Tema da redação do Enem 2018

“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” foi o tema de redação que levou milhares de estudantes pelo país a redigirem seus textos dissertativos-argumentativos em 2018. Como de costume, o tema levantou reflexões sociais e presentes na vida da população brasileira.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e convidou os candidatos a refletirem sobre a relação entre tecnologia e sociedade. 

Como é comum no Enem, esse foi mais um tema que expôs situações políticas, econômicas e sociais. Dessa vez, a temática veio relacionada com algo muito comum ao cotidiano da maioria dos brasileiros: a tecnologia. 

Sendo assim, confira agora algumas reflexões sobre o tema da redação do Enem 2018. Veja, também, algumas dicas sobre como se preparar para se dar bem na redação do Enem!

O tema da redação do Enem 2018 

Redação Enem 2018

O tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” trouxe quatro textos de apoio, sendo que três deles foram trechos de reportagens. 

Duas dessas três reportagens trouxeram informações sobre algoritmos e como eles são capazes de rastrear o comportamento de usuários online. Dessa forma, foram levantados alguns questionamentos sobre inteligências artificiais. 

Da mesma maneira, essas reportagens abriram margem para discussões sobre a segurança dos dados, a exposição digital e os riscos que essas situações apresentam para a democracia. 

Esse foi um tema atual e um pouco mais específico se comparado com as edições anteriores. Coube ao candidato delimitar a sua escrita a partir da análise dos textos de apoio. 

Escrever redação

Sendo assim, é adequado ao texto argumentar sobre a dificuldade de privacidade nos dias de hoje, com o advento das redes sociais. Além disso, dentro do tema cabe também reflexões sobre a exposição na internet e os perigos de golpes digitais. 

Com esse tema, a proposta de intervenção exigida pelo Enem foi desafiadora. Nesse caso, os candidatos poderiam apresentar ideias de leis para regulamentar o acesso de empresas aos dados dos usuários, por exemplo. 

Além disso, é interessante também propor medidas educativas para a conscientização da população, em relação ao que é compartilhado pelas redes e as atitudes que são tomadas dentro da internet. 

Dessa forma, o candidato poderia sugerir, por exemplo, a implementação de uma matéria escolar cuja ementa incluísse a segurança das redes e a legislação que vigora na internet. 

Além disso, seria interessante ensinar maneiras com as quais os usuários podem se proteger de golpes cibernéticos e outros crimes digitais. 

Como utilizar o tema da redação do Enem 2018 para se preparar melhor para a prova! 

Estudar para o Enem

O tema da redação do Enem no ano de 2018 deixou algumas lições para os candidatos que pretendem passar por esse processo e realizar o exame. A principal delas é que a proposta da redação nem sempre oferece diversos caminhos. 

Isso significa que é necessário ter um bom repertório de assuntos e temas, para não correr o risco de acabar dissertando sobre algo diferente do que foi proposto. 

Esse é um ponto muito importante, pois faz parte dos principais critérios da banca avaliadora. Sendo assim, fugir do tema pode acarretar em uma nota zero! 

Por exemplo, com o tema  “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” as fake news podem até ser citadas, mas escrever um texto inteiramente sobre esse tema não é indicado, pois foge da ideia principal.

Dessa forma, se faz muito importante utilizar técnicas de estudo que envolvam a leitura e acompanhamento de notícias, podcasts, telejornais, revistas, entre outros meios. 

Da mesma maneira, praticar a escrita com os mais variados temas também ajuda bastante. Se você deseja praticar para se sair bem na prova de redação do Enem, confira essa lista especial de temas para estudar: 

  1. Voluntariado como alternativa para a atenuação das desigualdades sociais;
  2. Educação financeira para a preservação do bem-estar na velhice;
  3. Como reduzir a violência dos trotes universitários;
  4. Superexposição de ações sociais: autopromoção ou caráter humanitário?
  5. A perpetuação da cultura da culpabilização da vítima no Brasil;
  6. Violação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes;
  7. Como evitar a fuga de cérebros do Brasil;
  8. Desafios para a superação das crises da segurança pública no Brasil;
  9. Gerenciamento em situações de desastre ambiental;
  10. Os desafios do ENEM digital

Além disso, se você quer entender um pouco mais sobre como funciona a prova de redação do Enem, sua estrutura principal, e de quebra ainda ficar por dentro de várias dicas exclusivas, confira esse vídeo especial da Corrija-me! Assim, você vai aprender mais sobre as competências dessa prova e como se preparar melhor para enfrentá-la:

Conheça a plataforma Corrija-me!

Como já citado anteriormente, estudar e se preparar bem é a melhor maneira de conquistar uma boa nota na redação do Enem. Com o apoio dos melhores profissionais em redação, então, sua preparação se torna ainda mais potente! 

Por esse motivo, você precisa conhecer a Corrija-me, uma plataforma online de correção de redação que oferece diversos cursos voltados às principais provas de redação do país!

Crie o seu cadastro grátis e entenda melhor como transformar e melhorar os seus textos. Atenção pois pode ser mais fácil com o método especial da Corrija-me

Além disso, não deixe de conferir  o blog do Corrija-me, e fique por dentro de diversas dicas e conteúdos exclusivos para aumentar ainda mais o seu conhecimento e repertório e, dessa forma, conquistar uma excelente nota na redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *