Como estudar para uma redação

Saber como estudar para uma redação é algo importante para todo candidato ao vestibular. Afinal, essa etapa da prova é importante para garantir bons pontos e ser aprovado.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Você sabe como estudar para uma redação? Muitos candidatos já sabem o que estudar para outras disciplinas que são cobradas em provas como Enem e Unicamp. Mas e para a produção de texto?

Quando falamos de redação, muitas pessoas ainda não sabem por onde começar. Mesmo a produção de texto sendo uma parte essencial dos exames nacionais, ela ainda é deixada de lado. E como seu peso é significativo, é preciso lhe dar a devida importância.

Como estudar para uma redação

Por isso, para você saber como estudar para uma redação, vamos dar algumas dicas essenciais. Portanto, continue acompanhando este artigo e tenha uma boa leitura!

Por que é preciso saber como estudar para uma redação?

Em todas as provas, a redação costuma ter um peso muito grande. Logo, essa parte dos exames pode definir se você vai alcançar a sua meta ou não.

Estudar redação

O Enem, por exemplo, tem a parte de produção textual responsável por 20% da pontuação total do exame. Entretanto, há outros vestibulares em que a nota da redação vale mais do que as demais etapas.

Sendo assim, é essencial saber como estudar para uma redação. Afinal, a sua entrada ou não para a universidade pode depender dela.

Dicas de como estudar para uma redação

Você sabe como estudar para as provas de português, biologia ou química. Mas sabe como estudar para uma redação? Confira abaixo como você pode se preparar para escrever um bom texto: 

1 – Tenha o hábito de ler

Como estudar para uma redação

A primeira dica parece muito clichê, não é mesmo? Mas ela é a principal. Afinal, por meio da leitura você adquire conhecimento, o qual é essencial na hora de construir um bom texto.

Essa prática aumenta o seu repertório sociocultural. Portanto, inclua em sua rotina a leitura de jornais, revistas, livros e outros tipos de materiais. Essa prática te ajuda a:

  •  Assimilar melhor as regras gramaticais;
  •  Aumentar o seu vocabulário;
  •  Conhecer diferentes gêneros textuais.
  •  Estimular a criatividade.

leitura

2 – Saiba quais são os principais erros gramaticais e fuja deles

Muitos desvios de gramática passam despercebidos na hora de fazer uma redação. Entendê-los faz parte do processo de como estudar para uma redação. Afinal, alguns deles são muito comuns.

Cuidado com erros simplórios como trocar o “mas” pelo “mais”. Ou ainda, o “a gente” por “agente”. Pode parecer mentira, mas, infelizmente, eles ainda surgem no meio de uma produção textual.

3 – Grave os referenciais teóricos

Grave um ou dois referenciais teóricos de cada eixo temático como política, problemas sociais e meio ambiente. Eles servem como coringa para dar fundamento a sua argumentação.

Tenha também conhecimento geral sobre temas específicos dentro de cada eixo. Por exemplo, saiba sobre o desmatamento da Amazônia, que é um assunto acordado dentro do eixo meio ambiente.

4 – Pense como se fosse o corretor da sua redação 

Ao escrever a sua redação, olhe para ela com o mesmo olhar crítico de um corretor. Esse será um exercício de autoconhecimento de como estudar para uma redação. Afinal, ele vai te ajudar a identificar seus erros e acertos. Isso porque, quando você identifica que precisa melhorar em algo, fica mais fácil entender e aceitar o que precisa ser desenvolvido. Além disso, você consegue acompanhar melhor a sua evolução!

5 – Treine muito

Produção de texto

Essa é a parte essencial de como estudar para uma redação. Afinal, a produção textual precisa de treino. Portanto, não adianta colocar as outras dicas em prática se você não separar um tempo para escrever.

É fundamental colocar a mão na massa antes da prova. Sendo assim, faça um verdadeiro exercício semanal. Depois disso, tire um horário todos os dias para escrever. Lembre-se: a prática leva à perfeição!

estudar redação

6 – Treine vários tipos de redações

Outro ponto importante de como estudar para uma redação é treinar os seus vários gêneros textuais. O Enem pede o tipo dissertativo-argumentativo, mas outros vestibulares costumam solicitar outra proposta de texto.

Sendo assim, pegue um tema e desenvolva-o em diferentes formatos de texto. Por exemplo, faça um artigo, uma dissertação e uma crônica. Dessa forma você vai exercitar mais de uma forma de escrever o mesmo assunto.

7 – Amplie o seu vocabulário 

Aqui a leitura entra como uma importante aliada. Afinal, para ter um bom repertório vocabular é necessário conhecer novas palavras. O Enem, por exemplo, observa bastante se o candidato tem um vocabulário variado.

A Corrija-me te ajuda a estudar para fazer uma boa redação

Prova vestibular

Que tal se preparar com quem realmente entende do assunto? Afinal, além de todas as dicas que demos acima, você ainda tem o apoio e auxílio de excelentes profissionais.

Mais do que saber como estudar para uma redação, aprender a desenvolver uma é essencial. Ter esse conhecimento faz toda a diferença na hora de produzir um texto e tirar uma excelente nota. Seja para o Enem ou outro vestibular.

A Corrija-me conta com uma equipe que possui um alto conhecimento e está sempre à disposição para auxiliar os seus alunos. Além disso, conta com a maior plataforma de ensino on-line para preparar candidatos para as redações de provas como vestibular e concurso.

Você vai poder enviar todas as produções que fizer. Portanto, além de saber como estudar para uma redação, vai receber a correção das suas produções. Dessa forma, terá um norte para saber onde está errando e acertando.

Além disso, aprende a escrever diferentes estilos de textos. Ou seja, tem um aprendizado completo sobre tudo o que abrange o universo das redações!

Ficou interessado? Então, acesse o nosso site e conheça a Corrija-me!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.