Principais erros que zeram a redação

Compreender os requisitos básicos na hora de escrever uma redação é muito importante. Dessa forma, o candidato consegue evitar os principais erros que zeram a redação e garante uma nota boa na avaliação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A prova de redação possui um peso muito grande na maioria dos processos seletivos e, justamente por isso, é muito importante entender quais são os principais erros que zeram a redação. 

Saber o que se deve evitar é crucial para garantir que seu texto não seja descartado pela banca. Dessa maneira, compreender os requisitos básicos de uma redação precisa fazer parte do seu processo de estudos! 

Confira agora quais são os principais erros que zeram a redação, e entenda o que fazer para evitá-los e não prejudicar a sua nota no Enem e em outros vestibulares pelo Brasil. 

5 principais erros que zeram a redação

Estudar redação dissertativa

Cada banca tem suas peculiaridades, mas, de um modo geral, existem alguns erros que acabam levando a uma nota zero na maioria dos processos seletivos. São eles:

1- Fugir do tema

Esse é um princípio básico de qualquer redação: o candidato precisa se ater ao tema proposto. Uma fuga total ou tangenciamento ao tema acaba ocasionando uma nota zerada na redação.

Para evitar esse problema, o candidato deve ler com muita atenção os textos de apoio e a proposta da redação em si. Se necessário, pode ler mais de uma vez, até garantir a plena compreensão do tema. 

Dessa forma, com os limites do tema bem definidos, é mais fácil escrever o texto sem cometer esse erro. 

2- Escrever a redação sem coesão textual 

Erros que zeram a redação

A coesão textual é um ponto crucial que é avaliado por todas as bancas. Ela diz respeito à estruturação do seu texto e a apresentação dos argumentos em que tudo isso precisa ser feito de uma forma clara! 

Sendo assim, é necessário que os pensamentos, ao decorrer do texto, sejam apresentados de forma lógica. Em resumo: é preciso que tudo faça sentido para o leitor. 

Essa harmonia na redação é construída com o uso de palavras de ligação, conjunções, preposições, entre outros recursos. A falta desse encadeamento bem feito das ideias pode prejudicar tanto a sua nota a ponto de zerá-la! 

3- Escrever partes do texto desconectadas do tema 

Assim como fugir do tema, no geral, é uma questão que pode zerar uma redação, incluir no meio do texto alguns trechos completamente desconexos também é um quesito que derruba a nota do candidato. 

Você já deve ter lido algo a respeito de receitas de bolo ou macarrão instantâneo “escondidas” no meio de uma redação! É claro, isso é um motivo para ter a sua redação zerada! 

4- Não concluir o seu texto

Estudante escrevendo redação

A conclusão é um ponto chave de qualquer estrutura de texto, em especial, das dissertações argumentativas. Por isso, um texto inconclusivo pode frustrar muito a banca e resultar em uma nota zero. 

A conclusão remete ao fechamento das ideias, ou seja, é uma parte muito importante da redação, em que o candidato defende o que foi apresentado ao longo do texto. 

Lembre-se de que na prova do Enem, é necessário que a conclusão contenha uma proposta de intervenção.  É nessa parte que é apresentada uma solução referente ao problema apresentado anteriormente.

Para entender melhor sobre como construir uma boa conclusão da redação, você pode acessar este post exclusivo do Corrija-me, com diversas dicas para estruturar corretamente a sua conclusão e terminar o texto com qualidade. 

Você pode, também, conferir esse vídeo exclusivo para aprender mais sobre essa questão! 

5- Não atender à proposta da estrutura do texto 

A grande maioria das provas de redação do país são dissertativo-argumentativas, como a prova do Enem e da Fuvest, por exemplo. Por isso é muito importante se ater à estrutura desse estilo de redação.

Em vestibulares como o da Unicamp, entretanto, o gênero textual exigido na prova varia a cada ano. Independentemente  de ser um texto argumentativo, uma crônica ou um artigo de opinião, é essencial seguir a proposta do gênero apresentado.  

Da mesma maneira que fugir do tema é motivo para zerar uma redação, fugir do gênero textual proposto também é! 

Como não cometer os principais erros que zeram a redação

Escrever redação no vestibular

Para não correr o risco de acabar com uma redação zerada, você precisa estar atento a todas as questões pertinentes a esse assunto. Além dos tópicos que foram discutidos acima, também são critérios avaliativos que podem zerar a reação:

  • Letra ilegível;
  • Se dirigir diretamente aos corretores da banca avaliativa; 
  • Desenhar na folha;
  • Copiar os textos de apoio;
  • Não atingir o número mínimo de linhas ou ultrapassar o número máximo;
  • Escrever em outro idioma que não o português.

Além de ficar por dentro desses quesitos, praticar a redação e estudar a estrutura do texto também auxiliam bastante! Exercitar a escrita é muito importante, bem como a leitura, que ajuda na construção de um bom repertório. 

Portanto, se você compreende que estudar e praticar é a melhor maneira de garantir um bom resultado nas provas de redação, e se deseja aprimorar as suas habilidades, precisa conhecer a Corrija-me!

Essa é uma plataforma inteiramente on-line, com cursos voltados às principais provas de redação do país. Com a Corrija-me – Plataforma de Correção de Redação você vai poder contar com a ajuda dos melhores profissionais da área. 

Clique aqui para fazer o seu cadastro gratuito na plataforma de correção e, sem compromisso, conhecer mais sobre essa plataforma que já ajudou milhares de estudantes a conquistarem a sua tão sonhada vaga!

Não deixe também de conferir o blog da Corrija-me, com diversos posts exclusivos sobre o universo da redação! Por lá, você vai poder ficar por dentro de diversas dicas sobre estudo e sobre produção textual. Não perca!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *