Como fazer uma citação na redação

Uma citação na redação pode atribuir mais credibilidade aos argumentos apresentados no texto. Assim, uma citação é um recurso muito interessante quando bem utilizado, e pode ajudar o autor a validar a sua opinião e a sua tese defendida ao longo da redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Citação para Redação

As citações são muito interessantes, pois ajudam a dar credibilidade e validar os argumentos no texto, e por isso é muito importante saber como fazer uma citação na redação. 

Uma das competências avaliadas nas bancas de redações dissertativo-argumentativas é a capacidade de utilizar o repertório cultural como forma de argumentar a favor do seu ponto de vista. 

Por isso, confira agora como fazer uma citação na redação e aprenda a utilizar esse recurso que pode ajudar você a conquistar uma bela nota na prova e, por consequência, a sua tão sonhada vaga! 

Como fazer uma citação? 

estudando conclusão na redação

A citação é muito interessante, pois demonstra o conhecimento do autor sobre determinado tema. As citações podem ser diretas ou indiretas. Confira agora a diferença:

Citações diretas

Uma citação direta é aquela que traz a reprodução exata da fala de alguém. Para isso, são usadas as famosas aspas, e o nome do autor da frase em questão também é colocado, geralmente no início da frase. 

Um exemplo de citação direta:

Como disse a poeta e ativista Maya Angelou, “O preconceito é um fardo que confunde o passado”. 

Citações indiretas

Uma citação indireta é aquela onde o autor do texto compõe uma ideia através do pensamento de outra pessoa, utilizando suas próprias palavras para fazê-lo. Nesse caso, as aspas podem ser dispensadas, mas, muita atenção: é sempre obrigatório citar o autor original para creditá-lo. 

Um exemplo de citação indireta:

De acordo com Maya Angelou, o preconceito é algo extremamente prejudicial, pois confunde o passado e é uma herança ainda presente na sociedade. 

Como utilizar cada uma delas? Bem, a citação direta só deve ser utilizada quando você tem certeza das palavras ditas originalmente pelo autor. 

Do contrário, é sempre melhor fazer uma citação indireta, adaptando a mesma às suas próprias palavras, para evitar fazer uma citação incorreta ou atribuir uma frase à pessoa errada. 

Dicas sobre como utilizar a citação na redação

escrevendo redação

Uma citação bem colocada pode garantir uma pontuação maior nas provas de redação. Para utilizar corretamente uma citação na redação fique atento a essas dicas:

1- Não exagere! 

Utilizar muitas citações ou ficar repetindo com muita frequência pode prejudicar a qualidade do texto. Lembre-se de que é sempre melhor utilizar as próprias palavras, e a citação deve ser um recurso utilizado apenas para auxiliar no processo. 

2- Use as citações nos seus argumentos

As citações são ideais para ajudar a comprovar a sua tese – ou seja, são excelentes para serem usadas como apoio nos seus argumentos! 

Evite colocar citações na conclusão, e sempre prefira deixá-las ao longo dos parágrafos de desenvolvimento do texto. 

3- Contextualize a citação

escrever conclusão na redação

Apenas colocar um trecho aleatório no meio do texto não ajuda em nada. Por isso, procure sempre contextualizar e ser coerente com as citações que serão utilizadas. 

Lembre-se de que a citação deve se unir aos demais argumentos de forma coerente! 

4- Crie um bom repertório de citações

repertório para redação

Para utilizar uma citação com maestria na redação, você precisa ter um repertório, ou seja, ter sob o seu conhecimento algumas frases e autores que podem ser utilizados nesses casos. 

Para criar um bom repertório, você pode, por exemplo:

  • Ler livros diversos;
  • Assistir a filmes, séries e documentários;
  • Acompanhar entrevistas com personalidades interessantes;
  • Seguir as notícias do país e do mundo;
  • Escutar podcasts ou músicas.

As possibilidades são muitas! Além disso, você pode conferir esse post especial da Corrija-me, que contém diversas citações que podem ser utilizadas em inúmeras redações, pois se adaptam perfeitamente aos mais diversos temas. 

Da mesma maneira, você pode conferir esse post e aprender um pouco mais sobre como criar um bom repertório para a prova de redação. Dessa maneira, você terá em mente diversas citações para utilizar quando precisar! 

Além disso, é muito importante treinar a colocação de citações dentro do texto. Se você procura temas de redação para praticar, confira essa lista de sugestões:

  1. Esmolas: Ato de caridade ou manutenção das disparidades sociais?
  2. Entre a luta e o luto: Crianças vítimas de balas perdidas;
  3. Qual a relevância de personalidades para fortalecer a ajuda humanitária?
  4. Vacina contra a Covid-19: A população deve ser obrigada à imunização?
  5. Eleições: Direito e garantia da manutenção de uma representação democrática?
  6. A flexibilização do porte e posse de armas contribui para uma sociedade menos violenta?
  7. Imposto verde: Mais arrecadação à máquina pública ou preservação ambiental?
  8. Marco regulatório do saneamento básico: Universalização ou perpetuação do problema sanitário?
  9. Ensino técnico ou regular: Qual a melhor opção para a formação do indivíduo?
  10.  Abstinência sexual: Medida efetiva no combate à gravidez precoce?

5- Conheça a Corrija-me!

As citações são estruturas que, quando bem colocadas, agregam um valor muito positivo aos textos. Entretanto, se usadas de uma maneira incoerente, podem prejudicar o candidato. 

Dessa forma, é muito importante saber como utilizá-las de maneira correta. Esse conhecimento é adquirido com treino e estudo, e para isso, você pode contar com a Corrija-me! 

Essa é uma plataforma completa com aulas e correção de redação. Com os melhores professores do país, você pode fazer como milhares de alunos que já garantiram uma nota excelente na redação e, por consequência, a tão desejada vaga! 

Clique aqui para assinar a plataforma de correção de redação e expandir os seus conhecimentos no universo da redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *