Como fazer a conclusão da redação

A conclusão de uma redação é uma parte crucial do texto: é nela que todas as ideias apresentadas ao longo do texto se conectam e o encerramento é feito. Dessa forma, é muito importante saber como desenvolver uma boa conclusão para encerrar a redação com chave de ouro.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A conclusão da redação é um elemento muito importante do texto. Ela é composta pelo parágrafo que conecta as ideias da introdução com os argumentos do desenvolvimento, fornecendo um fechamento do pensamento.

Uma conclusão desajeitada pode comprometer a nota final de uma redação. Ela precisa ser uma síntese bem estruturada do texto, e fornecer uma proposta de intervenção ou solução para o problema tratado. 

Sendo assim, confira agora como redigir uma excelente conclusão da redação. Aprenda, também, qual é a importância de uma finalização adequada para um texto dissertativo! 

Em que consiste uma conclusão da redação? 

A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. 

Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção. Esse é um requisito obrigatório na redação do Enem.

Além de tudo isso, uma boa conclusão deixa o leitor com um sentimento de satisfação. A análise crítica sobre o tema proposto se faz muito importante na conclusão. 

Como fazer uma boa conclusão da redação? 

Estudar redação

Praticar a escrita da redação é a maneira correta de estudar. É dessa forma que o candidato vai se acostumando com a elaboração de um texto em que as ideias são apresentadas de uma determinada maneira. 

Por isso, se você deseja exercitar a sua habilidade com a conclusão, com a argumentação e com a escrita no geral. O ideal é praticar e redigir no mínimo uma redação por semana. 

Além disso, para finalizar o seu texto em alto estilo e construir uma boa conclusão, existem algumas dicas que você pode seguir. Confira agora 5 dicas especiais para produzir uma boa conclusão e garantir aquela nota alta na redação; 

1- Retome a introdução

Escrever uma boa conclusão

Para realmente entregar um texto em que todos os parágrafos se conversem e as ideias são apresentadas de uma maneira clara, você deve retomar a ideia principal da introdução na conclusão. 

Lembre-se: não se trata de repetição, mas sim de relembrar o questionamento feito na introdução e respondê-lo. É interessante também trazer as palavras-chave do tema. 

Dessa forma, na conclusão você vai confirmar o que foi dito na introdução, afirmando e comprovando a ideia apresentada. 

2- Seja claro e objetivo

A conclusão não serve para divagar. O objetivo dela, como o próprio nome já indica, é concluir os pensamentos e encerrar o texto. 

Dessa forma,  não a utilize para argumentar muito ou apresentar novas ideias – o espaço para isso é na introdução e no desenvolvimento, ou seja, nos parágrafos anteriores!

Por isso, foque nas soluções que podem ser apresentadas ao leitor, sendo sucinto e objetivo.  

3- Evite clichês

Uma boa redação conta com uma conclusão é aquela construída com os termos certos. Por isso, é recomendado evitar a utilização de expressões como “em resumo” e “por fim”. 

Existem alternativas bem mais interessantes que essa, que contribuem para que o texto flua melhor e os períodos sejam mais claros e diretos. 

4- Ressalte a ideia principal do texto

Esse é o momento de defender a sua ideia e ressaltar, mais uma vez, seus principais argumentos. Dessa forma, construa uma conclusão que se adeque aos argumentos já apresentados, e que valide o que já foi dito anteriormente. 

5- Apresente uma perspectiva

Ao apresentar uma solução para o problema citado ao longo do texto, você pode buscar alguns prováveis resultados. Dessa forma, é interessante trabalhar com a conscientização geral e utilizar termos como “se faz necessário”, “é preciso que” ou “é imprescindível que…”. 

Para complementar as informações apresentadas, confira esse vídeo especial da Corrija-me sobre a melhor forma de fazer uma conclusão nos moldes do Enem e da Fuvest!

Conheça a Corrija-me – Plataforma de Correção de Redação!

Uma boa conclusão faz parte da estrutura de uma redação com nota alta! É ela que complementa e valida tudo o que foi apresentado ao longo do texto. Dessa forma, é extremamente importante saber como fazer uma boa conclusão! 

Se você quer adquirir mais conhecimento, não apenas sobre a conclusão da redação, mas sobre o restante da sua estrutura e assim se preparar com os melhores profissionais em redação do país, precisa conhecer a Corrija-me! 

A Corrija-me é uma plataforma exclusiva que conta com diversas aulas, correção de textos e os melhores professores, tudo isso para ajudar você com a tão sonhada aprovação. 

Faça parte você também de uma comunidade de alunos que garantiram a sua aprovação em diversos vestibulares e concursos. Crie o seu cadastro grátis e entenda melhor como transformar e melhorar os seus textos pode ser fácil com o método especial da Corrija-me

Além disso, não deixe de conferir  o blog do Corrija-me, e fique por dentro de diversas dicas e conteúdos exclusivos para aumentar ainda mais o seu conhecimento e repertório e, dessa forma, conquistar uma excelente nota na redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *