Como aumentar o repertório sociocultural para a redação

O repertório sociocultural em uma redação representa o conhecimento do autor sobre outros campos como história, economia, filosofia, sociologia e cultura popular no geral. Isso tudo serve para ajudar a fundamentar as ideias apresentadas no texto e auxiliar a argumentação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Saber como  aumentar o repertório sociocultural para a redação é muito importante, pois este é um recurso que agrega valor ao texto e ajuda na argumentação e validação das ideias apresentadas. 

Através de citações, dados, estatísticas, trechos de livros ou música, é possível construir um texto interessante, capaz de atrair o leitor e representar o conhecimento do autor sobre diversas áreas. 

Por isso, confira aqui 10 dicas exclusivas sobre como aumentar o repertório sociocultural na redação e fundamentar os seus argumentos com a ajuda desses recursos! 

10 dicas sobre como aumentar o repertório sociocultural na redação

estudando para a redação

Em um texto dissertativo-argumentativo, além de argumentar, é muito importante basear esses argumentos em repertório sociocultural.

Isso significa trazer no texto algum conteúdo que agregue informação e comprove a ideia defendida (tese). Confira agora 10 dicas para construir um bom repertório!

1- Assista a filmes e séries

Além de um momento de lazer, assistir a filmes e séries também pode ajudar o candidato a aumentar o seu repertório. Trazer exemplos retirados de peças audiovisuais pode ser muito interessante para a redação!

2- Escute podcasts

Podcasts são uma excelente fonte de informação. Existem podcasts sobre os mais variados assuntos, e o melhor de tudo é que eles são muito práticos! Você pode escutar enquanto realiza outras atividades, por exemplo. 

Veja esse vídeo do canal da Corrija-me sobre como os podcasts podem ser uma excelente opção para adquirir conhecimento e aumentar o seu repertório! 

3- Memorize algumas citações

estudando online para a redação

Uma citação é algo que representa a cultura que o autor do texto carrega. Você pode citar trechos de livros que leu, filmes a que assistiu, e até mesmo de músicas que conhece. 

Além disso, pode também, memorizar algumas frases de pensadores de diversas áreas. Confira aqui esse post da Corrija-me e veja diversas opções de citações que podem se encaixar na sua redação

4- Acompanhe blogs de redação

Utilizar a internet para receber dicas é uma excelente forma de adquirir conhecimento para seu repertório na redação. Sendo assim, não deixe de visitar portais online que falem sobre produção textual!

No blog da Corrija-me, por exemplo, você encontra diversos posts sobre temas diversos de redação. Dessa forma, pode expandir os seus conhecimentos!

5- Assista a noticiários 

repertório sociocultural na redação

É muito comum que os temas das propostas de redação, em especial as do Enem, sejam relacionados a questões sociais. Por isso, é muito importante estar por dentro do que acontece no país e no mundo. 

Você pode fazer isso acompanhando as notícias através de jornais televisivos, portais de notícias online, entre outros recursos. 

6- Leia muito! 

Ler é fundamental em vários aspectos da escrita. A leitura fornece vocabulário, e é claro, auxilia na construção do repertório sociocultural! Por isso, é recomendada a leitura em diversas fontes: livros de literatura fictícia, biografias, revistas, jornais, sites, resenhas, poesia, e vários outros!

7- Treine escrevendo redações sobre temas diversos

estudar para a redação

Praticar a redação é essencial, e para treinar a sua argumentação e aumentar o seu repertório, o indicado é que você escreva diversas redações com temas diferentes! 

Para praticar, você pode escolher temas a partir dessa lista preparada pela Corrija-me:

  1. Combate à violência sexual: o estupro virtual;
  2. Imposto verde: Mais arrecadação à máquina pública ou preservação ambiental?
  3. A flexibilização do porte e posse de armas contribui para uma sociedade menos violenta?
  4. Abandono de animais: Negligência ou necessidade?
  5. Uso de aplicativos espiões para vigiar os parceiros: Abuso digital?
  6. Ensino técnico ou regular: Qual a melhor opção para a formação do indivíduo?
  7. Radares: Indústria da multa ou educação no trânsito?
  8. A EAD favorece a democratização do conhecimento?
  9. A relevância da Floresta Amazônica para a regulação do clima e a necessidade de preservação;
  10. Hackeamento de mensagens: crime ou ciberjustiça?

8- Utilize as redes sociais de forma inteligente

Pode parecer estranho, mas as redes sociais podem sim ser uma fonte de informação de qualidade! Existem muitos perfis, inclusive de grandes canais de comunicação, que utilizam as redes sociais para transmitir conteúdo. 

O melhor de tudo, é que esse conteúdo é adaptado ao meio virtual, ou seja, é geralmente mais leve e descontraído! Sendo assim, procure sempre por perfis nas redes que transmitam conteúdos divertidos e diversos. 

9- Seja crítico com as informações que adquirir!

estudante no computador

Um ponto muito importante, além de se cercar de informações, é saber filtrá-las e colocar sobre elas um olhar mais crítico. Isso significa não aceitar qualquer opinião sem questionar, mas sim participar de discussões de uma forma ativa. 

Lembre-se de que apenas colocar informações aleatórias na redação não é bom, é necessário levantar um questionamento e usá-lo para contribuir com o seu texto. 

10 – Conte com a ajuda da Corrija-me! 

A Corrija-me é uma plataforma que pode te ajudar muito a melhorar as suas habilidades de redação! Essa é uma plataforma online, e você pode fazer o seu cadastro gratuito clicando aqui

Na Corrija-me – Plataforma de correção de redação, você vai contar com o auxílio dos melhores professores do país, em diversos cursos focados nas principais provas de redação do Brasil. Além disso, vai contar também com a correção dos seus textos, para melhorar cada vez mais. 

Dê agora mesmo mais esse passo rumo a sua aprovação! Faça como milhares de candidatos que já garantiram o seu lugar na universidade, conquistando uma nota incrível na redação com a ajuda da plataforma mais completa de redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *