A importância da revisão antes da entrega da redação

A importância da revisão de uma redação vai além de somente ver as questões gramaticais, mas analisar todos os pontos solicitados para ver se o objetivo foi entregue corretamente. 

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A importância da revisão de uma redação vai além de somente ver as questões gramaticais, mas analisar todos os pontos solicitados para ver se o objetivo foi entregue corretamente. 

Por que se fala tanto sobre a importância da revisão textual? Afinal, o processo de revisar uma redação é, para muitos, cansativo e, ainda, monótono. Porém, se você soubesse como essa atitude é essencial, faria em todos os textos que produzisse.

A revisão é fundamental para quem almeja em uma prova entregar uma redação clara, objetiva e dentro do que se pede. Além disso, é uma das formas mais eficientes para que a ortografia esteja dentro das normas.

importância da revisão

Desenvolvemos esse texto para te mostrar a importância da revisão. Portanto, continue acompanhando e entenda o quão essencial é esse processo.

A importância da revisão do objeto do texto

A importância da revisão não é somente para as normas gramaticais. Ela vai muito além. Afinal, ela visa melhorar a estrutura do texto, bem como a coerência do que foi escrito. Isso porque criar uma redação é uma tarefa que requer muitos cuidados.

vários tipos de redação e ela precisa ser desenvolvida de acordo com o seu propósito. Além disso, é necessário que ele tenha uma boa linguagem e conhecimento das regras de escrita. Outro ponto fundamental é que um bom texto deve ter estrutura, elementos que estabeleçam conexão entre si.

Por isso, antes de você entregar a sua redação em uma prova é fundamental para ver se não passou nenhum erro. Seja ele gramatical, coesão, coerência ou se faltou sentido em alguma frase ou parágrafo.

O que é preciso para revisar um texto?

O que é preciso para revisar um texto?

Um bom texto é capaz de comunicar uma ideia de maneira clara a quem está lendo. Entretanto, quem está lendo o conteúdo precisa compreendê-lo claramente, o texto precisa ser objetivo e claro. Portanto, para cada público, há uma abordagem. Além disso, há fatores ligados à estruturação, o gênero textual e uma série de outros pontos.

A importância da revisão é para construir textos de qualidade que precisam de mais do que apenas uma gramática correta. Veja alguns pontos que precisam ser revisados:

Entendendo o gênero textual

Há diversos formatos de textos e cada um deles apresenta os objetivos do autor de uma forma distinta. Portanto, a escolha do gênero textual é o que garante a melhor descrição de fatos, argumentos e o que for transmitido, de modo geral. Existem seis gêneros textuais básicos:

  •         Texto narrativo;
  •         Descritivo;
  •         Dissertativo expositivo;
  •         Dissertativo argumentativo;
  •         Explicativo injuntivo;
  •         Explicativo prescritivo.

A importância da revisão para o público-alvo

O revisor do seu texto vai compreender para quem é a sua redação? Afinal, ainda que ele esteja bem escrito, pode ser que não esteja alinhado com o público-alvo.

Sendo assim, fica difícil entender que o texto está bem escrito, afinal, ele não cumpre seu objetivo principal: comunicar algo a alguém. Por exemplo, se o conteúdo é direcionado para um público infantil, uma linguagem complexa impedirá a compreensão dele. Além disso, utilizar uma linguagem informal em uma redação do Enem também não fará tanto sentido.

importância da redação

Atenção ao tom

Atenção ao tom

Na hora de fazer a avaliação do seu texto, veja se o tom usado é o solicitado na proposta. Cada assunto pede um tom, portanto, cada formalidade de conteúdo também influencia nisso.  

Em uma redação para o Enem, por exemplo, jamais pode ter um tom de sarcasmo ou de humor. Portanto, é essencial que a abordagem seja direta, sem muitos recursos complexos de linguagem.

A importância da revisão para entender o objetivo do texto

No momento de fazer a revisão é preciso considerar qual o conteúdo para aquele tipo de texto. Ou seja, em uma redação do Enem, sempre tem um enunciado. Mas um blog post, por exemplo, sempre tem uma pauta. Portanto, prestar a atenção no que foi pedido é fundamental para escrever o texto de acordo com o que foi solicitado.

Normalmente, os cinco possíveis objetivos de um texto são:

  •         Relatar um fato, história ou acontecimento;
  •         Fazer a narração de um caso;
  •         Argumentar uma ideia ou conceito;
  •         Expor o seu conhecimento sobre um caso.

Analise se o texto é culturalmente adequado

Todo texto precisa estar integrado a um contexto maior do que simplesmente passar uma mensagem. Portanto, sua compreensão deve estar ligada à cultura local, todas as práticas e a história daquela comunidade. Por isso, o seu texto precisa estar culturalmente adequado a quem ele é direcionado, o público-alvo.

Entretanto, para que isso seja possível é preciso ter atenção com as referências usadas. Por exemplo, se você fala sobre a intolerância religiosa no Brasil, não vale a pena falar sobre o que acontece na Palestina. Pode ser que o avaliador não compreenda o que você pontuou. Por isso, cuidado com os seus argumentos.

A importância da revisão ajuda a avaliar a argumentação e sua qualidade

importância da revisão ajuda a avaliar a argumentação

Antes de entregar o seu texto em uma prova, avalie bem os argumentos do seu texto. Afinal, um texto argumentativo é um dos mais solicitados no Enem. Mesmo sempre um conteúdo simples, o candidato precisa prestar a atenção para argumentar apresentando uma solução. Portanto, somente concluir seu pensamento indicando possíveis resultados.

O resultado será um texto conciso, com ideias que mostram que o seu texto tem início, meio e fim. Além de ter uma excelente estrutura.

Conclusão

Mais do que somente fazer uma boa redação, você precisa entender a importância da revisão antes de entregar o texto. Passar para o papel todas as suas ideias pode ser um processo mais trabalhoso, pois ele precisa ser bem estruturado.

Na hora de escrever um texto, especialmente se for fluindo com as palavras vindo à mente, é preciso revisar depois de pronto. Afinal, você pode ter esquecido uma vírgula no meio do caminho e isso pode ser crucial para dar sentido a uma frase.

Conte com a Corrija-me para te ajudar a montar textos bem elaborados, coesos e coerentes. Nossa equipe compreende a importância da revisão e analisa os seus textos de forma personalizada, mostrando a você onde precisa melhorar e quais os pontos certos. Queremos ajudar você a passar para o lado dos aprovados e conquistar o seu objetivo.

Gostou do conteúdo sobre a importância da revisão? Deixe a sua opinião.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.