Como fazer uma redação nota máxima na Vunesp?

Para tirar nota máxima na Vunesp é preciso conhecer como é a redação, o que pode zerar o seu texto e se atentar para algumas dicas.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Para conseguir uma redação nota máxima na Vunesp, é necessário entender algumas características gerais dos textos, linguagens e da escrita. É importante compreender que quando estamos fazendo uma produção textual mobilizamos três tipos de conhecimento: o da língua, de texto e do mundo.

Mais do que ter uma nota máxima, o candidato precisa ter consciência que o seu texto realmente é bom. Fazer uma redação por simplesmente conseguir uma vaga na universidade não é certo. Afinal, você pode cometer o famoso erro de “encher linguiça” que muitos alunos cometem.

Ter uma redação nota máxima na Vunesp é um dos principais objetivos dos candidatos. Isso porque o valor dessa etapa pesa bastante na nota geral. Portanto, para te ajudar a atingir essa meta, criamos esse material. Continue acompanhando e saiba mais sobre essa prova.

Como é a redação Vunesp?

A Vunesp exige o tipo de dissertativo de redação, que é o mais comum nos vestibulares do Brasil. Portanto, esse gênero pede que você desenvolva uma ideia, um problema ou, ainda, um questionamento. É preciso também colocar uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos ao longo do texto.

textos da Vunesp

No entanto, ao contrário do que pede o Enem, a Vunesp não exige que o candidato faça uma intervenção. Sendo assim, as propostas de redação da instituição apresentam ideias motivadoras, que servem como ponto de partida para uma reflexão.

Qual é a nota máxima da redação Vunesp?

prova de redação da banca vunesp

A nota máxima da redação Vunesp é de 28 pontos para o vestibular da Unesp e para vários concursos organizados pela banca a nota é de 100 pontos. Por isso, o aluno deve seguir o tema proposto, construir a redação de forma adequada e pertinente do tipo dissertativo. Além disso, é preciso apresentar uma argumentação sólida, demonstrar domínio do tema proposto e da norma culta da Língua Portuguesa. Seguindo todos esses pontos, o candidato consegue alcançar a nota máxima.

No entanto, outros pontos podem fazer você zerar a redação. Por isso, é importante evitar alguns erros, como:

  • Não apresentar uma redação dentro do tema e do tipo solicitado;
  • Deixar a redação em branco;
  • Escrever o texto em língua estrangeira;
  • Ter uma letra ilegível ou incompreensível;
  • Escrever somente 7 linhas ou menos, sem contar o título;
  • Produzir o texto copiando partes das redações de apoio ou de outras partes da prova.

correção de redação da Vunesp

Como fazer uma boa redação para tirar nota máxima?

modelo de redação Vunesp

Há algumas dicas que ajudarão você a fazer uma redação e tirar nota máxima Vunesp. Afinal, farão você fazer um bom texto e, consequentemente, o resultado é uma excelente pontuação. Veja abaixo como fazer uma excelente produção de texto:

Foque na proposta do tema

Um dos fatores mais cruciais de uma redação é seguir o tema proposto. Portanto, é fundamental ler o enunciado com muita atenção, pois esse é um dos principais motivos que levam os candidatos a zerarem a redação. Isso porque fogem do tema solicitado.

Para alguns, isso é óbvio, para outros, um detalhe. No entanto, é algo determinante dentro de uma prova de redação. Na maioria das vezes, a proposta da redação aparece em negrito no enunciado, mas também ao longo dos textos de apoio. Isso contribui para confundir boa parte dos candidatos.

Os textos de apoio são excelentes para inspiração, porém, não se esqueça de criar seus próprios argumentos. Outra dica importante é fazer uma boa interpretação de texto, objetivando conectar o tema solicitado, a mensagem dos textos de apoio e dos gráficos que possam ser incluídos no enunciado. Tudo isso serve para você criar bons e interessantes argumentos.

Argumentação com bons fundamentos

Não há muitas novidades quando uma redação precisa ser do gênero dissertativo-argumentativo. Afinal, é preciso apresentar a sua opinião sobre um determinado tema. Mas é preciso que os argumentos sejam coerentes.

Para isso, é importante usar exemplos, citações de especialistas sobre o tema proposto, dados de pesquisa que tenha lido e outros elementos que estejam dentro da sua bagagem sociocultural. Porém, eles precisam estar no contexto da sua redação. Tudo isso faz o seu texto ter um bom embasamento.

É importante ressaltar que os seus argumentos não precisam ter uma proposta de resolução do problema. Portanto, você pode concluir a sua redação com o ponto de vista apresentado desde o início.

Leia bastante para ter um bom repertório sociocultural

prova de redação Vunesp

A redação Vunesp sempre pede um tema reflexivo. Portanto, quanto mais você ler, compreender sobre diversos temas, vai aumentar a sua bagagem de conhecimento. Além de dar a você bons e expressivos argumentos para construir uma redação com base sólida.

A redação é um dos pontos mais decisivos do vestibular Vunesp. Por isso, em muitos casos, é bastante temida pelos candidatos. Porém, além de calma, para tirar a nota máxima na redação Vunesp é necessário prestar muita atenção no enunciado para não fugir da proposta e ter bons argumentos.

Ebook de repertório

Além disso, aconselhamos o candidato a não deixar para fazer a redação nos últimos minutos de prova. Você precisa de tempo para ler tudo o que pede com calma para produzir um bom texto.

O Corrija-me te ajuda a tirar a nota máxima na redação Vunesp

Redação da Vunesp

Mais do que dar dicas para tirar nota máxima na redação Vunesp, nós ajudamos você a ter uma excelente pontuação. Afinal, além da teoria, você precisa saber a prática e nós auxiliamos você na hora de produzir excelentes redações.

O Corrija-me tem a melhor e maior plataforma de estudos e correção de redação do Brasil. Nossa equipe é especialista e está atenta às exigências da banca de correção da Vunesp. Por isso, está apta para te orientar a como fazer uma redação para tirar nota máxima.

Além de poder enviar suas redações para correção, você receberá um feedback personalizado, mostrando onde estão seus erros e acertos. Outro ponto importante é que você tem acesso a aulas, ao vivo e que estão gravadas em nossa plataforma. Ou seja, um material completo para você ter êxito na aprovação da redação Vunesp.

Além disso, temos um canal no YouTube, onde sempre atualizamos com conteúdos relevantes para esclarecer as suas dúvidas sobre a redação da Vunesp. Afinal, esse é um dos principais vestibulares do Brasil.

Então, clique aqui e conheça a melhor e mais completa plataforma de ensino de redação do Brasil. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.