A diferença entre a redação Enem e Vunesp

Entender quais são os critérios e diferenças da redação Enem e Vunesp é essencial para o candidato fazer uma boa prova. Apesar delas serem muito parecidas, suas particularidades devem ser respeitadas.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a diferença entre a proposta de redação Enem e Vunesp. Afinal, ambas pedem um texto dissertativo-argumentativo. 

Sendo assim, atentar-se para o estilo de cada texto é essencial para escrevê-lo bem. Essas duas provas possuem estilos distintos, sobre os quais é importante nos conscientizar. Portanto, é preciso tomar cuidado para não fazer algo que não seja solicitado.

Redação Enem e Vunesp

Então, na hora de treinar a sua escrita, é preciso ir além do gênero solicitado. Quanto mais você souber, melhor! Para te ajudar, escrevemos este artigo para mostrar as principais diferenças entre a redação Enem e Vunesp. Continue acompanhando e entenda quais são elas. Boa leitura!

Redação Enem e Vunesp: as diferenças

Enem e Vunesp

O texto dissertativo-argumentativo pode ser solicitado em diversas provas. Porém, as instituições têm suas particularidades, mesmo pedindo o mesmo gênero. Veja quais são as diferenças entre a redação Enem e Vunesp:

Enem

A estrutura clássica do texto dissertativo-argumentativo está no DNA do Enem. A banca preza pela interpretação do candidato mediante ao tema e aos seus textos de apoio. Portanto, de acordo com o Manual de Redação do Enem, quem for fazer a prova, deve defender uma tese.

Sendo assim, é preciso ter uma opinião sobre o assunto proposto. Ela deve ter como base argumentos consistentes, estruturados com excelente coerência e coesão.

Ao contrário dos outros vestibulares, a banca do Enem espera que o candidato indique uma solução ao problema que é apresentado. Portanto, é necessário ser criativo e apresentar uma boa intervenção. Além de ser detalhada e com respeito aos Direitos Humanos.

No entanto, caso o candidato não apresente essa intervenção, a nota pode ser duramente penalizada.

produção de texto

Vunesp

O processo de entrada para a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho é feito pela Fundação Vunesp. Para a redação, é exigido um texto do gênero dissertativo. Normalmente, o tema é feito por meio de uma pergunta, a qual exige um posicionamento por parte do redator.

Além disso, para atender as exigências dessa banca, recomendamos que sempre apresente um contra-argumento, visando a combater uma posição contrária à que você assumiu na tese.

Os critérios avaliados pela banca de redação Enem e Vunesp

Prova de redação

Mesmo com as diferenças entre a redação Enem e Vunesp, alguns critérios de avaliação são próximos. Afinal, eles são essenciais para que seja feita uma boa correção. Portanto, todos os textos devem seguir uma norma culta, ter uma ortografia correta, coerência e coesão.

Outro ponto importante é o cuidado para não escrever menos do que foi exigido, ou ainda fugir do formato do texto ou do assunto proposto. Lembramos que o título só é obrigatório quando informado no enunciado da prova.

No entanto, vale lembrar que, para conclusão, somente o Enem exige uma apresentação de intervenção. Para a Vunesp, o candidato pode concluir o seu texto resumindo as principais partes, reafirmando a sua tese. 

Dicas para fazer uma boa redação nessas provas

Vestibular redação

Independentemente se você fizer a redação do Enem ou da Vunesp, é preciso escrever bem. Portanto, há algumas regras básicas que precisam ser consideradas em todas as redações. São elas:

– Cuidado com o radicalismo: com certeza, a banca quer conhecer o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Porém, com argumentos e posições claras, sem radicalismo e falta de respeito. Por isso, evite qualquer expressão extremista demais. Termos como “nunca”, “jamais” ou “sempre” devem ser evitados;

– Evite os clichês: usar critérios e citações sem fundamento não vai ser algo positivo para o seu texto. Além disso, se não souber qual é o autor e escrever errado é algo negativo para a sua redação. Portanto, tome muito cuidado se for usar expressões clichês demais para não ficar algo fora de contexto;

Enem e Vunesp

– Não tenha uma linguagem complicada: o uso da norma culta não é sinônimo de uma escrita rebuscada. A redação Enem e Vunesp não devem ser algo difícil de ler. Sendo assim, usar palavras muito difíceis não é uma boa ideia. Isso porque o seu texto pode ficar sem clareza ou até mesmo sem  fluência, dificultando a compreensão;

– Não use gírias: se você fala muita gíria, cuidado para não as escrever. Um texto que exige a norma culta deve evitar termos coloquiais que são usados no dia a dia;

– Erros gramaticais: recorrentes erros das regras de português e deslizes gramaticais comprometem o seu texto. Além disso, isso leva ao desconto dos seus pontos. Portanto, a dica é: se houver dúvida na hora de escrever uma palavra, troque pelo sinônimo. Nessas horas é melhor não arriscar.

A Corrija-me te ajuda a passar na redação Enem e Vunesp

Agora que você já sabe a diferença entre a redação Enem e Vunesp, é hora de estudar para essa etapa da prova! A Corrija-me quer fazer parte desse processo e te ajudar a ter a nota máxima no vestibular que você escolher.

Vamos te ensinar a construir um texto coeso e coerente, dentro do que é esperado pela banca de cada instituição. Além de mostrarmos técnicas eficientes para te ajudar a apresentar boas soluções para os problemas propostos na redação do Enem.

Enem

A equipe Corrija-me acompanha cada passo que você dá na construção da redação. Com a nossa plataforma, é possível enviar os seus textos e receber um feedback personalizado sobre a sua redação. Dessa forma, vamos te auxiliar no processo de lapidação do texto para que ele fique de acordo com os parâmetros da prova escolhida.

Além disso, você tem acesso às aulas em vídeo, que vão te ajudar também a construir uma boa redação Enem e Vunesp. Vamos juntos nessa caminhada rumo a aprovação?

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com um amigo que vai fazer a redação Enem ou Vunesp. 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.