Como funciona a redação da Fuvest?

A redação da Fuvest avalia se o candidato tem a capacidade de fazer uma análise crítica sobre o tema proposto. O texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, demonstrando coerência e uma argumentação lógica, apresentando o seu ponto de vista ao avaliador.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Responda com sinceridade: você tem medo de descobrir como funciona a redação da Fuvest? Se tiver está tudo bem, afinal, a redação consiste em uma das principais preocupações dos alunos que estão prestes a realizar a prova, devido ao seu peso.

A realidade, no entanto, é que se você tem um bom preparo, estará apto para fazer a redação, sem grandes dificuldades. Portanto, o ideal é treinar bastante e melhorar a sua escrita, porque a nota final depende disso.

Desse modo, é fundamental analisar a redação da Fuvest em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é preciso ter um texto coeso e que cumpra com os objetivos que a banca propõe.

Como funciona a redação da Fuvest?

Muitos jovens  suam frio só de pensar em sentar na cadeira e começar a fazer uma redação para a Fuvest. Em sua grande maioria, pensam que o tema será complicado e que os erros de português poderão prejudicar muito o resultado,  o que não deixa de ser um fato.

Entretanto, é importante pensar que a redação é uma oportunidade de ingressar na sonhada USP e não o vilão do processo seletivo. E como acontece no Enem, a Fuvest exige que o candidato escreva uma dissertação de caráter dissertativo-argumentativo e que seja dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Alguns links interessantes sobre a redação da Fuvest:

Manual Fuvest 2020.

Manual Fuvest 2021.

Prova de redação – Fuvest 2020

Prova de redação – Fuvest 2021

Site da Fuvest

Embora a proposta seja parecida com a do Enem, destaca-se o fato de que a Fuvest não exige uma intervenção, o que já é uma vantagem. A ideia da redação é fazer o candidato analisar o que acontece no cenário atual, mediante  uma argumentação baseada em princípios e fatos lógicos.

O mais importante, então, é demonstrar, ao longo da produção textual, a sua capacidade de fornecer ideias, exemplos e opiniões. Em outras palavras, cada argumento deve sustentar a reflexão sobre o que você pensa sobre o assunto, de forma clara e sucinta.

Além disso, a redação da Fuvest separa uma linha para que você dê o título ao seu texto, portanto, crie algo curto e objetivo, mas sem deixar de ser criativo e inteligente. Lembrando que o texto deve seguir a norma-padrão da língua portuguesa.

Critérios de correção da redação Fuvest

O edital da Fuvest estabelece alguns critérios para corrigir os erros das redações, e é fundamental que você entenda quais são eles. Por mais que pareçam difíceis, é possível aprender sobre cada um. Vamos conferir sobre eles mais a fundo.

#1 –

Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo

Assim que o aluno começa a escrever sobre o tema, é importante entender que o primeiro item a ser avaliado é se o texto segue os padrões do gênero proposto.

A avaliação também analisa se as informações inerentes ao tema são pertinentes ao assunto, bem como a capacidade do autor em realizar  uma análise crítico-argumentativa. Então, conclui-se que é preciso muito treinamento e correção das falhas para obter um bom resultado.

#2 –

Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto

Cada argumento precisa ser coerente, ou seja, você precisa lembrar que apesar de individuais, os parágrafos do seu texto precisam estar conectados, mantendo a mesma linha de ideais. Lembre-se de que as opiniões e a coesão textual também são avaliadas.

Cada frase é um fragmento que resulta em um parágrafo, que por sua vez, está dentro de uma das partes do texto. Assim, é importante enxergar a redação como uma junção de peças que dará um resultado final.

O uso de conectivos, portanto, faz-se necessário para essa junção. Você pode conferir como empregar corretamente os conectivos lendo o post que escrevemos sobre isso.

#3 –

Correção gramatical e adequação vocabular

O domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa também é avaliado. Ao mesmo tempo, é fundamental saber se existe clareza na expressão das ideias e entender se todas as particularidades que o texto exige estão sendo seguidas.

Esses critérios comprovam o conhecimento que o candidato tem sobre a língua portuguesa. A estrutura do texto também é avaliada, bem como o uso de argumentos na defesa das ideias.

Alguns temas para você treinar a escrita da redação Fuvest:

Critérios que podem zerar a redação da Fuvest

A redação da Fuvest tem valor de 50 pontos e representa grande parte da nota total do vestibular, por isso, muitos estudantes temem fracassar nessa fase. É importante conquistar uma nota elevada para ter uma chance maior de ser aprovado, já que alguns cursos são muito concorridos.

Existem erros, no entanto, que podem zerar a nota e, por mais que sejam conhecidos, alguns estudantes acabam cometendo muitos deles. Assim, é importante entender quais são:

#1 –

Deixar a folha de redação em branco

Pode até parecer irreal, porém muitos candidatos acabam deixando a folha de redação em branco na hora da prova. A razão nem sempre é displicência, mas sim falta de tempo.

Lembre-se: são 4 horas de prova, que avaliam 10 questões de português e a redação da Fuvest.

#2 –

Fugir ao tema e/ou gênero proposto

É um erro muito comum, e pode até zerar a pontuação da sua redação, mas isso vai depender bastante do caso. Por isso, é crucial manter-se dentro do tema proposto e trazer uma argumentação voltada para a realidade a qual  ele se propõe.

Fugir do tema demonstra incapacidade de interpretação e argumentação do aluno sobre a realidade que o cerca.

#3 –

Escrever menos de 20 linhas

É impossível criar uma reflexão com introdução, desenvolvimento e conclusão com menos de 20 linhas, visto que uma argumentação envolve uma análise profunda e crítica sobre o tema.  Então, caso aconteça, a nota será zerada e será preciso esperar o outro ano para tentar mais uma vez.

#4 –

Adicionar elementos verbais ou visuais não relacionados com o tema da redação

A norma culta da língua portuguesa deve ser seguida à risca e não é permitido fugir dela. Além disso, a utilização de elementos visuais também não é adequada e isso pode zerar a sua nota. Portanto, invista em um texto lógico e persuasivo e que contenha informações relevantes, ao invés de optar por outros elementos que podem comprometer a sua qualidade bem como sua nota.

Conheça a nossa plataforma de correção de redação

A redação da Fuvest requer investimento de tempo, estudo e também o auxílio de profissionais que entendam sobre o assunto para te ajudarem a compreender como está a sua escrita. Assim, a nossa plataforma de revisão textual/correção de redação traz um benefício exclusivo para você: a correção da sua redação.

É muito simples! Você envia o texto, a equipe de correção o corrige e te envia o conteúdo de volta, dando um feedback dos principais erros e acertos da sua redação.

A redação da Fuvest exige treino e persistência, e com os serviços da nossa plataforma de revisão textual, você começa a melhorar a sua escrita tendo a chance de aumentar sua pontuação final na redação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *