Tipos de argumentos para usar na redação

Argumentar na redação é uma forma de validar a tese – ou seja, a ideia principal defendida pelo autor do texto. Sendo assim, existem algumas maneiras de construir esses argumentos de forma que eles contribuam para a validação da tese.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Preparar-se bem para a redação significa criar um repertório sociocultural, e assim se torna muito importante conhecer os principais tipos de argumentos para usar na redação. 

Dessa forma, é possível que o autor valide as suas ideias através do seu repertório e das suas habilidades argumentativas. Sendo assim, confira agora quais são os principais tipos de argumentos para usar na redação. Aprenda, também, como exercitar a sua habilidade argumentativa e se preparar para as provas de redação! 

Os principais tipos de argumentos para usar na redação

Correção de redação online

O objetivo de um argumento dentro da redação é convencer o leitor a respeito do ponto de vista defendido pelo autor. Dessa forma, os argumentos podem ser uma ferramenta extremamente persuasiva. 

Confira agora os principais tipos de argumentos, bem como maneiras de utilizá-los dentro do seu texto! 

1- Argumentos de autoridade

Como o próprio nome já indica, o argumento de autoridade tem como objetivo validar as ideias através da fala de alguém que é especialista em determinado assunto. 

Por exemplo, se o tema da relação trata de economia, nada melhor do que citar algum especialista na área para demonstrar ao leitor que um “expert” do assunto também possui a mesma opinião que você! 

Tomemos como exemplo um texto que trata da violência contra a mulher, em que a tese do autor diz respeito aos comportamentos nocivos e machistas sofridos pelas mulheres, desde crianças. Aqui, a argumentação é feita a partir da fala de Simone de Beauvoir, uma filósofa renomada que contribui para a sua tese: 

“A pensadora francesa Simone de Beauvoir disse que não se nasce mulher, torna-se mulher. Isso demonstra como a vida em sociedade influencia nos comportamentos comumento associados ao sexo masculino e feminino, uma vez que essa separação feita tende a ser prejudicial”. 

2-Argumentos de comprovação

como argumentar uma redação

Um argumento por comprovação é aquele que apresenta dados, estatísticas, e se baseia em fatos mensuráveis. Ele fornece muita credibilidade ao texto, pois demonstra em números o que o autor está tentando passar ao leitor. 

Dessa forma, é um ótimo recurso para se utilizar no momento de comprovar a sua tese – ou seja, trazer informações que contribuam com o seu ponto de vista e ajudem a convencer o leitor da sua opinião. 

Seguindo o mesmo exemplo, em um texto sobre violência contra a mulher, um argumento de comprovação poderia ser colocado como no trecho abaixo: 

“Segundo pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, cerca de 70% das mulheres já sofreram assédio no ambiente de trabalho. Isso demonstra como o machismo está enraizado em nossa sociedade, e afeta as mulheres nos mais diversos ambientes”.

Perceba como citar números e uma instituição trouxe uma maior credibilidade ao texto. Esse é o papel do argumento de comprovação: trazer fatos e estatísticas que comprovem as ideias do autor. 

3- Argumentos de exemplificação 

tipos de argumentos para usar na redação

Assim como o nome já aponta, um argumento de exemplificação trabalha trazendo exemplos ao texto. Dessa forma, o autor pode associar algum acontecimento ou fato com a sua tese, de maneira a demonstrar como a sua opinião é baseada em análises reais. 

Seguindo o pensamento dos exemplos anteriores, uma colocação de argumento de exemplificação, poderia ser:

“Maria da Penha, Jessyka Lainara, Thais Mendonça: todas essas são pessoas com uma triste característica em comum: são vítimas de violência contra a mulher, e representam as manifestações de ódio infelizmente muito comuns em nossa sociedade.” 

Por que é importante praticar esses tipos de argumentos para usar na redação? 

Compor argumentos de qualidade é o que caracteriza uma boa redação dissertativa-argumentativa. Os argumentos são a essência do texto e cumprem um papel muito importante. 

Sendo assim, se preparar e desenvolver as habilidades de argumentação é essencial. O primeiro passo é conhecer os principais tipos de argumento, e então praticar! 

Para isso, você pode conferir essa lista especial da Corrija-me, com temas variados de redações que podem ajudar você a praticar a construção dos seus argumentos:

  1. Influência dos discursos preconceituosos de autoridades;
  2. A relevância de grandes lideranças para as transformações sociais;
  3. Redução da maioridade penal: necessidade ou arbitrariedade?
  4. De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
  5. Marco regulatório do saneamento básico: Universalização ou perpetuação do problema sanitário?
  6. Animais devem ter direitos e garantias legais?
  7. Imprensa: Ora cúmplice, ora vítima;
  8. O modal ferroviário é uma boa alternativa para o Brasil?
  9. Qual a relevância de personalidades para fortalecer a ajuda humanitária?
  10. A retórica da educação: Abismos entre teoria e prática.

Se você quer investir em uma preparação de alto nível, faça agora mesmo o seu cadastro gratuito na Corrija-me! Essa é uma plataforma online de correção de redação, que conta com diversos cursos focados nas principais bancas do país e pode ajudar você a atingir uma excelente nota na redação.  

Correção de redação

Com as correções da Corrija-me, você vai ser capaz de identificar os seus pontos fracos e desenvolver suas habilidades em redação no geral – incluindo a argumentação! 

Faça como milhares de estudantes que, com a ajuda dos professores e profissionais da Corrija-me, potencializaram as suas habilidades de produção de texto e conquistaram uma excelente nota na redação! A sua tão sonhada vaga pode estar a apenas alguns cliques de distância!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *