O que é e como usar um tópico frasal

O tópico frasal é um elemento muito importante, que pode ajudar a estruturar os seus parágrafos com conteúdo de relevância. Eles contribuem para o desenvolvimento do texto, e tem o poder de gerar uma leitura mais fluida e interessante.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Para estruturar um bom texto, saber como usar um tópico frasal é muito importante! Ele orienta o parágrafo,  apresenta a essência do texto e conduz a leitura.

Dessa forma, é sempre interessante utilizar essa ferramenta nos textos! Também é essencial que você entenda os tipos de tópicos frasais. Além disso, precisa entender a colocação adequada deles para contribuir com a argumentação.

Sendo assim, confira agora como usar um tópico frasal. Também, aprenda como identificar e estruturar eles nos parágrafos. Veja, também, como ele ajuda o autor do texto a desenvolver suas ideias com mais facilidade.

O que é um tópico frasal?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é um tópico frasal. Basicamente, ele é a ideia principal de um parágrafo. É a primeira frase que abre o período e contém o argumento ou ideia principal dele.

Isso significa que cada parágrafo contém um tópico frasal próprio. Após o tópico frasal, continue o texto com aprofundamentos do que foi apresentado como sendo a ideia central.

Esse é um recurso utilizado em diversos tipos de textos. Entretanto, é nos textos dissertativos que se destaca mais. Ele ajuda o autor a organizar as ideias e transmitir elas de uma forma mais coerente para o leitor.

Como usar um tópico frasal: quais são os tipos de tópicos frasais?

Existem alguns tipos de tópicos frasais. Veja aqui quais são eles, e como utilizar e adequar eles ao seu texto:

#1 – Definição

Esse é um tópico frasal bastante comum. Assim, ele apresenta um termo no início do parágrafo, e logo a seguir coloca a sua definição. Por exemplo: “A lei Maria da Penha é uma conquista feminista da sociedade brasileira”. Nesse caso, o tópico “lei Maria da Penha” foi definido como “uma conquista feminina da sociedade brasileira”.

Dessa forma, as frases a seguir dão mais detalhes a respeito do tema principal, que nesse caso é “Lei Maria da Penha”.

#2 – Declaração Inicial

O tópico frasal de declaração inicial apresenta uma frase impactante no início do parágrafo. Sendo assim, essa frase apresenta o tema a ser tratado, e a ideia se desenvolve a partir das frases seguintes.

Um bom exemplo desse caso, é utilizar a seguinte frase para iniciar um parágrafo: “Existe uma ligação direta entre a escravidão e o racismo atual no país”. Dessa maneira, os períodos seguintes explicam essa declaração. Elas também comprovam o argumento apresentado.

#3 – Contraste

Como o próprio nome já indica, esse tópico frasal apresenta ideias de oposição. Neste caso, conta com ideias opostas ou uma comparação entre dois elementos. O objetivo principal é mostrar um contraponto e impor a ideia de diferença.

Essa é uma excelente oportunidade para ser criativo! Podem ser utilizadas expressões como “de um lado…” “…de outro”, ou “por uma lado temos…” e “e por outro temos…”.

#4 – Divisão

Nesse caso, duas ideias são separadas. A divisão é também utilizada para elencar ideias, e apresentar elas de maneira mais clara e didática. É um ótimo recurso para categorizar um assunto.

Veja o exemplo na seguinte frase “A divisão celular acontece em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase”.

#5 – O que é e como usar um tópico frasal de Alusão histórica

Esse é um tópico frasal muito interessante. Ele traz a apresentação de um fato histórico. Além de apresentar informação, também é uma maneira muito inteligente de tornar a leitura mais agradável e informativa.

Veja esse exemplo de frase que inicia o parágrafo: “Os soldados italianos partigiani, expulsaram as tropas nazifascistas da Itália”.

#6 – O que é e como usar um tópico frasal de Interrogação

Como o próprio nome já indica, esse tópico frasal é construído através de uma pergunta. Assim, ele reflete sobre o tema apresentado no texto.

Para completar o sentido do parágrafo, as próximas frases contém os esclarecimentos dessa pergunta. Por exemplo: “É possível diminuir os impactos do aquecimento global? Bem, existem algumas atitudes individuais que combatem esse mal”.

Aulas ao vivo de redação

Como usar um tópico frasal: implemente essa ferramenta nos textos

Agora que você já entendeu os tipos de tópicos frasais e já viu alguns exemplos, entenda como inserir esses tópicos no seu texto de maneira efetiva. Antes de mais nada, lembre sempre que um tópico frasal por parágrafo é o suficiente!

Além disso, varie entre os tipos de tópicos frasais ao longo do texto. Dessa forma, a leitura fica muito mais interessante!

Assim como os demais elementos do texto, os tópicos frasais possuem frases curtas.  Dessa forma, elas precisam ser objetivas e que apresentam a ideia com eficiência. Do contrário, pode confundir o leitor. Além disso, dificultam o andamento do texto ao invés de ajudar.

Então, não utilize o tópico frasal para divagar. Permaneça no tema, e não estenda muito o assunto para tópicos que não são relevantes.

Dessa forma, os tópicos frasais são ótimos aliados na construção do texto! Então, basta entender qual é a função deles e  como usar eles de maneira correta. Assim, com o uso adequado dos tópicos frasais, o seu texto dissertativo fica muito mais interessante!

Se você deseja se aprofundar e se tornar um verdadeiro expert em redação, aqui vai uma dica! Para dominar os tópicos frasais e demais técnicas de escrita, visite agora mesmo a plataforma de correção de redação!

Faça parte da comunidade de alunos que garantiram a sua aprovação em diversos vestibulares e concursos. A Corrija-me é uma plataforma exclusiva que conta com diversas aulas de redação. Ela ajuda você a corrigir textos e melhorar o seu desempenho. Além disso, tem os melhores professores! Tudo para ajudar com a tão sonhada aprovação.

Acesse agora mesmo o site, e confira os planos de acordo com os seus objetivos. Dê mais esse passo rumo à sonhada aprovação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *