Título na redação do Enem: boas práticas

Na prova de redação do Enem, a criação de um título não é obrigatória. Ainda assim, é possível que o candidato o utilize como uma forma de direcionar o leitor a respeito do conteúdo do texto. Sendo assim, é muito importante entender como construir um bom título que contribua para o bom andamento da redação e de seus respectivos argumentos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Apesar de não ser um item obrigatório, é muito importante saber como construir um bom título na redação do Enem. Ele pode ajudar o autor a sintetizar o seu texto e direcionar os pensamentos do leitor. 

Dessa forma, mesmo que o desenvolvimento de um título não faça parte das competências avaliadas no Enem, é interessante saber técnicas e estratégias que possibilitem a criação de um. 

Por isso, separamos aqui algumas dicas para que você saiba como escolher um bom título. Assim, ele será capaz de beneficiar a estrutura do seu texto, e até mesmo contribuir para a argumentação na sua redação dissertativa. Confira!

Por que utilizar um título na redação do Enem?

título na redação do Enem

Colocar um título na redação do Enem é uma opção do candidato. Nenhuma nota é descontada caso o autor já comece a redigir os seus parágrafos de introdução já na primeira linha. 

Dessa forma, dar um “nome” ao seu texto é uma escolha particular, já que a ausência do mesmo não interfere na nota. Entretanto, existem alguns benefícios para quem escolhe dar à sua redação um título, como por exemplo:

  • Ajuda a captar a atenção do leitor;
  • Contribui de forma criativa para o texto; 
  • Sintetiza as ideias da redação; 
  • Apresenta o tema do texto; 
  • Cria um destaque em comparação aos demais textos sem título. 

É claro que existem alguns riscos e pontos negativos para quem opta por escrever um título. Em primeiro lugar, ele ocupa uma linha, e por isso demanda uma organização maior por parte do candidato. 

Além disso, mesmo que não contribua para aumentar a nota de redação diretamente, ele pode sim diminuir a nota. Isso acontece em casos onde o título apresenta erros gramaticais, de concordância, ou se ele for inapropriado de uma maneira geral. 

Sendo assim, é necessário calcular os riscos para decidir sobre o uso de um título. É imprescindível que ele seja feito de uma maneira correta, caso o candidato opte por colocá-lo na folha de redação. 

Para isso, confira agora algumas dicas sobre como construir um bom título na redação do Enem, e utilizar esse recurso a seu favor!

Dicas para escrever um bom título na redação do Enem 

Como vimos no tópico anterior, um título na redação do Enem, para ser benéfico, precisa ser bem feito! Assim, é preciso estar atento a algumas questões e se preparar bem nesse sentido. 

Além de se preocupar com a gramática e demais regras da língua portuguesa, eis aqui algumas dicas para escrever um bom título:

1- Utilize o tema do texto como base

É muito recomendado ser criativo, mas atenção: o título precisa estar conectado com o texto. Sendo assim, é necessário que o título tenha relação com o que será apresentado na redação. 

De nada adianta escrever um título atrativo e interessante se, dentro do texto, ele não vai se desenvolver. Isso pode frustrar a banca corretora e causar o efeito inverso: diminuir a nota do candidato! 

2- Deixe o título por último! 

título na redação do enem

Decidir o título da redação deve ser a última coisa a ser feita. Assim, o candidato já sabe exatamente quais os rumos que o texto tomou, bem como todos os argumentos que foram apresentados. 

Isso vai facilitar muito o processo de escolher um título adequado e que represente a essência da redação. 

3- Determine palavras-chave

Escolher as palavras-chave, ou seja, palavras que representam o conteúdo do texto, pode ajudar muito! Além de auxiliar na estruturação dos parágrafos e na distribuição das ideias, é uma ótima maneira para ter inspiração para o título! 

A partir das palavras-chave, o candidato pode criar variações que resultem em um bom título. 

Como se preparar para fazer um bom título na redação do Enem

Assim como os demais aspectos da redação, escrever bons títulos demanda treino e prática! Para isso, nada melhor do que se aventurar por diversos temas e estudar a construção dos títulos. 

Se você deseja praticar dessa forma, pode se inspirar nessa lista de temas do Enem criados especialmente pela Corrija-me:

  1. Desafios para a superação da crise no mercado de trabalho no Brasil contemporâneo;
  2. O impasse do déficit habitacional no Brasil;
  3. Formação deficitária de professores no Brasil;
  4. Garantia de dignidade a doentes terminais;
  5. Intoxicação por mercúrio: Como assegurar a saúde dos indígenas?
  6. Combate à exploração ilegal de madeira no Brasil;
  7. Como reverter a evasão escolar no pós-pandemia?
  8. Em busca de uma sociedade moralmente mais justa;
  9. Como garantir a universalização da segurança alimentar?
  10. Coronavírus: A importância da ciência para combater uma pandemia.

Além disso, se você deseja se preparar com os melhores professores de redação do país, ter acesso a diversos cursos focados em várias bancas de correção, e ainda ter seus textos corrigidos pelos melhores profissionais: conheça agora a Corrija-me!

Essa é uma plataforma totalmente digital, que já ajudou milhares de alunos a conquistarem a tão sonhada vaga na universidade, através de uma excelente nota na redação! 

Clique aqui para assinar a plataforma Corrija-me, e garantir o seu acesso a diversos conteúdos exclusivos, preparados especialmente para ajudar nos seus estudos! 

Repertório para escrita de redação

Invista agora mesmo no seu futuro, e potencialize suas habilidades em redação com a ajuda da Corrija-me! Não deixe também de visitar o blog da plataforma, com diversos posts repletos de dicas sobre redação e produção textual. 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *