Tema da redação da Vunesp – Unesp 2021

O vestibular 2021 da Vunesp – instituição que aplica as provas da Universidade Estadual Paulista – trouxe um tema muito interessante para a redação: “Tempo é dinheiro?”. Cerca de 35 mil candidatos dissertaram sobre o tema na segunda fase do processo seletivo.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A segunda fase do vestibular da Vunesp/Unesp aconteceu no último dia 8 de maio. Cerca de 35 mil candidatos realizaram a prova de 60 questões objetivas, divididas entre linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas, juntamente com a redação (Tema da redação da Vunesp – Unesp 2021).

O tema deste ano foi “Tempo é dinheiro?” e  os vestibulandos refletiram sobre esse famoso dito popular. Os textos de apoio levantaram questionamentos sobre a sociedade do consumo e a busca incansável por sucesso e riquezas.

O tema da redação da Unesp 2021 também trouxe um trecho da música “Hoje não”, do artista brasileiro Djonga. Da mesma maneira, foi fornecido um excerto da fala do ex-presidente uruguaio José Mujica, retirado do documentário “Human”.

Conteúdos da redação Vunesp 2021 e de outros anos:

O tema da redação da Vunesp – Unesp 2021: Tempo é dinheiro?

Como vimos pela comanda da proposta, o que a Unesp deu aos candidatos foi uma pergunta. Sendo assim, eles precisaram argumentar em cima desse questionamento, para responder ao que foi perguntado: afinal, tempo é dinheiro ou não?

Esse é um tema muito contemporâneo, pois trata de questões comuns à maioria do povo brasileiro. Em nossa sociedade, grande parte da população trabalha para sobreviver. Sendo assim, quem deseja crescer profissionalmente ou mesmo sobreviver precisa trabalhar constantemente.

Correção de redação

Como a duração de um dia é a mesma para todos, cabe ao cidadão abdicar do tempo de lazer e descanso para ir em busca de crescimento profissional. Cabe aqui, inclusive, reflexões sobre saúde mental, estresse e ansiedade gerados pelo trabalho excessivo, e, é claro, a desigualdade social e má distribuição de renda.

Uma abordagem interessante poderia ser tomada em relação às questões de meritocracia. É realmente justo e nobre uma pessoa passar a vida sofrendo e trabalhando exaustivamente para conquistar algo que tem um acesso muito mais fácil para pessoas mais privilegiadas?

Assim sendo, o tema escolhido forneceu várias opções de construção para boas redações! Além disso, é extremamente pertinente para a sociedade e para o cenário atual do nosso país.

Como estudar para outras provas usando tema da redação da Vunesp – Unesp 2021

 

Esse foi um tema interessante, que oferece diversos caminhos argumentativos para o vestibulando. Sendo assim, escrever uma redação com ele pode ser um ótimo exercício, mesmo se você já tenha realizado.

Quando se trata de textos argumentativos, o treino é muito importante. Manter a prática de escrever sobre os mais diversos temas é o que ajuda a levar um estudante à aprovação.

Sendo assim, você deve pesquisar, fazer leituras complementares e redigir uma dissertação sobre esse assunto. O vestibular da Unesp é muito concorrido, por isso, fazer uma boa redação é um ponto essencial para a aprovação.

A estrutura da prova de redação da Vunesp/Unesp

A proposta da prova da Vunesp é a redação de um texto dissertativo-argumentativo, o qual deve possuir de 15 a 30 linhas. Além disso, ele pode somar um valor total de 28 pontos, o que comprova mais uma vez a sua importância!

Os avaliadores levam em questão três pontos muito importantes. São eles:

  • Relação com o tema: uma análise rigorosa é feita para determinar se o texto está de acordo com o tema proposto ou não. É muito comum candidatos perderem o foco e acabarem escrevendo sobre tópicos não-relacionados à proposta!
  • Estrutura: nesse ponto, é avaliada a capacidade do autor de organizar as suas ideias. Além disso, verifica-se a coesão do texto, a escolha de palavras, e a maneira como os pensamentos do autor são conduzidos ao longo da dissertação.
  • Expressão: aqui, são avaliadas questões relacionadas ao bom uso da língua portuguesa, como as regras gramaticais e de coesão. Assim sendo, são observados pontos como ortografia, pontuação, sintaxe, uso de conectivos, entre outras coisas.

Dessa forma, quem deseja se sair bem com o tema da redação da Unesp 2021 (Tempo é dinheiro?) precisa ficar atento para se ater ao tema. É preciso tomar cuidado para não fugir do que foi proposto pela prova.

Além disso, é importante sempre apresentar o texto com uma letra legível e ficar atento às regras de português.

Alguns temas específicos para você praticar redação para Vunesp:

  1. Brumadinho: acidente ou tragédia anunciada?
  2. Expressões linguísticas perpetuam o racismo?
  3. Orientação sexual na escola: retrocesso moral ou formação cidadã?
  4. Licença paternidade: normatização do machismo ou relativização do protagonismo paterno?
  5. Castração química em condenados por crimes sexuais
  6. Militarização do ensino básico: necessário ou medida descabida?
  7. Desafios para a garantia da manutenção dos direitos dos presidiários
  8. Desemprego entre os jovens brasileiros: despreparo ou falta de oferta no mercado?
  9. Como assegurar os direitos às visitas íntimas sem insatisfazer a sociedade civil?
  10. Violência contra os docentes: a quem assenta a responsabilidade?

Como se preparar para a prova de redação da Vunesp e outros vestibulares?

Você, com certeza, já entendeu como a redação é uma etapa crucial da aprovação! Mesmo sendo difícil, nenhuma prova de redação é impossível e nem deve ser um empecilho entre você e a realização do seu sonho.

Sendo assim, se está procurando melhorar suas habilidades, precisa conhecer a Corrija-me!

Essa é uma plataforma que já ajudou milhares de alunos a conquistarem a tão sonhada vaga! A Corrija-me conta com cursos específicos de preparação para a prova de redação Vunesp!

As redações são corrigidas seguindo os critérios de avaliação da prova oficial. Crie agora mesmo o seu cadastro grátis, e saiba mais sobre esse trabalho incrível que pode te ajudar a alcançar uma nota espetacular na redação!

Clique aqui para fazer o seu cadastro sem compromisso, conhecer melhor a Corrija-me – Plataforma de correção de redação –  e dê mais esse passo rumo à sua aprovação! Conte com o auxílio dos melhores professores para garantir a sua habilidade em redigir textos, e junte-se a uma comunidade gigante e satisfeita de alunos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *