Projeto de texto para redação: como criar um!

Um projeto de texto para redação nada mais é do que um planejamento das ideias que serão apresentadas no texto, bem como a maneira como elas serão colocadas ao decorrer dos parágrafos. Esse pode ser um recurso muito interessante para ajudar os candidatos a conquistarem uma boa nota nas provas de redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Um projeto de texto para redação consiste em planejar os tópicos que serão abordados e a maneira com que eles serão estruturados dentro do texto. Esse é um recurso muito benéfico para qualquer indivíduo que deseje se sair bem na redação. 

Desenvolver esse projeto de texto antes mesmo de fazer o rascunho pode auxiliar muito no quesito avaliativo das bancas, que consiste em verificar a capacidade do candidato de selecionar e organizar os pensamentos com coerência. 

Sendo assim, confira agora como fazer um projeto de texto para redação. Aprenda como esse planejamento pode ajudar você a conquistar uma boa nota na redação, e, por consequência, a sua tão sonhada vaga!

O que é um projeto de texto para redação? 

estudar com um projeto de redação

O projeto de texto, como o próprio nome já indica, nada mais é do que um planejamento das ideias que serão colocadas no texto e da estrutura que elas vão formar. 

Dessa forma, também faz parte do projeto de texto pensar nos argumentos que serão utilizados para defender a ideia principal do autor – em outras palavras, a tese. 

Da mesma maneira, é durante o projeto de texto que é definida a ordem na qual esses argumentos serão apresentados na redação. Isso significa que, nessa parte, já é possível ter uma ideia de como serão os parágrafos! 

Então, um projeto de texto para redação serve também para garantir que dados importantes e informações cruciais não fiquem de fora. Em adição, também contribui para que o indivíduo enxergue tudo com mais clareza, evitando a construção de um texto confuso e com ideias desencontradas. 

Como construir um projeto de texto para redação? 

construir um projeto de redação

Ao construir um projeto de texto para redação, o candidato deve ser capaz de visualizar a redação finalizada: com o número de parágrafos, com o conteúdo de cada parágrafo, e com a organização das ideias e dos argumentos. 

Para fazer isso, é necessário pensar em questões básicas como:

  • Temática (assunto geral do texto);
  • Tese (ponto de vista que será defendido no texto);
  • Argumentos (ideias que vão servir para defender a tese);
  • Conclusão (resumo das ideias apresentadas e apresentação de uma solução)

Em provas de redação, pensar na temática significa ler atentamente a proposta de redação, bem como fazer a leitura dos seus textos de apoio. A partir dessa reflexão, surgirá a tese. 

A partir daí, com uma tese, ou seja, com um ponto de vista definido, é preciso ir organizando os argumentos de uma maneira lógica e coerente. Isso significa reunir todas as ideias e categorizá-las, definindo assim, o que vai para o texto. 

Para completar, deve também imaginar a sua conclusão bem estruturada, com a retomada da tese e a apresentação de uma solução – ou proposta de intervenção, como é exigido pelo Enem. 

Por que estudar utilizando um projeto de texto para redação pode ser bom 

construir um projeto de redação

Essa é uma técnica muito útil, pois ajuda o candidato a organizar as suas ideias e entender melhor quais são os pontos mais importantes que não podem deixar de constar no texto! 

Na hora de uma prova, pode ser um aliado no combate à ansiedade e ao nervosismo, pois auxilia a criar um “esqueleto” base para o texto. Um projeto de texto para redação também é muito importante para que o indivíduo visualize melhor as suas ideias e, a partir disso, organize melhor a sua redação de uma maneira geral. 

Dessa forma, treinar redação em casa com um projeto de texto para redação pode ajudar muito! Para tal, basta que você escolha um tema de redação, e comece analisando a temática, tal como indicado anteriormente nesse texto. 

Após isso, é só ir estruturando tudo, refletindo sobre os pontos-chave: tese, argumentos e conclusão. 

Se você está em dúvida entre qual tema escolher para praticar a redação e o projeto de texto, aqui vão algumas sugestões:

estudante no vestibular

Treinar a habilidade de planejar o texto é tão fundamental quanto a escrita em si – afinal, em um vestibular ou concurso você também precisa gerenciar o tempo, e isso significa otimizar o processo de transformar as suas ideias em um texto no papel. 

Por isso, o indicado é utilizar o método de  projeto de texto cada vez que for escrever uma redação! Com bastante treino, suas ideias vão fluir de uma maneira muito mais natural entre a sua mente, o seu projeto de texto, e a sua redação! 

Além disso, se você deseja se preparar com o auxílio dos melhores profissionais em redação do país, em uma plataforma com diversos cursos e correções de redação, precisa conhecer a Corrija-me!

Funcionando de uma maneira totalmente digital, a Corrija-me já levou milhares de estudantes a conquistar o sonho da aprovação! Clique aqui para realizar o seu cadastro gratuito e entender um pouco melhor como funciona essa plataforma incrível! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *