Como não fugir do tema da redação

Respeitar o tema pode ser um desafio dependendo da proposta, por isso, algumas dicas básicas podem ajudar a não fugir do que a banca exige e conseguir desenvolver um texto com coesão e coerência.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Não fugir do tema da redação é essencial para obtenção de boa nota, principalmente em exames como o do Enem, por exemplo, que pode anular toda a redação caso isso aconteça.

Para que o candidato não tenha mais essa preocupação no dia da prova é importante que ele treine e tenha acesso a dicas que poderão ajudá-lo nesse processo.

No post de hoje, você verá quais dicas são essas e poderá se sentir mais seguro no momento de realizar sua redação.

1 – Leia a proposta e os textos motivadores atentamente 

Muitos candidatos cometem o erro de ler apenas uma vez a proposta, bem como seus textos motivadores e isso poderá comprometer o resultado final da redação. 

Isso porque nesses conteúdos existem informações preciosas que fornecerão condições de desenvolver um texto coerente e seguindo uma linha de raciocínio precisa.

2 – Tente não ser ambíguo 

O importante é seguir uma linha de raciocínio precisa na sua redação. Para que você entenda melhor, vamos a um exemplo simples.

O tema da redação do Enem do ano de 2021 foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Agora, veja na figura abaixo os textos motivadores:

fuga do tema da redação

Ao lermos atentamente aos 4 textos motivadores já é possível chegar à algumas conclusões, sendo:

  1. O registro civil é um DIREITO do brasileiro, que lhe garante cidadania. Portanto, não é possível ir contra isso, levando em consideração que na redação do Enem, além de outras competências, é importante respeitar os Direitos Humanos, logo, não é POSSÍVEL SER CONTRA o registro civil. 
  2. Mostra que, apesar de ser um direito, muitas pessoas no Brasil ainda não têm o documento.
  3. Sem registro civil, a pessoa fica impossibilitada de tirar outros documentos, como o CPF, por exemplo.
  4. A pessoa perde outros benefícios sociais com a ausência do documento.

Logo, é possível concluir que o registro civil é algo NECESSÁRIO para que a pessoa tenha acesso à uma vida digna. Portanto, é importante escrever a favor dele e as consequências de não se ter um registro, utilizando argumentos plausíveis e consistentes.

E quando o tema for subjetivo?

Do mesmo modo, quando o tema for subjetivo, você deverá seguir uma linha de raciocínio. Veja, por exemplo, o tema da redação Unesp 2021 “Tempo é dinheiro?”

Note que é um tema que, diferentemente do tema do Enem, abre caminhos para diferentes posicionamentos, pois você pode dizer sim ou não. Porém, ao adotar um lado, você deve segui-lo até o final.

Correção de redação

3-  Monte a estrutura do texto 

Com exceção da redação da Unicamp, que propõe gêneros textuais diferentes, a maioria das bancas exige um gênero textual de caráter dissertativo-argumentativo. Nesse caso, ele deve seguir a seguinte estrutura:

  • Introdução: reserve um parágrafo para apanhar o contexto geral do tema, os motivos pelos quais ele é importante, bem como, a sua linha de raciocínio, ou seja, se você é a favor ou contra o tema. Tudo isso não se esquecendo de que deve escrever o texto em uma linguagem mais formal e sempre na terceira pessoa do singular;
  • Desenvolvimento: esse é o momento de trazer todos os argumentos que favorecem a sua linha de raciocínio e que consigam sustentá-la. Como já foi dito anteriormente, tome muito cuidado para não ser ambíguo ou trazer argumentos que contradizem a sua ideia;
  • Conclusão: nesta parte da redação, você irá trazer as conclusões sobre o assunto e, além disso, uma proposta de intervenção que faça sentido, principalmente se a sua redação for para o Enem. Neste artigo, falamos dos meios de intervenção, vale a pena ler se você pretende fazer a prova do Enem neste ano.

4 – Leia o rascunho antes de passá-lo para a folha oficial 

Uma dica importante para não fugir do tema da redação é ler o rascunho, identificar possíveis erros e corrigi-los, para só depois você passar para a folha oficial. Dessa maneira, caso encontre elementos que demonstrem que você não está dentro do assunto, você terá a chance de corrigi-los.

5 – Esteja sempre atualizado 

Para que você se saia bem na prova de redação, é importante estar sempre atualizado sobre os acontecimentos do mundo. Dessa forma, conseguirá bons argumentos para estruturar o seu texto e correrá menos risco de fugir do tema.

6 – Seja simples, objetivo e direto 

Argumentos são importantes, mas mais importante ainda é escrever um texto que seja objetivo e sem o famoso “encher linguiça”. Muito embora algumas bancas exijam uma quantidade mínima de linhas, é importante que você cuide para não preenchê-las com conteúdos irrelevantes e que facilmente farão com que você fuja do tema.

Aprenda a não fugir do tema da redação com a Corrija-me


A melhor maneira de conseguir se sair bem na redação, apresentando um texto com coesão e coerência é treinando.

Para isso, além da escrita, você deve ter acesso a profissionais que entendam sobre o assunto e que possam realizar uma correção adequada de suas redações. Na Corrija-me você encontra esses profissionais.

Com mais de 60 videoaulas e profissionais prontos para esclarecer as suas dúvidas, você conseguirá entender quais são os seus pontos positivos e o que você precisa melhorar. Além disso, você poderá ver a sua evolução através de gráficos amigáveis, facilitando sua interpretação sobre pontos fortes e fracos a se melhorar na escrita.

Portanto, não perca mais tempo! Faça hoje mesmo o seu cadastro grátis na plataforma e saiba como funciona!

Estamos te esperando!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.