Fui mal na redação, o que fazer agora?

Se você foi mal na redação, é preciso treinar bastante para conseguir desenvolver textos de acordo com o solicitado pela banca da prova.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você foi mal na redação da sua prova e está se perguntando o que fazer agora? Depois de reler o seu texto, sentiu aquela insegurança e acha que poderia ter feito melhor?

Em primeiro lugar, é preciso se acalmar. Afinal, você já entregou a prova e precisa aguardar o resultado. Entenda que você fez o seu melhor, mas, se tiver outra oportunidade, pode se dedicar mais.

redação prova

Nós recebemos muitos alunos com a queixa de ter ido mal na redação e perguntam o que podem fazer. Por isso, montamos este texto para ajudá-lo! Continue acompanhando.

Acho que fui mal na redação…

prova de redação

Quem está em uma maratona de provas, com certeza, em algum momento vai achar que o seu desempenho não foi dos melhores. Afinal, elas são cansativas, exigindo muito esforço e concentração que nos desgasta excessivamente. Portanto, na hora da redação, os estudantes precisam estar bem preparados, mesmo que cansados, para conseguir fazer uma produção de qualidade.

No entanto, nem sempre é assim. Pode ser que, em algum momento, você ache que foi mal na redação. Muitos ainda se comparam a outros candidatos, acreditando que fugiram do tema proposto, que não expuseram argumentos relevantes ou não apresentaram uma boa proposta de intervenção.

Então, isso não acontece somente com você, é mais normal do que imagina. Porém, nesse momento é preciso ter os pés no chão e pensar:

  • A comparação não é a melhor opção nessa hora. Depois de uma prova, você e outro candidato podem ter uma percepção um pouco equivocada sobre o seu próprio desempenho. O nervosismo faz isso acontecer;
  • O corretor pode ter outra leitura sobre a sua prova e achar que você não foi mal na redação.

A nossa dica é: não sofra antecipadamente! Espere o resultado para realmente saber como foi a sua nota. Pode ser que você tenha uma boa surpresa!

O que fazer se você foi mal na redação?

Se você tem realmente a certeza que foi mal na redação da sua prova, refaça a mesma para entender onde está o seu erro. É normal, na hora da prova, muitos candidatos ficarem nervosos e deixarem passar algum detalhe importante.

No entanto, depois que a prova passou, muitos notam erros que pensavam que nunca cometeriam. O que fazer então? Treinar mais!

redação

O treino fará você ter mais confiança para realizar uma nova prova, escrever com mais segurança e usar os argumentos corretos. Além de conseguir fazer uma produção textual com coerência e coesão.

Como estudar para uma redação?

produção de texto

Independente de qual prova você irá fazer, é necessário tirar um tempo para estudar redação. Muitos candidatos pulam essa etapa, pois acham que é somente escrever um texto e pronto. Mas não é assim, pois cada concurso ou vestibular pede um tipo de redação diferente e elas possuem suas particularidades.

Separamos abaixo algumas dicas para ajudá-lo a estudar para uma redação:

Leia atentamente o manual do participante

Para você conhecer qual tipo de redação irá fazer, é preciso ler o manual do participante. Independente do vestibular ou concurso que irá fazer, ele tem um manual. Nele você vai encontrar todas as informações referentes à redação que vai produzir.

Escreva pelo menos uma redação por semana

redação vestibular

Treinar é essencial para que, na hora da prova, você escreva uma boa redação. Portanto, o ideal é que você produza, pelo menos, um texto por semana. Afinal, se você não quer mais ir mal em uma prova de redação, é preciso treinar.

Faça uma redação por semana de acordo com o que é pedido no manual do candidato.

Grave algumas citações famosas

Normalmente, é preciso você defender seu ponto de vista sobre o tema proposto. O ideal é que você tenha bons argumentos para uma base sólida que sustente a sua tese.

Pesquise citações sobre diversos temas, com os mais populares escritores e pensadores. Quanto mais diversificada for a sua bagagem de conhecimento, melhor.

Veja filmes e séries para melhorar o seu repertório sociocultural

Algumas provas de redação exigem que você apresente um amplo repertório sociocultural. Isso inclui também interligar o tema da redação com outras matérias, como física, geografia ou história.

Para muitos candidatos, ficar horas e horas lendo sobre temas diversificados é algo um tanto monótono. Além disso, a capacidade de absorver o conteúdo pode não ser tão satisfatória.

No entanto, uma excelente maneira de ter um amplo repertório sociocultural é assistindo a filmes e a séries. Afinal, muitos apresentam conteúdos que podem ajudá-lo em diferentes eixos temáticos.

Alguns títulos interessantes são:

  •  Império romano (série);
  •  Explicando a mente (série);
  •  Sex Education (série);
  •  Corra! (filme);
  •  O menino que descobriu o vento (filme);
  •  Que horas ela volta? (filme)

mal na redação

Identifique os erros gramaticais que mais comete e elimine-os

Para estudar redação, é preciso que você saiba quais são seus principais erros na hora de escrever. Assim, é necessário ficar atento para não os cometer na hora da prova.

É muito comum ter um erro ou outro, principalmente pelo pouco tempo de prova. Então, identifique o que é mais corriqueiro para poder estudar e tirar suas dúvidas relativas à norma culta da língua portuguesa. 

Estude com o Corrija-me

aprenda a escrever melhor a redação

Você sabia que, para te ajudar, o Corrija-me possui a maior plataforma de ensino de redação? O sistema oferece ao aluno aulas ao vivo disponíveis gratuitamente no canal do Youtube. Basta procurar pela Corrija-me! Não tem segredo!

Além disso, para aqueles que querem se aprofundar, os nossos corretores analisam todas as redações que são enviadas para a plataforma. A resposta é uma correção personalizada, onde o profissional aponta os itens que precisam ser verificados, para que o aluno saiba onde está errando. Mas também mostra os acertos, afinal, uma correção não tem somente os aspectos negativos.

Sendo assim, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma oferece um curso completo para aprender a como estruturar uma boa redação. Contamos com uma equipe especialista e outros benefícios, tais como:

  •         Correção de redações detalhadas;
  •         Tirar dúvidas com os corretores;
  •         Pontos fortes e a melhorar;
  •         Aulas ao vivo;
  •         Diversos cursos.

Clique aqui e conheça a nossa plataforma de correção de redação.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *