Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem acontece anualmente e tem a proposta de avaliar alguns pontos dos candidatos. Desse modo, o texto esconde algumas características e confira aqui como é a estrutura, como é a avaliação e veja até a correção, que pode ser realizada por até três avaliadores.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

A redação do Enem é o principal temor dos candidatos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio. Por esse motivo, é crucial saber como é o funcionamento e o que deve ter no texto, bem como aquilo a se evitar.

A proposta é definida por meio de uma frase-tema. Na maioria das vezes, é um problema da sociedade brasileira, sobre o qual o candidato deve reconhecer criticamente a sua dimensão para então elaborar uma proposta de intervenção.

A redação do Enem deve ter até no mínimo 7 linhas e no máximo 30 linhas e a estrutura é a dissertativa-argumentativa. Sabendo-se disso, confira a seguir mais informações sobre o funcionamento, as características e o que é exigido pela banca.

Como é o funcionamento da redação do Enem?

Em primeiro lugar, a proposta da redação do Enem sempre tem o acompanhamento de textos de apoio, sejam notícias, charges, levantamentos estatísticos, músicas, etc. Esses textos são utilizados como ponto de partida para o candidato refletir sobre a dimensão do dilema. Vale lembrar aqui que eles não podem ser utilizados para a elaboração de sua redação.

Em sua argumentação, é fundamental usar um repertório sociocultural produtivo, ou seja, usar uma informação que seja emitida por algum tipo de órgão oficial como institutos de pesquisas, autores renomados, especialistas, jornais, etc. Isso porque você não pode ficar limitado ao senso comum.

Outra de suas peculiaridades é a elaboração de uma intervenção em sua conclusão. Nela é fundamental que se atenda a 5 critérios, sem os quais a sua proposta vai ficar incompleta. São eles: agente, ação, modo/ meio, efeito e detalhamento de algum dos elementos anteriores.

O que é uma redação dissertativa-argumentativa?

A dissertação pode ser expositiva ou argumentativa. Quanto ao primeiro tipo, observa-se que é quando se defende uma posição a partir de informações de terceiros, em que somente se expõem os dados de fontes confiáveis, sem fazer uma análise. Agora, quando se fala na dissertação argumentativa, você precisa deixar muito claro uma determinada posição assumida a partir da qual precisa elencar informações sobre as quais se deve analisar os dados para relacioná-los com a sua tese.

Portanto, para se dar bem no Enem, é preciso, além de ter um amplo repertório, apresentar um senso crítico e reflexivo para analisar os dados com muita cautela e ser convincente.

Estrutura da redação Enem

A prova deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão (não se pode esquecer da intervenção). Vale lembrar que a prova precisa ter entre 8 a 30 linhas, além de não fugir do tema e mostrar uma argumentação racional.

Quando os critérios descritos no parágrafo anterior não são seguidos, os avaliadores podem baixar a nota e até mesmo zerá-la.

O que é avaliado na redação do Enem?

Os corretores do Enem avaliam um conjunto de cinco competências primordiais. Cada uma delas possui importância grande para a prova e são as seguintes:

  • Domínio da norma culta: A gramática é avaliada e alguns fatores possuem muita importância. Por exemplo: norma culta, pontuação, ortografia, concordância. Fora isso, é importante lembrar que o Enem também avalia a estrutura sintática e o seu grau de complexidade. Portanto, nada de ficar usando períodos simples.
  • Compreensão do tema e conhecimento sobre o gênero: Aqui você será avaliado quanto ao atendimento completo do tema e também se foi capaz de compor uma dissertação argumentativa.
  • Seleção e organização das informações: O avaliador presta muita atenção nessas questões e busca clareza, objetividade e utilidade nos argumentos apresentados, contando, também, com a fundamentação. É o que chamamos de projeto de texto estratégico.
  • Coesão e progressão de ideias: Essa competência se preocupa em avaliar se você soube fazer um bom uso de recursos coesivos, tanto a respeito da coesão referencial, quanto sobre a coesão sequencial. Então, é importante usar um amplo leque de recursos e nunca se esquecer de ligar os parágrafos.
  • Criação de uma ideia de intervenção para a problemática, respeitando os direitos humanos: O Enem avalia se o estudante é um leitor crítico e possui consciência como cidadão, avaliando se você sabe elaborar uma proposta de intervenção capaz de reverter o problema em questão.

A redação deve visar à intervenção de um tipo de problemática apresentada. Contudo, os valores humanos devem ser respeitados nesse tipo de construção.

Algumas medidas não respeitam a diversidade cultural e social e, quando isso acontece, o aluno terá sua nota da competência 5 zerada..

A redação do Enem avalia os cinco pontos e a nota depende diretamente disso. Em outras palavras, o principal é estar dentro daquilo que está sendo avaliado e pensar sempre em se adequar à sua demanda.

Como é realizada a correção?

O processo de correção é realizado por dos avaliadores e, como citado acima, considerando as cinco competências. Cada competência pode ser avaliada em até 200 pontos, portanto, o máximo que pode atingir é 1000 pontos.

Uma vez que os dois corretores já tenham feito a análise, as notas são lançadas ao sistema que faz o cálculo final. Caso haja uma sutil diferença, uma média aritmética é feita e constitui a sua nota. Vale destacar que os avaliadores não têm contato com a nota que o outro deu.

Se existir uma diferença de 80 pontos ou superior, a correção vai para o terceiro corretor, justamente para dar um parecer mais justo e garantir que o aluno não seja prejudicado. Enfim, apenas depois disso é que a redação do Enem tem a sua nota disponibilizada.

Descubra como é o funcionamento da redação do Enem

Quer ter um feedback sobre como está a sua redação para o ENEM?

A redação do ENEM gera muitas dúvidas e a principal delas é referente à redação, já que são vários detalhes exigidos. Nesse cenário, gostaria de receber um feedback sobre como está o seu texto com todos os detalhes?

A nossa plataforma de revisão textual oferece esse serviço exclusivo para você. A equipe avalia o texto e passa uma correção sobre pontos a serem melhorados.

Os acertos também são mostrados na correção e trazem o panorama completo. Em seguida, cabe a você melhorar alguns pontos e explorar as suas fortalezas.

A redação do ENEM é mais simples com os serviços que a nossa plataforma oferece. Fato é que a banca exige que os estudantes reflitam e mostrem que existe uma lógica por trás daquela dissertação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *