Como desenvolver uma redação Enem no tempo adequado

A redação Enem é o momento mais esperando por todos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, saber como desenvolver o texto no tempo certo para tirar uma boa nota é essencial.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Na hora de fazer a redação Enem, muitos alunos se atrapalham com o tempo gasto. Portanto, descobrir como fazer um bom texto de forma rápida é importante. Afinal, o desequilíbrio no período para escrever pode trazer grandes prejuízos.

Isso porque não somente a redação, mas todas as questões precisam ser analisadas com calma. Calcular o tempo disponível é essencial para fazer uma boa prova. Por isso, saiba agir de forma estratégica.

Redação Enem

Aprender a otimizar o tempo gasto para a redação Enem é garantir a melhor nota! Se você quer ser mais ágil na hora de escrever o seu texto, continue acompanhando o nosso artigo. Vamos te dar dicas valiosas. Boa leitura!

O que é cobrado na redação Enem?

O site oficial do Enem mostra o que é preciso para desenvolver uma boa redação dissertativa-argumentativa. Segundo as orientações dadas pelo Inep, a prova avalia o candidato em 5 competências:

1 – Demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

2 – Entender corretamente qual é a proposta da redação Enem, usando os conceitos das várias áreas de aprendizado para desenvolver o tema. Mas que sejam de acordo com os parâmetros estruturais da proposta: texto dissertativo-argumentativo em prosa;

3 – Selecionar, organizar, relacionar e saber interpretar todas as informações dadas em defesa de um ponto de vista;

4 – Uso adequado dos mecanismos linguísticos necessários a construir uma boa argumentação;

5 – Elaboração de proposta de intervenção para a situação abordada, mas sempre respeitando os Direitos Humanos.

Por que é importante se preparar para fazer uma boa redação?

Prova enem

Escrever uma boa redação Enem requer preparo. Afinal, você só terá habilidade naquilo que pratica e não há uma fórmula mágica para isso. Portanto, além de escrever, é preciso ler bastante para dominar essa capacidade.

Sendo assim, não ignore o poder que uma boa preparação possui. Por isso, inicie os estudos para a redação Enem o quanto antes. Adote hábitos diários de leitura, escrita e acompanhe também as principais notícias.

Prova enem

Dicas para fazer a redação Enem mais rápida

Agora que você já sabe o que é cobrado e por que se preparar para redação Enem, vamos te dar algumas dicas sobre como ter uma produção mais rápida. Afinal, o tempo é fundamental para desenvolver um bom texto!

Enem redação

Confira:

Cronometre o tempo

Para gerenciar melhor o tempo de produção de texto, comece percebendo qual é a sua situação atual. Uma dica é planejar um simulado em casa e fazer as questões com um cronômetro. Pegue algum tema anterior, por exemplo, e produza a redação Enem. Após a conclusão do texto, veja qual foi o tempo gasto.

Faça isso mais de uma vez. Afinal, a sua base de escrita não pode ser avaliada somente em uma única tentativa. Fazendo esse teste diversas vezes, você poderá mensurar o seu desempenho médio.

Sugerimos que você tenha metas. Por exemplo, se você gastou 1h20min para escrever um texto, faça o próximo tentando reduzir o tempo em 5 ou 10 minutos.

Organize os principais pontos

Planejamento é o principal segredo para você concluir uma redação de forma mais rápida. Portanto, não inicie a escrita sem antes organizar os pontos que serão abordados. Lembre-se de conferir sempre o enunciado. Dessa forma você não vai fugir do tema e todas as questões serão abordadas em tempo hábil.

Enem

Conheça bem a estrutura da redação Enem

Se você domina a estrutura base da redação Enem, sabe o quanto deve se dedicar a esse texto. Portanto, será fácil fazer uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

No entanto, caso você não domine essa estrutura, recomendamos rever a teoria, para tão somente praticar. Afinal, a compreensão da formatação do texto ajuda a distribuir melhor as ideias nos parágrafos.

Formule uma estratégia argumentativa

Como a produção de texto é algo que demanda tempo, se você já tiver uma definição de uma estratégia eficiente para a redação Enem, certamente o tempo de produção será reduzido. 

Por isso, para que o tempo da escrita seja rápido e de qualidade, sugerimos que tenha em mente um planejamento. Saiba de antemão quantos parágrafos pretende escrever, quantas linhas serão necessárias em cada uma das partes, quais os conectivos farão parte do início dos parágrafos, etc.

Treine bastante

Prova redação enem

Fazer uma redação Enem com rapidez exige muito treino. Portanto, obrigatoriamente você terá que fazer várias redações. Sendo assim, treine com temas diversos, escreva bastante sobre temas pertinente à atualidade e lembre-se de se acostumar a escrever no papel. Afinal, a redação não será digital!

Além disso, todo condicionamento para desenvolver um texto rapidamente é válido. Aplique as técnicas corretas que aprendeu e treine a sua velocidade para escrever. Todas as estratégias que conhece podem ser colocadas em prática. 

Estude com a Corrija-me para a redação Enem

A redação Enem tem um peso grande na nota de todo o exame. Portanto, muitos candidatos treinam bastante sua capacidade de escrever um bom texto.

No entanto, por mais que haja muito treino em casa, é importante ter um apoio. Afinal, como saber em quais pontos você precisa melhorar?

Com a Corrija-me você tem à sua disposição uma equipe de instrutores e corretores para te ajudar. O nosso propósito é auxiliar você a fazer a redação Enem no tempo certo. Mas, além disso, com uma excelente estrutura.

Em nossa plataforma você tem acesso a muitos conteúdos que irão te ajudar a estudar melhor. Todas as redações enviadas para correção são devolvidas com feedback personalizado. Assim você fica sabendo onde está acertando e quais os pontos precisa de melhoria.

Conheça de perto o nossa plataforma de correção de redação, que é o mais completa do Brasil! Faça parte do grupo de alunos que tiveram uma excelente nota na redação Enem.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.