Coesão e coerência textual na redação

A coesão e a coerência textual na redação são elementos fundamentais para a construção de um bom texto. A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Citação para Redação

A coesão e a coerência textual na redação são elementos que tornam um texto mais fluido e agradável de ser lido. Sendo assim, é muito importante entender como aplicar essas duas ferramentas ao escrever. 

Essas duas ferramentas auxiliam no encadeamento das ideias ao longo da redação. Isso significa que tornam o texto mais claro e transmitem melhor ao leitor os pensamentos do autor. 

Por isso, confira agora tudo o que você precisa saber sobre a coesão e coerência textual na redação. Entenda como estruturar um texto com esses dois elementos e, assim, conquistar uma excelente nota em qualquer prova de redação

A coesão e a coerência textual na redação: quais as suas definições?

Em primeiro lugar, é necessário entender a que exatamente cada um desses termos se refere. Para isso, vamos esclarecer a definição de cada um deles:

Coesão textual 

A coesão textual nada mais é do que a maneira como o autor do texto dispõe e organiza suas ideias e argumentos ao longo da redação. 

Ela diz respeito à utilização de palavras que compõem as frases e parágrafos de maneira a colaborar com a organização geral dessas ideias apresentadas. Isso tudo é feito através de elementos chamados de conectivos. 

Os conectivos são palavras de ligação ou expressões que ligam as frases, os períodos, orações e parágrafos, de maneira a dar uma sequência lógica às ideias. 

Assim, podemos perceber que a coesão está diretamente ligada à gramática, ou seja, com as regras de concordância da língua portuguesa. 

Coerência textual 

coesão e coerência textual

A coerência textual tem uma ligação direta com os argumentos! Trata-se da maneira como eles serão apresentados ao longo do texto, para resultar em uma apresentação lógica das ideias. 

Em outras palavras: tudo precisa fazer sentido! Escrever um texto com boa coerência textual significa não ser redundante, ter clareza em seu discurso, não ser confuso ou repetitivo, ou qualquer outra coisa que comprometa a eficácia da leitura. 

Alguns fatores que contribuem para a coerência textual são: 

  • Bom repertório e conhecimento de mundo;
  • Uso correto de tempos verbais;
  • Contextualização;
  • Informações interessantes e bem colocadas;

Dessa forma, escrever um texto coerente envolve diversos elementos! Ler bastante, assistir a noticiários, filmes, documentários e séries, além de lazer, pode ser uma boa opção para você criar um repertório satisfatório. 

Assim, ao aplicar isso na sua redação, a coerência textual tende a crescer, e o seu texto fica muito mais rico. 

Mas afinal, qual a diferença entre coesão e coerência textual?

coesão e coerência textual

Embora sejam conceitos parecidos e que se complementam, coesão e coerência não são a mesma coisa! Dessa forma, um texto com coesão textual pode ser deficiente de coerência, e vice-versa. 

A coesão está ligada às questões internas da articulação das ideias: ou seja, está ligada à gramática, ao uso de conectivos, pronomes, preposições, sinônimos, elipses, zeugmas. Por outro lado, a coerência diz respeito à maneira como essas ideias são organizadas, e como são articuladas para passar uma mensagem clara, de acordo com um planejamento de texto eficaz e cujas informações são adequadamente organizadas na produção de um projeto de texto estratégico.

Um texto coeso e coerente é agradável de ler, mas vai além disso. É um texto em que os argumentos do autor são bem apresentados, e por isso, sua capacidade de convencer o leitor cresce muito. 

Em uma prova de redação, a coesão e coerência textual contam muitos pontos! Esse é um dos principais pontos observados pela banca avaliadora. 

Como se preparar e estudar coesão e coerência textual na redação? 

como se preparar para uma redação

De um modo geral, a maneira mais eficiente de se estudar redação é praticando! Assim, para treinar coesão e coerência textual na redação, nada melhor do que escrever bastante. 

Para isso, você pode se inspirar em diversos temas e escrever um texto, estando sempre atento às questões de coesão e coerência. Confira essas sugestões:

  1. Meios para a redução da superexposição nas redes sociais;
  2. Desafios para minimizar os casos de pedofilia dentro do seio familiar;
  3. Prisão em segunda instância: Constitucional ou criminal?
  4. Pais ou responsáveis devem ser punidos ao negligenciar a vacinação de menores?
  5. A EAD favorece a democratização do conhecimento?
  6. Liberdade de expressão nas redes sociais: direito garantido?
  7. A relevância da Floresta Amazônica para a regulação do clima e a necessidade de preservação;
  8. Violência contra os docentes: a quem assenta a responsabilidade?
  9. Licença paternidade: normatização do machismo ou relativização do protagonismo paterno?
  10.  A exploração da vida privada como meio de enriquecimento das grandes corporações.

Se você deseja ter as suas redações corrigidas por profissionais que vão te dar um excelente feedback e apontar todos os seus erros e acertos, conte com a Corrija-me!

Assim, você pode desenvolver melhor as suas habilidades, e se tornar apto a desenvolver um texto com coesão e coerência textual! 

coesão e coerência textual

Essa é a maior e melhor plataforma de ensino e correção de redação do país! Com a Corrija-me, você tem acesso a diversas aulas e também pode tirar suas dúvidas diretamente com os professores e com os profissionais que corrigirem o seu texto. 

Clique aqui para assinar a plataforma e expandir os seus conhecimentos no universo da redação! Faça como milhares de alunos que já garantiram a sua tão sonhada vaga, e conte com a Corrija-me para conquistar uma excelente nota em qualquer prova de redação! 

COMENTÁRIOS:

A
albuquerque
Amei esse resumo, me ajudou muito; não estava entendendo nada, e, ao entrar nesse site, consegui aprender!
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Muitoooo bom dia, tudo bem?

Ficamos muito felizes em te ajuda. Caso precise de correção de redação, só nos procurar.

Qualquer coisa é só chamar :)

Atenciosamente,

Equipe Corrija-me
M
Maria Melisa Querino Vitor
Amei esse resumo me ajudou muito no trabalho sobre coesão e coerência
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Muitoooo bom dia, tudo bem?

Que bom que está aprendendo redação com nosso conteúdo.

Obrigado!
K
karyna
Esse resumo me ajudou bastante porque em meses de aula eu n aprendi tanto quanto agora, obrigada.
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Muitoooo bom dia, tudo bem?

Quem bom que aprendeu, caso tenha neceessidade de correção de redação, também podemos ajuda.

Equipe Corrija-me – Plataforma de correção de redação.
B
Beatris
Gostei de aprender,mas tenho muita dificuldade trabalho ao mesmo tempo,mas quem sabe um dia eu chego lá
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Muitoooo bom dia, tudo bem?

Como nossos cursos de redação e as correções você consegue aprender tranquilamente.

Acredite que você consegue.

Atenciosamente,

Equipe Corrija-me - Plataforma de correção de redação.
N
Neusair
É possível um resumo sobre a importância da Língua Portuguesa na vida profissional e suas implicações?
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Muitoooo boa tarde, tudo bem?

Claro, aqui estão alguns passos para fazer um resumo eficiente de um texto, seja um livro, um artigo ou uma palestra:

<strong>1. **Leia o texto completo:**</strong> Antes de mais nada, é importante ter uma compreensão geral do texto. Leia-o na íntegra pelo menos uma vez.

<strong>2. **Identifique as ideias principais:**</strong> Quais são os pontos-chave que o autor está tentando comunicar? Estas são as informações que você vai querer incluir no seu resumo.

<strong>3. **Anote as ideias principais:**</strong> Escreva as ideias principais em suas próprias palavras. Isso ajuda a garantir que você realmente entendeu o que o autor está dizendo.

<strong>4. **Elimine informações desnecessárias:**</strong> Muitos detalhes, exemplos ou informações secundárias não precisam estar em um resumo. Foque nas ideias principais.

<strong>5. **Escreva o resumo:**</strong> Usando suas anotações, escreva o resumo em suas próprias palavras. Lembre-se, um resumo deve ser significativamente mais curto do que o texto original.

<strong>6. **Revise e edite:**</strong> Certifique-se de que seu resumo é claro e conciso. Ele deve ser capaz de se sustentar sem o texto original.

<strong>7. **Verifique se o resumo reflete o texto original:**</strong> Depois de terminar, volte ao texto original para garantir que seu resumo aborda as ideias principais e não distorce o significado do autor.

É importante lembrar que um resumo não é uma opinião pessoal ou uma crítica, mas uma versão condensada das ideias principais do autor.

Atenciosamente,

Equipe Corrija-me - Plataforma de ensino de redação online
V
Valdineia Alves Rodrigues
amei essa plataforma, e quero participar, porem preciso saber o preço da assinatura
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Muitoooo boa tarde, tudo bem?

Aqui tem os planos e os valores, veja qual plano se enquadra melhor a sua necessidade:

https://aluno.corrijame.com.br/assine

Atenciosamente,

Equipe Corrija-me - Plataforma de correção de redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *