Gêneros textuais mais comuns nas redações de vestibulares e concursos

Quando se trata de prova de redação, cada instituição regulamenta as suas exigências. Por conta disso, é muito importante tomar conhecimento dos principais gêneros textuais das provas de vestibulares e concursos, bem como as características e a estrutura dos mesmos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Existem alguns gêneros textuais que são mais comuns nas redações de vestibulares e concursos, por isso é muito importante saber quais os principais gêneros que podem ser exigidos nas provas mais populares de redação. 

Da mesma forma, se faz necessário entender as características desses gêneros, como eles são construídos e saber redigir um texto dentro do que é proposto. 

Para isso, confira agora uma seleção dos gêneros textuais que são mais comuns em provas de redação. Entenda, também, como é a estrutura de cada um, e veja qual dos tipos é exigido pelos principais vestibulares do país! 

Principais gêneros textuais nas redações de vestibulares e concursos

Jovem estudando redação

Se você está se preparando para alguma prova de redação, seja vestibular ou concurso, é importante entender quais são os principais gêneros textuais que podem aparecer na prova! 

Sendo assim, confira agora os três principais gêneros de redação, bem como as suas principais características: 

1-Dissertação

A dissertação é o estilo mais comum de texto! Nesse caso, o candidato deve defender uma tese (ideia) ao longo do texto através do uso da argumentação! 

Assim sendo, é necessário expor um ponto de vista a partir do tema proposto para a redação. A linguagem deve ser simples e objetiva, prezando sempre pela exposição clara das ideias. 

A dissertação deve conter uma conclusão, ou seja, um encerramento com base nas ideias e argumentos apresentados ao longo do texto. 

2- Artigo de opinião

Artigo de opinião

Um artigo de opinião expõe um posicionamento em relação ao tema proposto, de uma maneira mais pessoal do que a dissertação. Da mesma maneira que expõe as suas ideias, o autor do texto deve argumentar a favor delas no decorrer do texto.

Um artigo de opinião deve ser embasado em fatos e argumentos que comprovem a importância e a veracidade das ideias apresentadas. A linguagem é simples, objetiva, e deve ter como intuito expor e defender uma opinião. 

3- Carta aberta

A carta aberta também é um estilo de texto e que o autor precisa se posicionar a respeito de algo. O objetivo de uma carta aberta é apresentar um tema de interesse coletivo. Da mesma maneira, também visa apresentar uma solução para determinado problema.

É geralmente usada como forma de protesto e deve fornecer uma discussão, em que é apresentado o problema e uma possível solução. 

4- Resenhas

Uma resenha é um texto que apresenta uma visão do autor sobre uma obra – livro, filme, entre outros. É necessário apresentar uma crítica juntamente com um resumo das informações contidas na obra. 

Além disso, faz parte de uma resenha a apresentação da estrutura da obra em questão, bem como o julgamento do trabalho final – a apreciação crítica. 

5- Crônica reflexiva

Um crônica consiste na narração de um acontecimento cotidiano de uma forma diferenciada. Ela toma como base situações comuns do dia a dia que são tratadas através de uma reflexão. 

É feita com uma linguagem mais simples, pois uma das suas principais características é a leveza e o prazer que ela deve proporcionar ao leitor. 

Uma crônica reflexiva deve se utilizar de todos esses elementos junto com alguns questionamentos para apresentar uma visão diferente sobre um determinado tema. 

As principais instituições e os gêneros textuais de suas provas de redação

Vestibulares e concursos

O gênero de dissertação é o mais comum e o mais fácil de ser encontrado em provas de redação em vestibulares e concursos. Algumas provas que utilizam a dissertação como gênero, são:

As provas da Unesp e Famema são realizadas através da Vunesp – mesma instituição que aplica algumas outras provas em processos seletivos diferentes. 

No caso de concursos, por exemplo, em geral a Vunesp também aplica provas cujo gênero literário pedido é a dissertação. Entretanto, não é raro aparecerem alguns artigos de opinião nesses casos. 

No caso da Unicamp, é tudo diferente. Isso acontece, pois, no vestibular dessa instituição, podem aparecer inúmeros gêneros textuais! Se você deseja praticar, confira alguns temas para produzir a sua redação: 

  1. Artigo de opinião: Feminicídio;
  2. Artigo de opinião: Situação do indígena no Brasil;
  3. Carta aberta: Polêmica religiosa sobre o especial de Natal de Porta dos Fundos;
  4. Artigo: Democratização do conhecimento através das novas tecnologias de informação;
  5. Carta do leitor: Furto de esculturas.

Para se preparar melhor, você pode assistir a esse vídeo exclusivo do Corrija-me, para entender como estar pronto para arrasar, independente do tema:

Assim como os demais elementos e questões de uma prova de vestibular ou concurso, a redação merece receber atenção e muito estudo. 

Se você deseja se sair bem na prova de redação, é essencial conhecer esses gêneros textuais e praticar a escrita de textos com eles! 

Para um suporte diferenciado, e o apoio dos melhores professores de redação do país, você pode contar com a Corrija-me! Essa é uma plataforma online com cursos sobre as principais provas de redação e que também conta com correções.

Clique aqui para fazer o seu cadastro sem compromisso, conhecer melhor a Corrija-me e dar mais esse passo rumo à sua aprovação! Conte com o auxílio dos melhores professores para garantir a sua habilidade em redigir textos, e junte-se a nossa comunidade gigante e satisfeita de alunos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *