Tema da redação da Vunesp 2020

A redação da Vunesp 2020 trouxe este tema: “O carro será o novo cigarro?”. Muitas questões auxiliam a estar preparado para esse tipo de banca e as dicas permitem escrever um texto de qualidade. O principal é estar bem informado e desenvolver um texto dissertativo de acordo com o tema proposto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O tema da redação da Vunesp 2020 foi o seguinte: “O carro será o novo cigarro?”. A pergunta obrigou os jovens a refletirem sobre sustentabilidade, mobilidade urbana e a nova realidade da constituição das cidades no século XXI. Para sua melhor compreensão, seguem algumas dicas que vão ajudá-lo.

O que o tema da redação da Vunesp 2020 deixa de lição para as próximas redações?

O tema “O carro será o novo cigarro?” pode até assustar uma parte da sociedade. Por outro lado, indica uma reflexão essencial para o século XXI: sustentabilidade aliada à mobilidade urbana.

O meio ambiente merece muita atenção, já que os recursos naturais são finitos. Se na década passada o assunto foi o efeito estufa, atualmente o tema é outro.

Trata-se de entender como os hábitos das pessoas influenciam o nosso planeta. Sendo assim, o uso do carro pode poluir o meio ambiente.

É importante entender as nuances para desenvolver uma redação interessante. Cinco pontos são fundamentais para que o texto seja construído corretamente.

Saiba como foi escrever a redação da Vunesp 2020

1- Prestar atenção nos assuntos do momento

Em primeiro lugar, a banca Vunesp traz assuntos do momento e que tenham relação com a realidade dos estudantes.

Em 2019, o incêndio na Amazônia foi recorde, perdendo apenas para 2020. Soma-se a isso o desastre em Brumadinho, além do já conhecido aumento de emissões de gases que intensificam o fenômeno do aquecimento global.

Essas questões indicavam que a sustentabilidade era o assunto em alta e a banca Vunesp percebeu. Outro ponto foi a diminuição da procura por tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no estado de São Paulo.

Segundo reportagem do Globo.com, em cinco anos houve uma queda de 26%. Ao mesmo tempo, os aplicativos de transporte de pessoas cresceram no período.

Todas essas questões indicavam que os temas levavam à sustentabilidade, ou seja, a escolha do tema iria ser nesse sentido. Por esse exemplo é crucial que se mantenha sempre conectado com o que acontece na atualidade.

2- Olhar o tema sobre vários aspectos

Imagine que você sentou na cadeira e viu o tema da redação do Vunesp 2020. O candidato respira fundo e lê a pergunta: “O carro será o novo cigarro?”.

Os textos auxiliares indicam o sentido da redação e orientam as reflexões importantes para desenvolver a redação. Portanto, demonstram que o tema tem relação com a sustentabilidade e o estudante precisa pensar “fora da caixa”.

Por exemplo: falar sobre a poluição é o óbvio, mas é válido apontar soluções. O aumento da malha de transporte coletivo é um caminho e existem outros.

O transporte sustentável é um deles, embora não seja aplicável em todas as cidades e principalmente para as pessoas que moram em regiões afastadas do centro, demonstrando que a reflexão pode caminhar em várias direções.

3- Obedeça ao tema proposta

Conforme citado anteriormente, os temas das redações englobam assuntos que o estudante vive no ensino fundamental. A proposta é avaliar se o candidato consegue escrever uma redação dissertativa sobre esse assunto.

Aquele pensamento de criar uma redação complexa pode não ser a melhor opção. Em alguns casos, é mais positivo criar uma redação “simples” e focada no tema.

A banca de correção percebe que foi um texto espontâneo e natural, tendo um efeito interessante para o avaliador. Procure evitar adaptar redações memorizadas e não caia, por exemplo, no plágio, porém usar as citações é uma boa opção.

Os membros da banca leem muito e podem perceber que o texto não é original. Inclusive, veja este texto sobre como funciona a redação da Vunesp.

4- Textos auxiliares não servem para copiar

A cópia de textos auxiliares não é uma medida aceitável, porque o foco é apenas de auxiliar, como o nome demonstra. Do mesmo modo, cada texto complementa o assunto e permeia a busca pelo argumento defendido no texto.

Conforme citado acima, é mais indicado fazer um texto com as suas palavras. A Cópia é considerada plágio e não tem valor, podendo até mesmo zerar a nota.

Na hora de fazer as citações, mencione os autores e não deixe que elas sejam maiores do que o texto tem si. Use a sua autenticidade e saiba que é muito valorizado pela banca, como aconteceu na redação do Vunesp 2020.

5- Lembre-se que a redação é dissertativa

Pode parecer redundância, porém é primordial lembrar que a redação é dissertativa. Do mesmo modo, é preciso manifestar e defender uma opinião sobre o assunto, com propriedade e argumentos válidos.

Tenha cuidado e evite escrever palavras expressões que contenham achismos. Por exemplo: “eu acho que o carro será substituído por transportes sustentáveis”.

É interessante escrever: “O carro será substituído por transportes sustentáveis”. A palavra “eu” indica um tipo de narração e lembre-se: a redação é dissertativa.

Quer ter mais dicas sobre redação?

Por fim, o tema da redação do Vunesp 2020 serve como preparação para as próximas edições. O mais importante é entender que as temáticas mudam, porém, a análise sobre o texto continua basicamente a mesma.

Acesse a nossa plataforma de correção de redação e melhore a sua escrita. Caso tenha alguma dúvida, o nosso time pode auxiliar nesse tipo de problema.

Um recurso muito interessante é a possibilidade de você escrever a sua redação. Em seguida, envie para a nossa equipe e o texto é corrigido com os detalhes necessários.

Esse tipo de recurso é fundamental para melhorar a escrita e estar de acordo com o que a banca exige. A redação do Vunesp 2020 oferece ensinamentos essenciais para que você esteja preparado para os próximos anos.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *