Dicas de como estudar redação

Praticar e estudar redação é um passo fundamental na jornada de quem deseja uma aprovação no vestibular ou em algum concurso! Por isso, é interessante aplicar algumas dicas e técnicas de estudo para se preparar bem e garantir a tão sonhada vaga.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Estar bem preparado para o vestibular ou para um concurso é muito importante, e por isso saber como estudar redação é imprescindível! A redação é uma parte essencial de diversos processos seletivos, por isso trazemos aqui 15 dicas de como estudar redação. 

Criar uma rotina de estudos pode ajudar muito nesse processo. Saber quais são as técnicas corretas e mais efetivas de estudo pode fazer toda a diferença.

Por isso, confira aqui 15 dicas exclusivas de como estudar redação e treinar a sua habilidade de escrita. Além disso, entenda como se preparar melhor para enfrentar as provas!

15 dicas especiais de como estudar redação

Tão importante quanto estudar bastante, é saber como fazer isso do jeito certo! Confira agora 15 dicas exclusivas para se preparar bem para qualquer prova de redação:

1- Mantenha as leituras em dia

Ler é tão importante quanto escrever quando se fala em estudar para a redação. É através da leitura que o candidato cria repertório, e também pratica a interpretação de texto, a gramática, entre diversas outras vantagens.

2- Acompanhe as notícias 

Os temas de redação das grandes provas de vestibulares costumam ser atuais e com alguma questão social. 

Sendo assim, é muito importante estar inteirado sobre os principais acontecimentos do mundo e do país. Você pode garantir isso acompanhando noticiários na televisão ou portais de notícia na internet! 

3- Treine com propostas diferentes (uma das mais importantes dicas de como estudar redação)

Para estar bem preparado, é importante ter a capacidade de escrever sobre os mais variados temas! Assim sendo, é preciso estudar com base em temáticas variadas! 

Confira uma lista de alguns temas que você pode utilizar para praticar a redação: 

  1. Problemas relacionados às chuvas nas grandes cidades brasileiras;
  2. Tabagismo: Um vício pediátrico a ser superado;
  3. Luta pelos direitos das mulheres;
  4. Importância do voluntariado;
  5. Expressões linguísticas perpetuam o racismo?

4- Estude algumas citações para ter no seu repertório! 

Uma citação pode enriquecer muito o seu texto e contribuir com a argumentação! Confira aqui um post exclusivo do Corrija-me com diversas citações interessantes que você pode usar na sua redação! 

5- Veja filmes e séries! 

Isso mesmo, assistir filmes e séries pode ajudar você na redação! Isso porque eles também contribuem para a criação de um repertório. 

Com isso, o candidato acaba com mais conteúdo para exemplificar, fazer comparações, citações, entre outras coisas. 

6- Identifique suas dificuldades gramaticais 

Um dos critérios de avaliação nas provas de redação é o uso correto da língua portuguesa. Por isso, é muito importante identificar quais são os seus erros mais comuns, e estudar o conteúdo relacionado. Temos um curso completo de Gramática Prática exclusivo para redação, faça o cadastro e da uma olhada.

Estudar o português também faz parte da preparação para realizar uma boa redação! 

7- Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos pode ser uma excelente aliada aos estudos! Isso acontece, pois uma pessoa que se exercita regularmente tem mais disposição, concentração e retém melhor as informações estudadas!

8- Crie uma rotina de sono saudável 

Juntamente com os exercícios físicos, dormir bem também é fundamental. Uma rotina de sono saudável ajuda o indivíduo a reter melhor as informações que estuda. 

Da mesma maneira, dormir mal prejudica o cérebro e, por consequência, prejudica também todo o processo de aprendizagem. 

9- Treine escrever com tempo cronometrado (Simule o dia da prova com essa dicas de como estudar redação)

Treinar redação é uma das dicas de como estudar redação

Em uma situação de prova de vestibular ou concurso, o tempo reservado para concluir a prova é pré-determinado, por isso é interessante treinar com um tempo cronometrado, semelhante ao que você vai ter no dia da prova! 

Assim, você se acostuma a organizar as ideias, fazer um rascunho, estruturar o seu texto e colocar tudo no papel em tempo hábil! 

10- Reescreva seus textos antigos 

Além de escrever sobre temas novos, você pode revisitar os textos que já produziu! Assim, com uma leitura crítica, você pode identificar pontos em que pode melhorar e escrever uma nova redação, ainda melhor! 

11- Estude a banca avaliativa da prova 

Além de estudar a redação, é importante conhecer a prova que você realizará. Isso significa estar ciente do que a banca avaliativa exige.

12- Acompanhe conteúdos relacionados às provas de redação

Se manter informado é muito importante, e consumir conteúdos relacionados aos estudos também é ótimo! 

Você pode conferir o blog da Corrija-me, onde encontra diversos posts sobre redação e assuntos relacionados! 

13- Procure redações “nota máxima” e se baseie nelas! 

Com uma rápida pesquisa na internet, você consegue encontrar algumas redações “nota máxima ou nota alta” – ou seja, aquelas que foram muito bem avaliadas pelas bancas!

Você pode fazer a leitura delas para entender o que faz uma reação receber a nota mais alta, entendendo o que funciona, e se basear nesse conteúdo.

14- Treine a estruturação do texto

Além de praticar a argumentação, é importante treinar como estruturar os parágrafos e distribuir as suas ideias ao longo do texto! 

Dessa forma, você consegue construir um texto mais fluido e de leitura agradável! 

15- Estude com a ajuda da Corrija-me!

Para potencializar a sua preparação, você pode contar com os melhores professores de redação do país com a plataforma Corrija-me

Nela, você encontra aulas preparatórias e correção de redações, junto com diversos outros conteúdos preparados para transformar você no candidato mais preparado para enfrentar qualquer prova de redação!

Clique aqui para realizar um cadastro grátis e entender melhor como funciona a Corrija-me! Faça parte você também de uma comunidade gigantesca de alunos que já conquistou a tão sonhada vaga com uma excelente nota na redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *