Como fazer uma proposta de intervenção na redação: 7 dicas exclusivas!

Uma das principais competências analisadas na prova de redação do Enem é a apresentação de uma proposta de intervenção! Isso significa que o texto deve conter uma sugestão de medida aplicável ao problema que foi tratado ao longo do texto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A prova de redação do Enem conta com um detalhe muito pertinente: é obrigatório que a conclusão contenha uma proposta de intervenção! Sendo assim, é essencial saber como fazer uma proposta de intervenção adequada. 

Essa proposta nada mais é do que uma espécie de solução que será colocada no texto como uma orientação que pode ser seguida como forma de eliminar ou diminuir o problema em questão. 

Dessa forma, confira aqui 7 dicas exclusivas sobre como fazer uma proposta de intervenção, e aprenda como estruturar uma excelente conclusão aos moldes das exigências do Enem! 

7 dicas sobre como fazer uma proposta de intervenção

proposta de intervenção na redação

A prova de redação do Enem consiste em um texto dissertativo-argumentativo. Além disso, na conclusão, uma habilidade específica e obrigatória é avaliada: a apresentação de uma proposta de intervenção! 

A proposta de intervenção deve conter os seguintes elementos:

  • Ação (o que será feito);
  • Agente (quem fará);
  • Modo (como será feito);
  • Efeito (o que isso causará de positivo);
  • Detalhamento de algum dos elementos anteriores.

A ação diz respeito ao que será feito de concreto para solucionar o problema. Ou seja, é preciso apresentar alguma atividade que, quando aplicada, trará resultados. O agente, como o próprio nome já indica, implica a definição de quem participa dessa ação. 

Logo após, é necessário explicar como isso será feito. Aqui é a parte em que o candidato precisa mostrar à banca que a sua proposta de intervenção não foge da realidade, e é aplicável. 

Outro elemento importante é a consequência que essa ação vai causar, ou seja, é importante relatar quais serão os efeitos positivos caso a proposta de intervenção seja aplicada. 

Agora que você já entendeu a estrutura de uma proposta de intervenção, vamos partir para as 7 dicas especiais que vão ajudar você a construir uma excelente intervenção! 

1- Crie uma proposta coerente com o restante do texto 

prova de redação no vestibular

Não é tão incomum que candidatos discorram com uma opinião durante toda a redação, e na hora de apresentar a proposta, acabem colocando uma opinião nova, ou propondo uma ação que não vai de encontro com o que foi escrito no restante do texto. 

Sendo assim, utilize a sua conclusão e sua proposta de intervenção como uma maneira de unir os pensamentos do texto, e  não fuja da sua linha de raciocínio! 

2- Proponha algo que é aplicável na sociedade

Criar soluções mágicas e muito mirabolantes pode contar pontos negativos! Uma boa proposta de intervenção é aquela cuja aplicação é possível de acontecer na realidade. 

Portanto, dê sempre preferência àquelas ideias que carregam coerência, tanto na parte textual, como na parte empírica. 

3- Não falte com a coesão textual

redação no vestibular

A conexão textual diz respeito ao uso correto dos mecanismos da língua portuguesa, de modo a criar um texto fluido e coerente. Sendo assim, é essencial criar uma proposta de intervenção que atenda esses requisitos e contribua para a harmonia do texto. 

4- Mantenha-se atualizado

O Enem costuma trazer na proposta de sua redação temas atuais e relacionados a questões sociais. Portanto, para ser capaz de fazer uma boa proposta de intervenção, é necessário que o candidato esteja ciente do que acontece no país e no mundo, tendo um bom repertório para discorrer sobre determinados assuntos. 

5- Faça uma proposta detalhada 

proposta detalhada na redação

O detalhamento é um item muito importante e que oferece muito valor a uma proposta de intervenção. Isso significa seguir e exemplificar corretamente os elementos básicos da proposta: ação, agentes, modo e efeito. 

Para treinar, você pode redigir textos sobre esses temas ao estilo do Enem:

6- Cite órgãos competentes que podem ser agentes da sua proposta

estudar para a prova de redação

Como uma forma de dar credibilidade e descrever melhor a etapa dos “agentes” na sua proposta de intervenção, o candidato pode citar quais serão os responsáveis pela prática da ação. 

Nesse caso, podem ser colocadas atividades que devem ser realizadas pelo governo, pela mídia, por ONG ‘s, pelas escolas, pelos indivíduos de uma maneira particular, entre outros. 

7- Conte com a ajuda de profissionais para estudar e se preparar! 

A redação é uma etapa muito importante no Enem, e uma proposta de intervenção é crucial para garantir uma nota satisfatória. Sendo assim, treinar e se preparar bem deve fazer parte da rotina de quem deseja utilizar o Enem para adentrar na universidade. 

Para auxiliar nesse processo, você pode contar com a Corrija-me – Plataforma de Correção de Redação! Essa é uma plataforma totalmente online que conta com os melhores professores de redação do país! 

Por lá você pode ter aulas sobre as principais bancas de redação do país, incluindo o Enem! Além disso, pode contar com correção detalhada da redação

Se você tem o sonho de alcançar uma boa nota do Enem e sabe como a redação pode ajudar (ou prejudicar) essa conquista, clique aqui para fazer o seu cadastro gratuito na plataforma de redação, e conhecer melhor como funciona esse sistema que já ajudou milhares de alunos a conquistarem a tão sonhada vaga!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *