Tema da redação do Enem 2021

A redação do Enem 2021 foi marcada por um tema em que o candidato deveria estar atento ao que aconteceu na política brasileira e no Ministério da Cidadania.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

No dia 21 ocorreu a prova de linguagens e humanidades do Enem, a qual envolveu 90 questões objetivas. Além disso, os candidatos deveriam escrever, na redação, sobre a “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Neste material, vamos falar mais sobre a redação do Enem 2021. Portanto, continue acompanhando para entender melhor o tema. Boa leitura!

Como discutir o tema da redação do Enem 2021?

Prova de redação Enem 2021

Uma das possibilidades de discussão do assunto da redação do Enem 2021 é utilizar como repertório a problemática do governo do Cadastro Único. Afinal, ele mostra uma dificuldade social grave, porque, sem uma documentação, o indivíduo não tem acesso às políticas públicas, educação ou outras informações.

É importante lembrar que o Cadastro Único foi exigido pelo governo federal para quem recebeu o auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19. Ele é coordenado pelo Ministério da Cidadania, com o intuito de apoiar a implementação de políticas públicas da população que sofre com a vulnerabilidade social.

Em relação ao tema da redação do Enem 2021, quando se aborda sobre cidadania e invisibilidade, o que sobressai é fazer com que o indivíduo se integre por meio de um registro civil à sociedade. Além disso, faz com que as pessoas sejam reconhecidas como cidadãs e consigam ter acesso às políticas públicas.

A situação ficou mais alarmante durante a pandemia. O tema ficou bastante contextualizado com o momento atual, envolvendo acesso à tecnologia, abordando mais a política de estado do que do governo federal.

Sendo assim, uma boa proposta de intervenção foi apontar as possíveis ações do governo para essa situação. Contudo, dá para falar sobre o papel estratégico do Ministério da Cidadania e das parcerias entre as secretarias de estado.

O formato da redação do Enem

De acordo com as exigências do Inep, o candidato deve produzir um texto dissertativo-argumentativo. Portanto, a partir do problema exposto, é preciso fazer uma redação mostrando o seu ponto de vista sobre o tema e defendendo sua opinião com argumentos sólidos.

A redação do Enem 2021 deve ter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 8. Se o candidato não atender a essa exigência, é desclassificado. 

Os livros que poderiam ser citados na redação do Enem 2021

tema de redação 2021

Para deixar a redação do Enem 2021 mais completa e com argumentos sólidos, ter um repertório sociocultural amplo é fundamental. Portanto, veja abaixo alguns livros que poderiam ser citados no texto:

  • A Elite do Atraso, de Jessé Souza;
  • Vidas Secas, Graciliano Ramos;
  • Capitães de Areia, Jorge Amado;
  • Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo.

Os clássicos literários são sempre boas referências para abordar assuntos sobre a sociedade. Afinal, eles retratam o cenário de forma clara as problemáticas do país.

Citações para redação

Os tópicos para serem abordados na redação

Dentro do tema proposto para a redação do Enem 2021, alguns assuntos podem ser abordados para deixar o texto mais preciso. Por exemplo:

  • Falta de acesso à saúde na pandemia em função de não ter o registro;
  • Condição da população de rua;
  • Desigualdade social em relação ao acesso à documentação;
  • Diferença de documentação para pessoas que moram na zona rural e espaço urbano.

A correção da prova de redação do Enem 2021

tema de redação 2021 enem

De acordo com o Inep, foram 3.456 corretores de redação para corrigir a prova do Enem. Esses profissionais foram coordenados por 216 supervisores.

No entanto, no momento da correção, são levadas em consideração as cinco competências abaixo:

  • Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender corretamente a proposta da redação e aplicar os seus conceitos por meio das vias de conhecimento para desenvolver o tema, de acordo com os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir uma boa argumentação;
  • Elaborar uma boa proposta de intervenção para o problema abordado, mas que respeite os direitos humanos.

Como fazer para não zerar a redação do Enem 2021

Tema do Enem 2021

Infelizmente, existem pontos que fazem você zerar a redação do Enem 2021, bem como em todas as outras edições. Veja o que não fazer na hora da prova:

  • Não atender a proposta solicitada e escrever um texto diferente do que é pedido;
  • Escrever o texto fora da folha da redação;
  • Produzir uma redação com um número inferior de linhas solicitadas;
  • Apresentar desenhos ou outras formas para explicar o conteúdo que não seja uma redação;
  • Fazer uma redação que seja totalmente desconexa com o tema solicitado;
  • Escrever uma redação em outro idioma que não seja em português;
  • Ter uma letra ilegível, que impossibilita a leitura dos corretores.

Além de todos os itens citados, apresentar uma cópia dos textos de apoio também zera a sua redação. Afinal, isso é considerado um plágio.

Correção de redação

A Corrija-me te ajuda a passar no Enem

Temas de redação

Como você viu ao longo do texto, a proposta para a redação do Enem 2021 foi um tema bastante atual. Portanto, uma dica para fazer uma boa produção de texto, é estar sempre bem atento ao que acontece no Brasil, seja na política, educação ou outras áreas.

Para isso, estudar e treinar a produção de texto é essencial para fazer uma boa prova. Portanto, prepare-se com a Corrija-me – Correção de Redação! Nós temos a melhor e maior plataforma de ensino de redação do Brasil.

O nosso sistema de ensino é completo, com dicas, aulas ao vivo e correções de produção de texto. Além disso, contamos com uma equipe totalmente preparada para lhe dar os melhores e mais eficientes feedbacks para que as suas redações sejam perfeitas!

Venha estudar com quem está sempre atento às exigências do Enem. Queremos que você fique do lado dos aprovados!

Clique aqui e conheça a nossa plataforma de correção de redação. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.