O que é redação?

A redação é um estilo de texto exigido em diversas provas de vestibulares e concursos do país. Sendo assim, entender a sua estrutura e seus tipos é muito importante para os candidatos que visam conquistar uma vaga na universidade com o auxílio de uma boa nota na redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Entender o que é redação e o que compõe um texto em formato de redação é muito importante. Esse estilo de escrita é muito necessário em provas de vestibulares e concursos em geral.

O que é redação: É o processo, ação ou efeito de redigir, de escrever um texto com ordem e método. É uma atividade presente na sociedade desde a invenção da escrita.

A redação pode ser a porta de entrada de muitas pessoas na universidade. No Enem, por exemplo, uma boa nota na redação pode fazer toda a diferença e ajudar o candidato a conquistar a sua tão sonhada vaga. 

Por esse motivo, conheça agora o que é uma redação, com toda a sua estrutura e as ferramentas que compõem esse estilo de texto! Aprenda também, como melhorar as suas habilidades de escrita e se preparar melhor. 

Por que é importante saber o que é uma redação e como escrever um bom texto?

o que é redação  

Expressar-se através das palavras é uma habilidade muito útil, especialmente para quem deseja conquistar a aprovação no vestibular. Logo, redigir um bom texto nos moldes de uma redação é imprescindível para garantir uma boa nota. 

Além disso, escrever redação desenvolve diversas habilidades, como por exemplo:

  • Melhora a gramática e o vocabulário;
  • Desenvolve a argumentação;
  • Estimula a leitura;
  • Ajuda o autor a se expressar melhor em diversas esferas da vida.

Dessa forma, saber como fazer um bom texto ajuda o indivíduo de diversas formas. Expressar-se melhor através das palavras é uma habilidade extremamente válida e importante. 

Quais os principais tipos de redação exigidos nas provas pelo país? 

o que é redação

De um modo geral, a redação é um texto em que um discurso é elaborado através da escrita. Existem diferentes tipos, cada uma com suas especificações, como veremos a seguir:

1- Redação narrativa

Esse tipo textual se baseia na história através da presença de um narrador. Ela se constrói a partir do desenvolvimento dos fatos, nos quais um ou mais personagens estão envolvidos. 

Esse narrador pode ser participante na história (texto em primeira pessoa\) ou apenas um observador (texto em terceira pessoa). Alguns exemplos de redações narrativas são:

  • Contos;
  • Crônicas;
  • Fábulas;
  • Romances.

2- Redação opinativa

Como o próprio nome já indica, a redação opinativa nada mais é do que um texto cujo principal objetivo é expor uma determinada opinião do autor. Para isso, são utilizadas algumas estratégias, como a argumentação, exposição de fatos e persuasão. 

Esse é um gênero textual que pede uma linguagem clara e objetiva, bem como temas atuais e, geralmente, um pouco polêmicos. 

3- Redação dissertativa

escreva corretamente

Esse é o gênero mais comum, que aparece muito nas provas de redação de vestibulares e concursos no geral. Trata-se de um texto em que um ponto de vista deve ser defendido através da apresentação de argumentos fundamentados e bem construídos. 

Sendo assim, uma redação dissertativa precisa apresentar uma linha de raciocínio e uma ideia principal a ser defendida – também chamada de “tese”. Você pode consultar a importância da tese na produção textual nesse post do blog da Corrija-me!

Além disso, é importante que o autor do texto se posicione, afinal, dissertar nada mais é do que defender um ponto. Mesmo que no texto sejam apresentados pontos negativos e positivos a respeito do tema, é importante que o autor deixe clara a sua opinião final. 

Um redação dissertativa geralmente se divide em três pontos principais, são eles:

  • Introdução: onde o autor apresenta o tema e a tese – ou seja, expõe a ideia principal que será defendida ao decorrer do texto;
  • Desenvolvimento: parágrafos onde a argumentação é feita, e o ponto de vista do autor é defendido;
  • Conclusão: onde a tese é retomada, e o autor encerra sua exposição de ideais, podendo incluir uma intervenção.

Lembre-se de que, no Enem, a conclusão deve conter uma proposta de intervenção! Isso significa que o texto deve conter uma possível solução ao problema apresentado ao longo do texto. 

Como se preparar para a redação? 

A redação com certeza é uma etapa muito importante nos vestibulares e concursos no geral. Ela tem a capacidade de alavancar a nota do candidato, auxiliando na conquista de uma vaga, ou o contrário! 

7 alusões históricas para redação

Por esse motivo, é essencial se preparar bem para escrever um bom texto. Essa preparação envolve muito treino e prática, e o recomendado treinar pelo menos uma vez por semana! 

Sendo assim, para se sair bem na redação, escrever bastante é muito importante. Se você deseja algumas sugestões de temas para praticar, confira a lista abaixo: 

  1. A invisibilidade da mulher ainda está presente na sociedade atual?
  2. Violência policial: Resposta a uma sociedade violenta ou abuso de poder?
  3. Ensino técnico ou regular: Qual a melhor opção para a formação do indivíduo?
  4. Professor na contemporaneidade: Carcereiro ou chaveiro?
  5. Presos devem pagar por suas despesas?
  6. Disseminação do ódio e crescente onda de terrorismo na Europa;
  7. Iconoclastia contemporânea: entre a reparação histórica e o vandalismo;
  8. Embranquecimento de personalidades e apagamento da identidade étnica;
  9. Limites entre a liberdade de expressão artística e a intolerância religiosa;
  10. As grandes tragédias da humanidade ainda causam comoção e reflexão?

 

Além disso, se você quiser potencializar os seus estudos, pode contar com a ajuda da Corrija-me! Essa é uma plataforma totalmente online, com diversos cursos focados nas principais bancas de correção do país! 

Se você quiser mais, basta clicar aqui e realizar o seu cadastro grátis, sem compromisso! Não deixe também de conferir os conteúdos no blog da Corrija-me, com diversos posts focados em ajudar você a se preparar para as provas de redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *