Como funciona a competência 4 da redação Enem

A competência 4 da redação Enem avalia a capacidade de o candidato demonstrar capacidade de articular recursos coesivos para garantir a progressão coerente de ideias.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Você já se perguntou como funciona a competência 4 da redação Enem? Ela avalia o aspecto coesivo do texto. Justamente quando se analisa se o candidato consegue estipular um bom recrutamento de recursos coesivos que permitam a ligação das partes do texto, assim como mecanismos que possibilitem a articulação de ideias de modo progressivo e coerente.

Sendo assim, para que o aluno tenha um bom desempenho nessa etapa, é necessário que ele faça um bom uso dos conectivos. Mas sempre atentando-se à relação semântica estabelecida entre as partes do texto.

Enem

Ao longo do material, vamos falar mais sobre a competência 4 da redação Enem. Por isso, continue acompanhando e entenda como funciona esse critério. Boa leitura!

O que é avaliado nessa competência?

Na competência 4 da redação Enem, o corretor se concentra na superfície do texto, observando se o candidato usou conjunções, pronomes, preposições, sinônimos, advérbios e outras expressões para relacionar as partes da redação.

redação Enem

Podemos ainda dividir os recursos coesivos em:

Coesão referencial

Caracteriza-se por uso de recursos que retomam uma ideia conceito ou palavra já mencionada. 

Aqui, o candidato pode usar, além dos pronomes pessoais, outros recursos para fortalecer a coesão do seu texto. Por exemplo:

Coesão sequencial

Em contrapartida, a coesão sequencial é validada a partir de um acréscimo de informações, por meio dos chamados “operadores argumentativos”, ou seja, as conjunções.

A competência 4 da redação Enem, portanto,  avalia se os operadores argumentativos:

  • Foram utilizados;
  • Possuem diversidade no uso;
  • Estão adequadamente posicionados;
  • Estabelecem as relações corretas entre as ideias;

Veja abaixo a tabela com os operadores argumentativos disponíveis para um texto dissertativo-argumentativo:

  • Aqueles que somam argumentos: também, tanto, além de, ainda, mas também, ademais, soma-se a isso;
  • Os que indicam o argumento mais forte em uma escala, mas que esteja a favor da mesma conclusão: até mesmo, inclusive, nem mesmo.

Enem competência 4

. Dão ideia de concessão: embora, por mais que, ainda que, mesmo que.

  • Ideias contrárias: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, embora, no entanto;
  • Ideia de conclusão: logo, portanto, dessarte, destarte, então, assim sendo;
  • Uma justificativa ou explicação: porque, pois, já que, visto que, como, que;
  • Que estabelecem relação de comparação entre elementos: mais, menos, tão, quanto;
  • Argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas: ou, quer, seja;

Dicas para tirar nota máxima na competência 4 da redação Enem

competência 4

Como você pode perceber, a competência 4 da redação Enem se concentra na superfície do texto. Além disso, ela ainda avalia as estratégias ao encadeamento de ideias e frases da redação.

Abaixo, uma lista com dicas importantes para você tirar nota máxima na competência 4 da redação Enem:

  • Faça a leitura de textos argumentativos: antes de começar a escrever é preciso ler, entender sobre o que vai produzir. Portanto, leia muitos textos argumentativos para que você tenha em sua bagagem uma gama de operadores, pois isso vai amadurecer a sua redação;
  • Releia o seu texto: no momento da prova, após a primeira versão escrita, releia o texto para verificar se houve alguma repetição ou uso inadequado das palavras. Faça todas as alterações pertinentes, priorizando sempre o sentido e a defesa do seu ponto de vista;
  • Analise as sequências: mesmo que você releia o seu texto, é importante saber se as sequências de frases e os parágrafos estão organizados corretamente, de modo que haja coerência e coesão em todo o texto;
  • Use conectivos entre as frases: não se esqueça de conectar as frases que compõem o mesmo parágrafo. Utilizar sequências soltas, sem sentido, é algo que prejudica a qualidade da sua redação;
  • Utilize conectivos entre os parágrafos: é necessário e essencial usar conectivos entre os parágrafos. Assim você vai evidenciar qual é a relação entre os blocos da sua redação. Ou seja, se acrescenta informação ou se conclui o seu pensamento.

competência 4 redação Enem

Resumindo a competência 4 da redação Enem

prova redação Enem

A competência 4 da redação Enem avalia o que é chamado popularmente de “amarração textual”. Ou seja, analisa se as informações, dados e sequências seguem uma ordem coerente e lógica para o leitor. 

Os elementos coesivos são responsáveis por dar sentido ao texto, pois uma frase fica ligada à outra. Sendo assim, para alcançar a nota máxima nessa competência, é preciso estudar sobre os conectivos, ter noção sobre o uso de criar uma sequência lógica entre os parágrafos e ler bastante para ter um amplo vocabulário.

Tirando nota máxima na competência 4 da redação Enem com o Corrija-me

Enem redação

Você sabe tudo sobre coesão? Sabe usar corretamente todos os conectivos e deixar uma redação corretamente interligada? Afinal, isso é essencial para tirar uma boa nota na competência 4 da redação Enem.

O Corrija-me prepara você para tirar nota máxima nessa e em todas as outras competências da redação do Enem. Isso porque contamos com uma equipe de corretores que são altamente qualificados e excelentes no que fazem, dando todo o suporte para os nossos alunos.

Nossa plataforma é a mais completa do Brasil. Você terá material de apoio para estudar e treinar as suas redações. Estude com quem é especialista no assunto e tem o compromisso de fazer você passar para o time dos aprovados!

Conheça a nossa plataforma.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.