A importância da leitura para a escrita da redação

A importância da leitura para um aluno vai além conseguir fazer uma boa redação. Ela é necessária para aprender novas palavras, compreender sobre variados assuntos e, ainda, tem o poder de exercitar o cérebro, deixando a sua memória melhor.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Você já parou para analisar sobre a importância da leitura para escrever uma redação? Aliás, ler tem uma relevância significativa em nossa vida. Afinal, desde que começamos a compreender o nosso idioma, ou seja, quando crianças, precisamos entender como funciona a linguagem para interagir com o mundo que nos cerca.

Seja na escola, no trabalho ou  na faculdade, estamos sempre em contato com a leitura. Mas é preciso mais do que saber ler: é importante ter a manutenção dela. Isso porque ler promove conhecimento e amplia as nossas visões. Além disso, nos ajuda a escrever melhor.

importância da leitura

Toda pessoa que vai prestar vestibular, Enem ou concurso precisa ter o hábito de ler. Afinal, esse costume influencia diretamente uma boa escrita. Se você quer compreender a importância da leitura para fazer uma boa redação, continue acompanhando este texto. Vamos te dar bons motivos para inserir essa prática em sua rotina.

leitura

Por que ler é tão importante?

A escrita é uma forma de organizar, expor e defender os nossos pensamentos. Além de ser uma forma recorrente de avaliação nas escolas e faculdades.

No entanto, quando uma pessoa não tem o hábito de ler, escrever torna-se um problema. Afinal, a sua bagagem de conhecimento e até mesmo de palavras fica comprometida. Portanto, escrever bem está intimamente ligado à prática da leitura.

Você gosta de ler? Quanto tempo se dedica a essa prática? Se você tem um tempo de qualidade para a leitura e se sente bem nesse momento, meus parabéns! Afinal, você é um brasileiro fora da curva e as suas chances de ter uma boa escrita são muito maiores!

Qual a importância da leitura para fazer uma boa redação?

leitura importância

A leitura traz diversos benefícios para a escrita. Desde o desenvolvimento emocional até o cognitivo. Além disso, é possível adquirir conhecimento sobre diversos temas. Consequentemente, há uma evolução nos argumentos e na construção da defesa de sua tese na redação.

Veja alguns motivos para você compreender a importância da leitura para escrever uma boa redação:

1 –  Ajuda a falar sobre diversos assuntos

Quem tem o hábito de ler adquire bagagem sobre diversos assuntos. Isso porque a pessoa que tem esse costume amplia o seu conhecimento sobre vários conteúdos. Sendo assim, uma pessoa que lê com frequência, consegue falar sobre fatos reais até a ficção.

2 – Importância da leitura para a memória

Quanto mais livros alguém ler, maior será a sua compreensão sobre determinados assuntos. Ao compreender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, você começa a se lembrar dele com mais clareza.

Ler bons livros ajuda a sua memória a gravar sobre temas relevantes. Portanto, faz muito bem para o cérebro.

Quando você tem uma boa memória, consegue desenvolver textos coerentes, usando a sua bagagem de conhecimento. Afinal, somente quem guarda o que leu consegue lembrar deles na hora de escrever o seu texto.

3 – Melhoria das estratégias

Uma boa leitura ajuda um aluno a desenvolver melhor suas estratégias argumentativas na hora de construir uma redação. Além disso, ler é uma forma de você estar em contato com a norma culta da língua portuguesa. Portanto, você pratica a gramática correta e enriquece o seu vocabulário.

importância da leitura

Influência da leitura na redação

Quem lê tem uma excelente bagagem cultural, gramatical e um amplo vocabulário, além de adquirir um grande conhecimento sobre diversos assuntos. Veja os níveis de leitura existentes:

importância da leitura

Leitura superficial

Esse é o tipo de leitura feita de forma rápida. Ela é usada em nosso dia a dia para pesquisas rápidas em sites, blogs e notícias. Aqui é o famoso “passar os olhos”, sem fazer nenhum tipo de análise ou reflexão sobre o tema. Portanto, a absorção do tema é mais limitada.

Leitura profunda

Essa é uma leitura mais lenta, rica em detalhes, aquela em que fazemos uma imersão no tema. São feitas com obras com maior densidade, alusões e metáforas. Por isso, para melhor compreensão desta, é preciso ter tempo para entender o que foi escrito.

Como iniciar o hábito da leitura

ler

Até aqui você viu qual a importância da leitura para escrever uma boa redação. Mas se você ainda não tem esse hábito, calma. Afinal, desenvolvê-lo não é algo tão difícil. Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a inserir a leitura em sua rotina, veja:

  • Inicie esse hábito com assuntos que te despertem atenção em jornais, revistas, blogs e outros. Isso dará a você aquele gostinho pela leitura e, aos poucos, vá diversificando os temas;
  • Separe um tempo para ler diariamente, por exemplo, 20 minutos por dia;
  • Use momentos oportunos para ler. Por exemplo, se você estiver na fila de um banco e o atendimento demorar, leia sobre algo do seu interesse. Ao invés de ficar em alguma rede social, aproveite para ter uma nova experiência literária;
  • Se você não gosta de livros físicos, leia os digitais. Afinal, até em seu celular é possível carregá-los. São práticos e também com muito conteúdo.

Melhorando a sua redação

A importância da leitura para construir uma boa redação é um fato. Afinal, sem ler, você não consegue ter conhecimento sobre os temas e nem bons argumentos para construir uma dissertação.

Assim, para te ajudar a melhorar o seu texto, separamos valiosas dicas. Confira:

  • Tenha sempre um caderninho ao lado para anotar seus pensamentos sobre determinadas passagens da sua leitura;
  • Leia com o mínimo de distração possível, de preferência, longe do celular. Se um livro estiver em seu smartphone, desative as notificações para não ser incomodado;
  • Anote as dúvidas para pesquisar sobre elas depois;
  • Reflita sobre o que leu e procure anotar algo, desenvolvendo a sua própria linha de raciocínio sobre o assunto.

ler livro

Vale lembrar que a importância da leitura não é somente para ter uma boa redação, mas é algo que melhora a sua vida! Afinal, ela mantém o seu cérebro ativo. Quanto mais você pratica a leitura profunda, conseguirá ter mais autonomia para escrever e pensar.

Gostou do conteúdo? Se você compreendeu a importância da leitura para a redação, parabéns! Conte também com a nossa equipe para te ajudar a desenvolver bons textos e ser aprovado em seus exames!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *