Diferenças entre texto expositivo e argumentativo

Um texto expositivo é aquele que traz informações com o objetivo de expor e explicar um determinado tema ao leitor. O texto argumentativo, por outro lado, além de expor informações, também procura convencer o leitor de uma determinada tese por meio de argumentos. Entender a diferença entre esses dois estilos de texto é muito importante para se sair bem na redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Entender as diferenças entre texto expositivo e argumentativo é essencial para saber como estruturar uma redação em cada um desses gêneros, e não se confundir na hora da escrita. 

Enquanto um texto expositivo traz diversas informações elencadas, um texto argumentativo exige uma comprovação das ideias apresentadas ao decorrer da redação. 

Sendo assim, confira agora quais são as diferenças entre texto expositivo e argumentativo e entenda o que compõe cada um deles! Além disso, aprenda como realizar um redação em cada um desses estilos e garantir uma nota plenamente satisfatória! 

O que é um texto expositivo? 

Texto argumentativo na redação

Em primeiro lugar, é essencial entender no que consiste um texto expositivo. Como o próprio nome já indica, seu principal objetivo é expor informações, apresentando ao leitor um certo tema ou assunto. 

Ele deve possuir uma ideia central, que será apresentada e desenvolvida ao longo do texto. A linguagem deve ser clara, objetiva e concisa.

A sua estruturação geralmente é feita em três partes:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

O parágrafo de introdução conta com a apresentação do tema. Esse é o momento em que uma contextualização deve ser feita, bem como definir o objetivo do texto. 

Já no desenvolvimento, o tema do texto é explicado de maneira mais profunda, com detalhes e informações pertinentes. 

Por fim, na conclusão, a informação principal da redação é apresentada novamente, junto com um breve resumo do que foi trabalhado ao longo do texto. 

Alguns exemplos de texto expositivo são:

  • Reportagens
  • Artigos científicos
  • Textos acadêmicos
  • Resumos

O que é um texto argumentativo? 

texto expositivo na redação

Um texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor sobre um determinado ponto de vista. Isso é feito através de argumentos que devem persuadir quem está lendo e fazê-lo concordar com a ideia defendida. 

Para isso, os argumentos utilizados podem se basear em dados, pesquisas, notícias. O autor pode, também, colocar citações e exemplos de maneira a validar a ideia principal que está defendendo na redação. 

Confira agora alguns exemplos comuns de textos argumentativos:

  • Artigos de opinião
  • Editoriais
  • Redações dissertativas
  • Cartas abertas

A estruturação de um texto argumentativo segue a mesma base de um texto expositivo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, mas existem algumas diferenças, como veremos a seguir!

Diferenças entre texto expositivo e argumentativo 

diferenças entre textos na redação

Em um texto argumentativo, a introdução precisa conter a tese – ou seja, a ideia principal que será defendida e retomada ao longo de todo o texto. 

Seguindo essa lógica, o desenvolvimento não é feito apenas com a exposição de informações, como no texto expositivo, mas sim com a argumentação. A argumentação nada mais é do que defender o ponto de vista e buscar comprovar a veracidade da tese, apresentada na introdução. 

Como praticar as diferenças entre texto expositivo e argumentativo? 

Diferenças entre texto expositivo e argumentativo

Seja qual for o estilo de texto exigido no processo seletivo que você deseja prestar, escrever e praticar é sempre a melhor decisão! As principais provas de redação do país trazem como proposta um texto dissertativo-argumentativo!

Sendo assim, praticar a argumentação e a escrita é o método mais eficaz para se sair bem em provas desse tipo. O recomendado é redigir pelo menos uma redação por semana.

Dessa forma, além de treinar a escrita em si, você também vai construindo um repertório maior, o que ajuda muito na argumentação! 

Você pode conferir esse post especial do Corrija-me para entender melhor como construir um texto argumentativo bem estruturado, e criar uma redação convincente, bem organizada e de leitura agradável.

Além disso, se você está em busca de temas de redação argumentativas para treinar, confira essa lista:

Se você deseja se preparar ainda mais e sair à frente dos outros candidatos, pode estudar com a ajuda da Corrija-me! Essa é uma plataforma totalmente on-line, que conta com os melhores professores de redação do país! 

Dessa forma, você pode fazer como milhares de outros candidatos que já conquistaram a sua sonhada vaga, e se preparar ainda mais para qualquer prova de redação dos processos seletivos do país.

Clique aqui para conhecer a plataforma de correção de redação e se tornar um aluno da Corrija-me, com diversos conteúdos exclusivos a sua disposição, bem como correção e cursos de redações. 

Não deixe também de conferir o blog da Corrija-me, um espaço com muita informação sobre os processos seletivos do país, dicas de escrita e diversas outras coisas! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *