenção com a leitura do tema proposto. Além disso, algumas bancas como a Fuvest exige que se analise os textos motivadores, pois eles dão o norteamento para a condução da linha de raciocínio que a banca espera que você tome.

4- Não se limite ao o senso comum

Alguns temas podem fazer o aluno cair em análises simplórias sobre o assunto. Portanto, aprofunde o tema pedido e crie uma argumentação bem racional, a partir de fontes confiáveis e repertórios que sejam legitimados.

5- Evite clichês e frases feitas

Clichês e frases de efeito não são bem-vindos nas redações, já que a ideia é que você traga informações críveis e reflexivas para o debate. Construções muito “manjadas” apenas desqualificam a sua produção.

6- Utilize sempre os tópicos frasais

Os tópicos frasais correspondem a estruturas que iniciam o parágrafo de desenvolvimento e que antecipam o conteúdo deste mesmo parágrafo. Isso faz com que você não se perca em sua argumentação e se limite a aprofundar apenas um assunto dentro daquele tema.

Veja quais são as dicas para uma boa redação

7- Atente-se à norma culta, mas não use um vocabulário muito complexo

Uma das dicas para uma boa redação é que você siga a norma culta da língua portuguesa, já que é uma exigência de todas as propostas de redação, mas isso não quer dizer que possa fazer uso de uma linguagem muito rebuscada, arcaica, técnica ou acadêmica. Seja simples, direto e objetivo! Lembre-se de que a clareza é o que conta. Então, evite expressões como “não se pode olvidar”. “nesse diapasão”, “quiçá”, etc.

8- Escreva com letra legível

A letra deve estar legível, porque o examinador deve entender o que está escrito. Se você tiver dificuldades, use um caderno de caligrafia para melhorar a escrita.

9- Atenção na estrutura do texto

A estrutura do texto deve ser respeitada, assim como a gramática e também a ortografia. Apenas para lembrar, é importante que a redação tenha introdução, desenvolvimento e conclusão.

Confira o que é uma redação dissertativa

10- Treine a sua escrita

É preciso melhorar a qualidade de texto e existe apenas um caminho: treinar. Escreva sobre vários temas e confira como anda a sua escrita e nesse ponto que entra a importância de um profissional. Nada melhor do que a visão macroscópica de um corretor.

11- Use um cronômetro para mapear quantos minutos/horas você gasta para criar o texto

Existe um tempo adequado para fazer a redação e varia de acordo com a banca, sendo primordial que você descubra o quanto gasta para fazer o texto. Uma das principais dicas para uma boa redação é que você otimize essa duração. Algo recomendável seria entre 1h a 1h30min. Mais do que isso pode prejudicar o andamento do restante da prova.

12- Faça um rascunho

O rascunho é um procedimento que antecipa a escrita da prova definitiva e precisa ser sempre efetuada. Ele ajuda a perceber os erros e permite que possamos potencializar a nossa nota.

13- Atente-se aos limites de tamanho e revise a redação

Grande parte das redações possuem limite de linhas e é primordial que você enquadre a sua ideia dentro disso. Lembra quando foi abordado aqui a importância de ler o tema e os textos auxiliares?

Então, a proposta é justamente que você faça uma redação dentro do permitido. Lembre-se também de revisar o texto em busca de erros ortográficos.

14- Divida o tempo em dois: questões e redação

A 11° primeira dica foi relacionada a um cronômetro e é importante que você registre o tempo gasto com a redação. Além disso, procure saber quantos minutos ou horas são gastos para realizar as questões também.

Quando essa dica é seguida, não tem risco de faltar tempo e causar desespero. Em outras palavras, esteja organizado para cumprir as duas etapas necessárias.

15- Mantenha a calma na hora da redação

Por fim, é necessário manter a calma para realizar a redação, porque pressa e nervosismo só pioram a situação. Estar calmo é crucial para evitar o famoso “branco” na hora da prova e na redação, portanto, busque relaxar um dia antes da prova e fazer algo que dê prazer. Do mesmo modo, durma bem antes da prova e chegue ao local descansado e com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Utilize os serviços que a nossa plataforma de revisão textual oferece

Imagine escrever uma redação e receber uma correção com o feedback sobre o texto, com os pontos fortes e sugestões a melhorar. Por meio disso, é possível melhorar o conteúdo e estar dentro daquilo que a banca exige, não é mesmo?

As dicas para uma boa redação guiam o caminho rumo a uma nota alta. Com os serviços da nossa plataforma de revisão textual, as notas melhoram mais.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *