Erros cometidos na redação dissertativa-argumentativa: (os 17 principais)

Existe uma série de pequenos – e grandes – erros que são comumente cometidos nas provas de redação dissertativa-argumentativa, e que acabam reduzindo muito a nota do candidato. Sendo assim, é imprescindível saber como evitá-los para produzir um bom texto!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Além de ler bastante e praticar a escrita, para fazer um bom texto é imprescindível saber quais são os principais erros cometidos na redação dissertativo-argumentativa.

Dessa forma, o candidato consegue se preparar melhor e identificar de maneira mais prática o que não deve ser feito na hora de redigir o texto. 

Assim sendo, confira agora quais são os 17 principais erros cometidos na redação dissertativo-argumentativa. Aprenda também como evitá-los e se preparar melhor para garantir uma excelente nota na prova! 

Os 17 principais erros cometidos na redação dissertativo-argumentativa

Veja agora alguns erros muito comuns na redação. Alguns são bem simples, outros nem tanto, mas é muito importante saber reconhecer todos eles para produzir um bom texto! Confira:

1- Fugir do tema

Fugir do tema é um dos erros principais! Por isso, é necessário sempre ler atentamente a proposta de redação e os textos de apoio. 

Adequação do texto ao tema é um critério fundamental, e praticamente todas as bancas estão sempre muito atentas a essa questão. 

2- Escrever frases muito longas

É necessário saber dividir os períodos, ou seja, as frases. Períodos muito longos podem representar um certo desconhecimento das regras gramaticais e de pontuação, mas períodos curtos podem ser considerados primários e sem complexidade. Então a dica é ter equilíbrio e sensatez. 

3- Faltar com a coesão textual 

A coesão textual é um ponto fundamental! Por isso, é muito importante apresentar harmonia entre os elementos do texto, montando a estrutura adequada! 

Dessa forma, é essencial estruturar bem as ideias ao longo do texto, sempre prezando pelas regras da coerência da língua portuguesa. 

4- Redigir um texto sem conclusão 

Amarrar as suas ideias e apresentar uma conclusão é fundamental! Não esqueça que no Enem, a sua conclusão deve contar também com uma proposta de intervenção – ou seja, uma “solução” efetiva para o problema que foi apresentado ao longo do texto. 

5- Não utilizar o espaço de rascunho 

A folha destinada ao rascunho na prova é muito importante! Ali, você consegue organizar melhor as suas ideias e visualizá-las antes de passar o texto para a folha definitiva.

6- Não revisar tudo no final

É essencial ler o seu texto com um olhar mais crítico quando ele estiver pronto. Dessa forma, você ainda pode identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo! 

7- Usar uma linguagem informal 

Em uma redação, é necessário usar a norma culta da língua portuguesa. Isso significa deixar de fora gírias e expressões, bem como abreviações e palavras chulas.

8- Usar uma linguagem formal demais 

Da mesma forma que usar uma linguagem muito informal é ruim, ser formal demais também pode ser um problema! 

Lembre-se sempre de que o seu texto deve ser claro e pontual, por isso, palavras extremamente rebuscadas não precisam ser usadas! Basta ser coeso e direto. 

9- Exagerar nas palavras de ligação

O uso de conectivos é muito importante para ligar as ideias ao longo do texto e criar uma redação coesa. Mas cuidado, exagerar pode fazer o efeito contrário!

10- Copiar trechos dos textos de apoio

Plágio não é uma boa escolha em qualquer situação, principalmente na redação! Os materiais de apoio servem para apresentar a proposta do tema e situar melhor o candidato.
Sendo assim, você deve apenas se basear neles para escrever a sua redação, e nunca copiá-los!

11- Utilizar argumentos de senso comum

A banca avaliadora vai passar por milhares de redações. Por isso, para se destacar, é importante desenvolver suas próprias ideias e argumentos! 

Evite argumentos de senso comum e sem respaldo apenas porque “é o que todo mundo pensa”. 

12- Usar incorretamente a pontuação

Um dos critérios de avaliação são as normas da língua portuguesa, e isso inclui a pontuação! Por isso, é necessário estar bem preparado e utilizar corretamente a pontuação nas frases. 

13- Generalizar ou ser superficial

Em uma redação dissertativa-argumentativa, os argumentos são o ponto principal! Por isso, fazer generalizações e não desenvolver as ideias, apresentando tudo de uma maneira simplista e superficial pode fazer você perder muitos pontos!

14- Não caprichar na letra

É imprescindível que a letra na redação seja legível. Por isso, organize bem o seu tempo para que não precise escrever a sua redação correndo!

15- Não citar fatos e dados concretos 

Um dos pontos chaves da argumentação é citar fontes e dados. Por isso, é importante ter um bom repertório de informações e citações, por exemplo. 

16- Cometer erros básicos de português

Pode parecer bobo, mas às vezes, devido à ansiedade, alguns erros de português podem aparecer. Para evitar isso, além de estudar gramática e os demais conteúdos da língua portuguesa, também é interessante fazer uma boa revisão, como foi citado no item 6!

17- Apresentar informações desatualizadas

Se manter bem informado é essencial para quem está se preparando para uma prova de redação. Isso se dá pois colocar no seu texto uma informação desatualizada ou inverídica pode ser muito prejudicial!

Se você quer entender um pouco mais sobre alguns erros cometidos na redação, confira esse vídeo exclusivo de um professor da Corrija-me!

Conte com a Corrija-me para evitar os erros mais comuns na redação!

A Corrija-me é uma plataforma de correção online que conta com os melhores professores de redação do país! Além disso, já ajudou milhares de alunos a garantirem a tão sonhada vaga!

Acesse agora o site e entenda melhor como funciona esse sistema de aulas e correção de redação! Confira também o blog do Corrija-me, que é sempre atualizado com conteúdos relacionados às provas de redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *