A estrutura da redação do Enem

A redação do Enem consiste em uma prova argumentativa-dissertativa, em que os candidatos devem apresentar suas ideias através de argumentos, e, por fim, finalizar o texto com uma proposta de intervenção – ou seja, a resolução de um problema.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O Enem é a porta de entrada de muitos brasileiros à universidade, dessa forma, saber a estrutura da redação do Enem e se preparar para essa prova é muito importante. 

A proposta de redação do Enem é a elaboração de um texto no estilo argumentativo-dissertativo. Além de estruturar os parágrafos com argumentos coerentes, os candidatos também precisam apresentar uma proposta de intervenção ao final do texto. 

Confira agora com mais detalhes como se dá essa estrutura da redação do Enem. Entenda como desenvolver um bom texto e, dessa forma, conquistar uma boa nota e a tão sonhada vaga! 

Estrutura da redação do Enem 

Um texto argumentativo-dissertativo, assim como o da redação do Enem, divide-se em três partes principais. Vamos ver a seguir quais são elas! 

1 – Introdução

Redação do Enem

Essa é a parte do texto em que o assunto é apresentado para o leitor que precisa ter uma clara noção do que será desenvolvido. 

É no primeiro parágrafo que o leitor vai entender sobre o que se trata o texto que ele está lendo. Por isso, é interessante passar uma visão geral sobre o assunto e fazer uma contextualização. 

Dessa forma, no primeiro parágrafo o candidato deve apresentar a problemática do tema, e confirmar por que aquela discussão é importante. Esse é o momento de fisgar a atenção do leitor, e mantê-lo interessado e com vontade de ler até o final. 

Para fazer isso, você pode estruturar a sua introdução em 3 períodos:

  1. Contextualização: onde você deve dar uma visão geral, mais abrangente, antes de chegar no tema. 
  2. Problematização: onde você apresenta sobre o que se trata o texto especificamente, e faz a conexão com a contextualização.
  3. Tese: onde você apresenta o argumento principal que pretende defender ao longo da sua redação.  

2 – Desenvolvimento 

Estrutura da redação do Enem

Como o próprio nome já indica, este é o momento do texto no qual você vai desenvolver as ideias que foram apresentadas na introdução. 

É aqui o momento de argumentar a favor do ponto que você está defendendo, e utilizar a exemplificação para acrescentar valor ao seu texto. 

Esse é um bom momento para empregar as técnicas de tópico frasal. O tópico frasal orienta o parágrafo, e tem a capacidade de apresentar a essência do texto e conduzir a leitura.

Veja mais sobre esse assunto no vídeo abaixo: 

3 – Conclusão + Proposta de intervenção 

Como a problematização foi feita durante o desenvolvimento, é na conclusão que você deve apresentar a solução para esses problemas! Uma das exigências da redação Enem é justamente colocar no seu texto uma proposta de intervenção social. 

Dessa maneira, esse é o momento para concluir todas as suas ideias e, mais do que isso, propor uma medida de intervenção para a questão principal levantada no texto. 

Como se preparar para a estrutura da redação do Enem

Estudar e praticar é muito importante! É dessa maneira que você fica cada vez mais familiarizado com a estrutura da redação do Enem, Dessa forma, consegue montar um texto que receberá uma nota alta! 

Manter as leituras em dias é essencial para montar um repertório para a prova, afinal, o tema é sempre uma surpresa. Portanto, fique sempre atualizado com os noticiários e não deixe de ler sobre os mais diversos assuntos. 

Além disso, escrever uma redação por semana é indicado para exercitar a habilidade dissertativa. Assim, além de você praticar a sua gramática e concordância verbal, também pratica a formulação de argumentos e o desenvolvimento do pensamento. 

Uma redação nota 980 oficial no modelo Enem:

Estrutura redação Enem

Se você precisa de algumas sugestões de temas para desenvolver as suas redações com a estrutura do Enem, confira essa lista do Corrija-me: 

1- Como minimizar os impactos da ação humana sobre os mares?

2- Combate ao abandono de animais de estimação;

3- Meios para a redução da superexposição nas redes sociais;

4- Como minimizar os riscos de rompimentos de barragens de rejeitos;

5- Problemas relacionados às chuvas nas grandes cidades brasileiras;

6- A disseminação das milícias em grandes centros urbanos brasileiros;

7- Licença paternidade: desafios para garantir a ampliação desse direito no Brasil;

8- Como conciliar os interesses públicos e privados na manutenção das universidades federais?

9- A importância das ciências humanas no currículo da educação básica brasileira;

10- Memes: exploração da imagem para a ridicularização

Repare que todos os temas trazem um problema da sociedade brasileira. Dessa forma, não esqueça de estruturar o seu texto de maneira a apresentar uma solução para esse problema no final! 

Como estudar com a estrutura da redação do Enem 

Estudar para a redação do Enem

Se você quer enfrentar a prova de redação do Enem bem preparado, precisa conhecer a Corrija-me – Plataforma de correção de redação! Essa é uma plataforma com aulas sobre a redação do Enem e diversas outras provas de vestibulares. 

Faça parte você também de uma comunidade de alunos que garantiram a sua aprovação em diversos vestibulares e concursos por todo o Brasil com a ajuda da Corrija-me!

Essa é uma ferramenta exclusiva e única que conta com diversas aulas, correção de textos e os melhores professores. Tudo isso para ajudar você com a tão sonhada aprovação. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *