Como será a Redação Enem Digital

Compreender o que é a Redação Enem Digital é importante para se preparar corretamente para essa prova tão importante e que é a porta de entrada de muitos para a tão sonhada faculdade.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

 

Compreender o que é a Redação Enem Digital é importante para se preparar corretamente para essa prova tão importante e que é a porta de entrada de muitos para a tão sonhada faculdade.

É notável que a tecnologia tem cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Em vários setores da sociedade, ela é essencial e na educação não seria diferente. Afinal, ela torna tudo mais prático, eficiente e ágil. Por exemplo, fazer um sumário no Word ficou bem mais fácil do que recorrer aos tradicionais recursos de papel e caneta.

Atualmente, esse avanço tecnológico pode ser visto na Redação Enem Digital. Por isso, confira o que muda na aplicação da maior prova brasileira e também alguns tópicos que vão esclarecer dúvidas comuns sobre essa nova versão do teste virtual.

O que muda na redação tradicional para a Redação Enem Digital?

redação

A versão digital da prova do Enem vai seguir a mesma logística do teste impresso. Portanto, as provas serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, com as mesmas condições de confiabilidade e segurança. Sendo assim, o participante deve comparecer ao local indicado em seu Cartão de Confirmação de Inscrição, que é divulgado em novembro deste ano (2021).

Ao contrário do que muitos imaginaram, a aplicação da prova não será em casa ou realizada em um computador pessoal. A versão digital e impressa serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 e contarão com itens iguais e o mesmo tema de redação.

As provas de múltipla escolha serão realizadas em uma tela de computador. Entretanto, a redação será em formato impresso, nos mesmos padrões de aplicação e correção da versão tradicional. A Redação Enem Digital será no primeiro dia de prova.

Expectativa para o Enem Digital

redação digital

O formato do Enem Digital deve ser implantado de forma progressiva até 2026.  O objetivo é melhorar as questões de logística e também estimular as iniciativas de introdução dos estudantes à era virtual.

O futuro é digital, portanto, a tendência é o Enem ser também. Por isso, haverá a aplicação da prova em um computador pelo seu segundo ano. Logo, as questões de múltipla escolha não serão impressas, o que possibilita que os resultados sejam recebidos com mais velocidade, agilidade e flexibilidade.

A edição de 2021 dá continuidade ao projeto piloto aplicado no ano anterior. Para isso foram disponibilizadas 100 mil inscrições para a versão digital, das quais 96.086 confirmadas.

Entretanto, mesmo a prova de múltipla escolha sendo à frente de um computador, a Redação Enem Digital será nos antigos padrões. Então, é necessário levar a caneta esferográfica preta de material transparente para escrever manualmente o seu texto.

O que é necessário saber sobre a Redação Enem Digital?

Com a realidade atual do Brasil, devido à Covid-19, o acesso à internet tornou-se diário e constante, além de necessário na vida dos estudantes. Isso porque os alunos deixaram de ter um ensino presencial para iniciar o aprendizado remoto e digital em caráter emergencial.

Sendo assim, as matérias e exercícios que antes eram ensinados da forma tradicional, anotando todas as explicações no caderno e fazendo as atividades em folhas de papel, agora é feito on-line. A versão virtual da prova mostra que, mais do que nunca, a tecnologia veio para ficar.

Enem digital

Veja abaixo o que é necessário saber sobre a Redação Enem Digital:

  • A Redação Enem Digital será realizada no primeiro dia da prova, juntamente com a parte objetiva das áreas de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, assim como de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • O texto deve ser dissertativo-argumentativo, sendo que a estrutura deve conter uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é preciso sugerir uma solução para uma situação-problema;
  • Deve ser escrita com caneta esferográfica de tinta preta e o seu material deve ser transparente;
  • É necessário ter, no máximo, 30 linhas;
  • O título é opcional, sendo contado como linha, mas não é avaliado;
  • Importante ter uma letra legível para que o corretor não tenha dúvidas.

redação enem digital

Conheça os critérios de correção da redação

Veja abaixo quais os critérios de correção da Redação Enem Digital:

  • A nota da redação do Enem não mudou de valor, portanto, ela pode variar entre 0 e 1000 pontos;
  • O texto é avaliado por dois corretores, sendo assim, a nota final será a média aritmética dos pontos totais atribuídos por eles;
  • Cada corretor vai atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências que são avaliadas na redação. O total será a soma dos valores em cada uma dessas qualificações.

redação enem digital

O que zera a Redação Enem Digital?

Existem alguns critérios que fazem o candidato zerar a prova. São eles:

  1. A redação ter até 7 linhas escritas;
  2. Fugir do tema proposto;
  3. Não ser um texto no formato pedido, que é o dissertativo-argumentativo;
  4. Parte de a redação ser desconexa ao tema solicitado;
  5. Assinatura do candidato ou qualquer identificação do aluno.

É válido ressaltar que o estudante terá uma nova experiência nessa edição do Enem. Afinal, ele fará uma parte da prova em formato digital. Sendo assim, a forma como ele se organiza para realizar o exame é fundamental para obter um bom resultado.

Conclusão

Escreva sua redação Enem

É importante lembrar que o candidato deve prestar muita atenção ao horário em que os portões abrem e fecham. Normalmente, a abertura é às 12 horas e o fechamento às 13 horas. Portanto, organize-se, saia de casa com antecedência e evite se atrasar.

Além de estudar e treinar para a Redação Enem Digital, é essencial que a pessoa que vai fazer a prova se prepare mentalmente. Afinal, é preciso ter calma e tranquilidade na hora de fazer o teste. 

Se você quer se preparar ainda mais para a Redação Enem Digital, estude com a Corrija-me! Conheça a nossa plataforma de correção de redação e seja um dos nossos alunos, possuindo acesso a conteúdos exclusivos. Confira também o nosso blog que está sendo atualizado com informações sobre processos seletivos em todo o Brasil.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.