Como fazer uma redação nota 1000 no Enem

A prova de redação do Enem pode ajudar a levantar a nota do candidato e, dessa forma, garantir a tão sonhada aprovação. Fazer uma boa redação é essencial, por isso, você deve saber como se preparar e estudar para essa etapa através das dicas exclusivas da Corrija-me!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O Enem é a porta de entrada de muitas pessoas para as universidades do país, e por isso é extremamente importante saber como fazer uma redação nota 1000 no Enem. 

É claro que alcançar uma nota tão alta assim exige dedicação e muito estudo. Afinal, são milhares de candidatos realizando a mesma prova em busca de uma vaga pelas universidades e faculdades. 

Dessa forma, confira aqui algumas dicas exclusivas sobre como estudar, preparar-se e fazer uma redação nota 1000 no Enem! Entenda como a prova funciona e como a plataforma Corrija-me pode ajudar nesse processo. 

Como funciona a prova de redação do Enem? 

A proposta da prova do Enem exige que o candidato realize um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que os participantes devem redigir um texto expondo um ponto de vista a partir do qual se deve argumentar para sua defesa. 

Esses argumentos devem ser bem construídos e o texto também deve apresentar uma proposta de intervenção social. Em outras palavras, isso significa que o candidato precisa apresentar uma solução ao problema trazido no texto. 

A proposta da redação do Enem vem sempre por meio de uma frase-tema. Também contém alguns textos de apoio que servem para explicar melhor o que deve ser abordado na redação. 

Geralmente, é um tema relacionado a algum problema ou questão da sociedade brasileira. Isso é o que permite ao candidato apresentar a proposta de intervenção. 

O texto deve ter entre sete e trinta linhas, e o título é opcional. O domínio das normas da língua portuguesa será avaliado, bem como a compreensão do tema e a clareza dos argumentos colocados. 

Como estudar para fazer uma redação nota 1000 no Enem? 

Redação do Enem

Preparar-se para uma prova dessas proporções é mais do que importante, é essencial! É por isso que você vai conferir aqui algumas dicas de estudos para não ficar atrás de nenhum concorrente! 

1- Leia muito e se mantenha atualizado

Ler é o que vai garantir a você um bom preparo para escrever sobre os mais diversos temas. Já sabemos que o Enem sempre levanta questões sociais e traz temas atuais. Por esse motivo, é importante estar atento às notícias do país e do mundo. 

Quando se trata de redação, ler é quase tão importante quanto escrever. Ler ajuda a aumentar o seu vocabulário, o seu poder de interpretação, entre várias outras vantagens. 

2- Pratique muito 

Para escrever uma boa redação, você precisa praticar a escrita! Por isso é bom manter uma rotina de estudos que envolva a produção de, pelo menos, uma redação por semana. 

Você pode acessar algum dos links abaixo e produzir uma redação sobre os temas indicados. Pesquisar e escrever sobre eles vai te ajudar muito! 

Confira algumas sugestões:

1- Desafios para minimizar os casos de pedofilia no seio familiar;

2- Dificuldades do tratamento de câncer no Brasil;

3- Como os jovens podem influenciar as lutas democráticas? 

4- Desafios para a ampliação da cobertura vacinal no Brasil;

5- Como promover espaços de lazer para a juventude da periferia? 

3- Estude com base em redações nota mil para fazer uma redação nota 1000 no Enem

Caderno de prova do Enem

Para fazer uma redação nota mil, o ideal é que você leia redações bem escritas com a mesma estrutura. Por isso, é interessante pesquisar exemplos de redações que já atingiram essa nota! 

Assim, você entende melhor como a banca de avaliação trabalha, e o que precisa ser feito para escrever um bom texto! 

4- Entenda o que pode zerar a redação e evite esses erros

Entender o que é um fator eliminatório da prova (o que zera a sua redação) é o passo importante para uma boa redação – que pode chegar à nota máxima. 

Dessa forma, você não deve sair do tema proposto como, por exemplo: compor menos de sete linhas, escrever xingamentos ou palavras de baixo calão ou desenvolver uma redação em qualquer outro idioma senão o português. 

Da mesma maneira, não pode copiar frases dos textos de apoio fornecidos pela prova. Além disso, não pode escrever trechos de orações religiosas, direcionar-se aos avaliadores da prova e nem qualquer outra coisa fora do contexto da redação. 

É claro que o texto deve ser feito com letra legível. Se o avaliador não compreender o que está escrito, pode sim desclassificar a redação. 

Em adição, é muito importante ficar atento às regras gramaticais e de concordância do português. Essa habilidade básica também será avaliada no momento da correção da prova. 

Conte com uma plataforma de correção de redação para te ajudar a fazer uma redação nota 1000 no Enem! 

Estudo para redação do Enem

Estudar tendo como orientação os melhores materiais e professores é muito melhor! Assim, você precisa conhecer a Corrija-me. Essa é uma plataforma de estudos focada em ajudar você, candidato, a conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade através de uma redação nota mil! 

Confira esse vídeo da Corrija-me falando sobre a redação no Enem: 

Acesse agora o site da Corrija-me e confira as condições especiais. Faça você também parte dessa comunidade de alunos que já garantiram a aprovação! 

Não perca mais tempo e invista agora mesmo no seu futuro. Crie o seu cadastro grátis e entenda melhor como transformar e melhorar os seus textos pode ser fácil com o método especial da Corrija-me

Não deixe também de visitar o blog da Corrija-me para conferir mais conteúdos exclusivos sobre o mundo da redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *