Como usar a tese na redação?

A tese é a ideia principal da redação, que deve ser defendida ao decorrer do texto. Ela representa o ponto de vista do autor da redação e a sua opinião sobre o assunto em questão. Em textos dissertativos-argumentativos, ela é a essência da escrita, e por isso, deve sempre estar presente.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

É essencial saber como usar a tese na redação, pois ela nada mais é do que a ideia principal do autor, que será defendida ao longo do texto. Em textos dissertativos-argumentativos ela é primordial, pois representa a opinião do candidato. 

É a tese que serve como base para estruturar toda a argumentação, uma vez que os argumentos devem ser utilizados como um recurso para comprovar e favorecer a defesa da tese. 

Sendo assim, confira agora dicas especiais sobre como usar a tese na redação, e como colocá-la dentro do seu texto. Aprenda, também, quais os recursos que podem ser usados como forma de argumentação. 

Por que utilizar a tese na redação?

escrevendo tese na redação

A tese, como já foi citado anteriormente, é a ideia principal que será defendida pelo autor. Dessa forma, ela deve aparecer na introdução, ou seja, logo no início do texto, geralmente no final do primeiro parágrafo. 

Como a introdução serve para contextualizar o assunto, é interessante que, antes de partir para os argumentos e apresentação de demais fatos, a tese se concretize, demonstrando qual posição será tomada. 

A tese é o momento em que o candidato deve apresentar uma problematização sobre o tema da redação, que será aprofundada nos parágrafos seguintes, sempre com argumentos que sirvam para comprová-la. 

Uma tese pode, na prova do Enem, por exemplo, dar cabo de duas competências avaliadas pela banca: a de compreender corretamente a proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o assunto, e a de selecionar, organizar e aplicar um senso crítico sobre informações, fatos e opiniões, utilizando-os como argumentos para defender seu ponto de vista. 

Dessa forma, podemos perceber como se posicionar no texto é fundamental, e para isso, desenvolver uma boa tese é imprescindível. Confira agora algumas dicas para estruturar uma boa tese! 

Dicas sobre como usar a tese na redação

dicas para escrever tese na redação

Primordial em um texto argumentativo, a tese é a base da argumentação que será feita ao longo do texto. Uma argumentação a partir da tese pode ser feita, entre outras coisas, com:

  • síntese;
  • apresentação do posicionamento;
  • afirmação.

Para entender melhor como essa argumentação pode ser feita, assista esse vídeo especial com o professor da Corrija-me:

A tese precisa ser clara e objetiva, pois é ela que representa a posição que será tomada pelo autor frente ao problema levantado pelo tema da redação.

Sendo assim, além de estudar a argumentação, confira agora algumas dicas para se preparar bem e assim, desenvolver uma boa tese:

1- Utilize a proposta da redação para desenvolver a sua tese

A sua tese deve ser retirada da proposta de redação. Depois de ler atentamente a proposta e os textos de apoio e garantir que você entendeu o que foi proposto, utilize a frase do tema de maneira afirmativa. 

2- Estude com base em redações com notas altas

estudando redação

Com uma rápida busca na internet, você consegue encontrar exemplos de redações que atingiram a nota máxima nos principais vestibulares do país.

Lançar sobre elas uma leitura crítica e entender quais os pontos que levaram a atingir uma nota tão satisfatória, pode ajudar você a melhorar os seus próprios textos. 

Dessa forma, como uma forma de treino, tente sempre identificar a tese nesses textos, e entender como foi feita a argumentação em cima dela. 

3- Desenvolva seu senso crítico

estudante na prova de redação

De um modo geral, estar cercado das mais variadas fontes de informação é algo que auxilia muito na escrita de uma redação argumentativa. Mas, além disso, é muito importante saber ser crítico com as informações recebidas. 

Isso significa refletir sobre os assuntos e desenvolver uma opinião própria, com base nas informações obtidas de diferentes fontes. Exercitar essa habilidade é algo que pode ajudar muito na construção da tese, afinal, ela nada mais é do que a opinião principal do autor!

Sendo assim, procure sempre lançar um senso crítico sobre os acontecimentos que o rodeiam e sobre as notícias que chegam até você. Dessa forma, representar sua opinião de uma forma concreta através da tese se tornará muito mais fácil e natural.

4- Estude e receba feedback dos seus textos com a Corrija-me!

Assim como o restante dos recursos utilizados na redação, construir uma boa tese também é questão de prática. Logo, redigir textos argumentativos com esse propósito é a melhor maneira de estudar e se preparar para as provas de redação. 

Se você busca se preparar da melhor forma possível, uma boa opção é contar com a ajuda dos melhores profissionais em redação do país. 

Com a Corrija-me – Plataforma mais completa de redação, você consegue praticar bastante e estudar com aulas exclusivas focadas nas principais bancas de correção do Brasil, além de ter seus textos corrigidos com os mesmos critérios exigido nas provas oficiais. 

Sendo assim, não perca mais tempo! Faça como milhares de estudantes que já potencializaram os seus estudos e melhoraram muito as suas habilidades de redação. 

Clique aqui para fazer o seu cadastro gratuito, sem compromisso, e conhecer um pouco mais sobre essa plataforma de correção de redação, totalmente digital, que já auxiliou muitos candidatos a conquistarem a sua vaga através de uma excelente redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *