Frases para começar uma redação

Uma das dúvidas mais comuns é como iniciar um texto e algumas frases para começar uma redação auxiliam bastante nesse assunto. Veja 10 expressões que podem ser usadas e descubra as razões para usar, além da ideia que deve existir por detrás de cada uma.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Existem frases para começar uma redação que são escolhas acertadas para iniciar o texto de uma forma segura. É importante, antes de mais nada, entender que a memorização deve ser da ideia e não a sequência de palavras.

Quando você sabe o que tem por trás da frase, é possível variar o seu vocabulário e ter várias cartas na manga. Nesse cenário, o leque de opções fica maior e o uso é de acordo com a necessidade daquele momento.

As frases para começar uma redação visam trazer segurança e iniciar uma introdução com o “pé direito”. Dessa forma, veja abaixo alguns exemplos e não erre nunca mais.

10 frases para começar uma redação

Em primeiro lugar, é importante estudar bem o assunto proposto para a redação. É a partir desse ponto que o texto é desenvolvido e não antes disso. Como você sabe, a redação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os textos auxiliares, quando estiverem disponíveis, devem guiar o seu texto. Portanto, leia bem as informações e evite a pressa, pois isso aumenta a chance de errar.

Use o rascunho para um esboço sobre a tese que será defendida na redação, afinal, ele é fundamental para fazer uma minuciosa conferência e não errar.

Agora que você sabe o que fazer antes de iniciar o seu texto, é preciso seguir. Confira a seguir 10 frases para começar uma redação corretamente.

1.    “Debate-se bastante, assertivamente, que…”

Se o tema proposto for debatido pela sociedade, esse início de redação é uma excelente alternativa. Pode ser usado para trazer um argumento ligado ao assunto principal ou um outro ponto de apoio sobre o tema.

Caso seja utilizado, procure argumentar com a razão e ideias lógicas. Evite ao máximo achismos ou dados que não possam ser confirmados.

Veja o exemplo pautado no tema da redação Unesp 2018 – “Libertar o porte de armas a todo cidadão diminuirá a violência no Brasil?”

Debate-se bastante, assertivamente, que o cidadão comum é alvo constante da violência urbana que vem crescendo no país. Nesse sentido, é compreensível que a sociedade venha a levantar a possibilidade da legalização do porte de armas. No entanto, tal medida apenas corrobora com o cenário alarmante de criminalidade e deve ser veementemente repudiado.

Correção de redação

2.    “Com frequência, discute-se que…”

O tema do ENEM 2015 foi “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”. Sendo assim, a oportunidade era perfeita para usar esse entre as frases para começar uma redação no seu texto.

Para introduzir o assunto, essa forma é muito indicada e deixa o texto leve. Porém, é importante que o assunto seja realmente discutido pela sociedade. Veja o exemplo:

Com frequência, discute-se a respeito da situação da mulher na sociedade brasileiro e é notório que esta ainda é submetida a duras tratativas mesmo diante da implementação de leis que visem ao seu bem-estar. Nesse sentido, é fulcral entender o dilema da perpetuação da violência contra elas numa perspectiva histórica e social.

3.    “De acordo com a historiografia, percebe-se que…”

Alguns temas têm relação com eventos históricos e dá para iniciar a redação com esse tipo de escolha. No entanto, é fundamental apenas que os dados históricos contenham as datas corretas e não fiquem generalizados demais.

Um exemplo sobre como essa forma seria abordada é o tema da FUVEST 2018, cujo tema era “Devem existir limites para a arte?” e não faltam exemplos históricos, iniciando no classicismo grego e chegando nas polêmicas recentes sobre isso. Segue o exemplo:

De acordo com a historiografia, percebe-se que durante o período helenístico, houve uma grande valorização da arte. No entanto, havia padrões que deveriam ser seguidos a partir do conceito de mimesis, fato que limitava a criatividade. Já na atual conjuntura, os parâmetros foram questionados e não existem mais limitações a ela atribuída, sendo, pois, fundamental defender a sua liberdade de manifestação.

4.    “Analisando o cenário atual…”

Com certeza é uma das frases para começar uma redação mais versáteis. Ao mesmo tempo, obriga que a reflexão seja sobre um assunto atual na sociedade.

A boa notícia é que grande parte dos temas foi pensado justamente sobre assuntos da rotina diária dos estudantes. Se você optar por essa forma de iniciar o seu texto, preste atenção apenas para não se tornar generalista demais. Segue um exemplo a partir do tema de redação Enem 2020 – “Estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Analisando o cenário atual, observa-se que as doenças mentais passaram a se configurar como um grande entrave e que, infelizmente, permanecem marginalizadas pelos estigmas que lhes são atribuídos. Nesse sentido, é fulcral que se discuta a respeito dessa problemática com o fito de propor medidas capazes de minimizar seus impactos.

5.    “É de fundamental relevância…”

Embora não seja tão utilizada, essa forma está entre as 10 frases para começar uma redação e uma forma leve de iniciar o texto. Novamente, dá para usar antes do argumento principal ou como um apoio para a tese desenvolvida.

Usando como exemplo o tema do ENEM 2019 –  “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, ficaria assim:

É de fundamental relevância constatar que o Brasil está distante de proporcionar a todos os brasileiros cultura e lazer de qualidade, tal como afirma a Constituição Federal. Nesse sentido, percebe-se que as salas de cinema, fundamental para a propagação de saberes, não são uma realidade para muitos cidadãos. Portanto, é emergencial discutir o problema em busca de medidas que possam minimizá-lo.

6.     “É de conhecimento geral que…”

Se o tema for popular, esse modo de iniciar a redação pode ser a opção ideal. Contudo, é importante prestar atenção se o assunto é do conhecimento geral.

Para as redações do ENEM, os temas têm grandes chances de serem de conhecimento popular. Segue abaixo um modelo a partir do tema de redação Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”:

É de conhecimento geral que o país apresenta grande desigualdade social e que o lazer e a cultura estão distantes de grande parte da população. Em vista disso, as salas de cinema ganharam cada vez mais apelo comercial e fizeram com que muitos se distanciassem da possibilidade de frequentá-las. Portanto, cabe analisar as causas desse dilema para propor medidas capazes de minimizá-lo.

7.    “Atualmente, na sociedade brasileira, …”

Essa forma é muito eficaz e de pronto já delimita a discussão no momento atual, visto que se trata de um problema contemporâneo, e no espaço delimitado pelo Brasil.

Segue um exemplo a partir do tema do ITA 2021 – “Que liberdade nos resta no século XXI?”

Atualmente, na sociedade brasileira, observa-se que o conceito de liberdade tem sido questionado, principalmente pelas discussões no campo político, extremamente polarizado. Nesse sentido, é notório que a população se sinta oprimida pela perspectiva de que suas manifestações são questionadas e geram polêmicas, principalmente em se tratando das redes sociais. Portanto, faz-se necessário debater acerca dessa problemática.

Repertório para sua redação

8.    “Ao contrário do que se imagina, …”

Muitos estudantes querem começar o texto de outra forma e escolhem essa opção, uma vez que traz um sentido de contrariedade no início. Logo após, usam as frases seguintes para justificar a razão para ser diferente do imaginado.

Na redação da FUVEST 2019, que tinha o tema “O papel da ciência no mundo contemporâneo”, é uma oportunidade de iniciar com esse assunto. Por exemplo:

Ao contrário do que se imagina, a ciência vai muito além do caráter imagético que estereotipa o acadêmico como aquele que usa jaleco branco e vive isolado em seu laboratório. Hoje, o cientista se faz inerentemente presente em cada mecanismo social, mas infelizmente sofre pela grande desvalorização e pela perspectiva negacionista crescente. Nesse sentido, resta analisar o dilema para compreender melhor o obscurantismo que põe em dúvida o conhecimento verdadeiro.

9.    “De acordo com a Constituição Brasileira, instaurada em 1988, …”

Essa forma de introduzir é muito efetiva, principalmente quando se trata de alguma proposta social, tal como o Enem gosta de fazer. Ela tem a vantagem de trazer um repertório legitimado e que ajuda na sua pontuação.

Veja um exemplo baseado na proposta Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

De acordo com a Constituição Brasileira, instaurada em 1988, todos os cidadãos têm liberdade de manifestação religiosa. No entanto, essa realidade está distante de uma concretude, já que são muitos os casos de intolerância religiosa. Resta, pois, analisar o problema a partir do desnudamento de suas causas para propor medidas capazes de reduzir o problema.

10. “É crucial refletir sobre o…”

Toda vez que um texto exigir uma reflexão, essa forma pode ser usada no início. Sendo assim, ainda é possível refletir sobre o tema proposto ou não.

Vários estudantes têm a tática de usar um argumento de apoio antes do principal. Em ambos os casos, essa técnica funciona e faz o texto começar seguro. Para ter uma ideia mais clara, veja o exemplo que se segue, baseado na proposta Fuvest 2021 – “O mundo contemporâneo está fora de ordem?”

É crucial refletir sobre a atual conjuntura mundial diante de tantos acontecimentos que marcaram o ano de 2020. De um lado, a polarização econômica tem potencializado cada vez mais os conflitos ideológicos; por outro, tragédias de grandes proporções dilaceram a economia e ceifam vidas. Portanto, resta analisar a caótica condição do presente para estipular uma perspectiva futura pouco esperançosa.

Quer ter mais frases para iniciar uma redação e outras dicas sobre textos?

Cada frase tem um efeito específico no início do texto e a utilização varia muito. Conforme citado acima, depende do tema e do estilo de escrever do estudante.

A nossa plataforma de revisão textual recebe o seu texto, corrige e te encaminha. O processo de correção é de acordo com o que a banca exige.

As frases para começar uma redação permitem iniciar bem o seu texto. Para ter um desenvolvimento correto e a conclusão ideal, conte com a nossa plataforma.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *