Melhorar a argumentação na redação: 5 dicas

A argumentação é uma peça-chave em uma redação dissertativo-argumentativa. Os argumentos, nesse caso, validam a tese (ideia principal) e contribuem para a credibilidade e a fluidez do texto. Sendo assim, fazer uma boa argumentação é fundamental para atingir uma boa nota em qualquer prova de redação!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Se você deseja redigir um bom texto argumentativo, precisa saber como melhorar a argumentação na redação! Isso significa entender que argumentar não é o mesmo que expor as suas ideias sem uma estrutura e adequação correta. 

Uma boa argumentação valida a ideia principal do autor e ajuda a convencer o leitor a perceber aquele ponto de vista. Sendo assim, é um recurso fundamental para quem deseja conseguir uma boa nota na redação de vestibulares e demais processos seletivos. 

Para isso, confira agora 5 dicas exclusivas para melhorar a argumentação na redação! Entenda por que argumentar é tão importante, e como compor um texto com argumentos claros e coerentes!

5 dicas para melhorar a argumentação na redação

argumentos na redação

A redação é uma prova que conta muitos pontos em um processo seletivo, por isso é muito importante saber como ela é constituída e como estruturar um bom texto para que ela ofereça uma significativa contribuição para a nota final, e não o contrário.

A redação dissertativa-argumentativa é o estilo mais comum encontrado no país – a famosa redação do Enem, por exemplo, precisa ser escrita dessa forma.

O ato de argumentar em um texto vai além de expor a opinião! O primeiro passo é escolher uma tese, ou seja, uma ideia baseada na sua opinião sobre o tema, que será defendida ao longo da redação. 

Assim, a argumentação vai auxiliar a convencer o leitor sobre aquilo que você propõe com sua escrita! Confira agora 5 dicas especiais de como fazer isso! 

1- Crie um bom repertório 

repertório para a redação

Como o tema da redação é sempre surpresa, é necessário construir um bom repertório para conseguir redigir um texto sobre o assunto em questão. Você pode fazer isso de diversas formas, por exemplo:

  • Assistir a noticiários e a filmes;
  • Ler livros e acompanhar séries;
  • Acessar sites de notícias e portais de informação on-line;
  • Escutar podcasts ou músicas;
  • Acessar blogs de redação, como o blog do Corrija-me!

As opções são muitas, e todas elas contribuem para que o candidato acumule um acervo de conhecimento que pode ser utilizado na hora da prova, então , valer-se disso na argumentação pode ser muito benéfico. 

Sendo assim, você pode argumentar apresentando fatos que você viu no noticiário, dar exemplos que acompanhou em algum filme ou série, trazer a citação de algum livro ou autor de que você gosta! 

Veja aqui como utilizar trechos de música na redação com esse vídeo especial do Corrija-me: 

Tudo isso vai contribuir para validar ainda mais os seus argumentos, pois você estará trazendo ao texto informações retiradas de outras fontes. Dessa maneira, pode provar que não é o único com tal pensamento, e que a sua opinião, na verdade, baseia-se no estudo e na observação de outros pontos da sociedade. 

2- Baseie seus argumentos em análises reais e críticas

Como um complemento ao item 1, é necessário utilizar argumentos com base na realidade. Além disso, apenas trazer uma informação desencontrada dentro do texto de nada adianta: é preciso fazer uma reflexão e associá-la ao tema que está sendo colocado na redação. 

Isso significa que você precisa exercitar o seu senso crítico, e trazer no seu texto uma reflexão sobre a informação apresentada, e não apenas a informação em si. 

Por exemplo, em uma redação cujo tema é violência contra a mulher, você pode trazer o dado de alguma pesquisa que apontou o aumento desses casos durante a pandemia, mas, além disso, precisa estruturar essa informação de maneira que ela contribua para o seu argumento. 

3- Não seja vago, nem generalize

jovem estudando a argumentação na redação

Um dos quesitos de avaliação das bancas que mais frustram os avaliadores é encontrar passagens no texto recheadas de senso comum e de generalizações. 

Por isso, para construir uma boa argumentação, evite afirmações muito básicas, sem conteúdo. Utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente, não é interessante afirmar que “a violência contra a mulher prejudica muito a sociedade”.

Essa é uma afirmação que qualquer pessoa é capaz de fazer. Por isso, opte por trazer frases com um conteúdo mais profundo, que demonstrem o que você quer dizer e represente as suas ideias. 

4- Organize seus argumentos e elenque os mais importantes 

Antes mesmo de iniciar a escrita, você pode – e deve! – organizar os seus pensamentos e ideias para contemplar como eles serão colocados dentro do texto. 

Isso significa planejar os seus argumentos, e identificar entre eles qual é o mais forte, que irá se tornar o principal, quais podem complementá-lo e quais podem ser descartados. 

Se você quer aprender mais sobre como fazer um planejamento textual para redação, pode clicar nesse link e ler esse artigo especial da Corrija-me sobre o assunto! 

Dessa forma, você vai aprender como se organizar melhor e, por consequência, escrever uma redação muito mais coesa e de leitura agradável. 

5- Conte com a ajuda dos melhores professores de redação do país!

estude redação online

Para se preparar e melhorar as suas habilidades de argumentação, você pode contar com o auxílio dos melhores profissionais do país através da Corrija-me!

Essa é uma plataforma totalmente on-line, com aulas e correção de redação, que já auxiliou milhares de candidatos a conquistarem a tão sonhada vaga! 

Clique neste link para realizar o seu cadastro gratuitamente na plataforma de correção de redação, sem compromisso, e entenda melhor como funciona esse sistema que pode te transformar em um verdadeiro expert na redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *