Os 10 últimos temas da redação Unicamp

A redação Unicamp é uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos, que devem estar munidos de bons argumentos para conseguirem desenvolver os dois textos de acordo com a proposta da universidade.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação Unicamp é uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos, que devem estar munidos de bons argumentos para conseguirem desenvolver os dois textos de acordo com a proposta da universidade.

Os padrões da redação Unicamp fogem aos padrões tradicionais dos outros tipos de prova. Portanto, na maioria das vezes, a preocupação do candidato não é o tema, mas sim o formato de texto exigido. Afinal, a cada ano o vestibular cobra gêneros discursivos diferentes.

Por isso, o texto da próxima prova pode ser o mais variado possível, podendo ser desde carta à uma postagem em rede social. Algo bem amplo, não é mesmo? O objetivo é avaliar a capacidade dos candidatos de se expressarem em diferentes formatos e públicos distintos.

redação Unicamp

Se você vai fazer o vestibular dessa universidade, continue acompanhando. Vamos te mostrar os 10 últimos temas da redação Unicamp para você se preparar para a prova. Boa leitura!

Veja os 10 últimos temas da redação Unicamp

Para que você compreenda melhor os gêneros e temas que são cobrados na redação Unicamp, vale a pena analisar as últimas 10 propostas. Veja quais são:

2020

O tema do ano de 2020 foi bem atual, propondo um texto para podcast e crônica sobre o micromachismo na sociedade. A primeira proposta do candidato deveria relacionar a biodiversidade e a sociodiversidade no Brasil, pensando no público-alvo para desenvolver a redação.

correção de redação

A segunda proposta da redação Unicamp usou uma reportagem que falava sobre micromachismo e propôs a elaboração de uma crônica sobre o tema. O candidato poderia ter relatado uma experiência pessoal, se houvesse.

Redação Unicamp 2019

Redação Unicamp 2019

Doutrinação ideológica nas salas de aula e a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano e o comportamento do Produto Interno Bruto foram os temas da redação Unicamp de 2019. O primeiro tema propôs a elaboração de um abaixo-assinado, pedindo explicação para uma escola depois de uma professora de filosofia ser alvo de ameaças anônimas por sua suposta prática de trabalho. Já a segunda proposta de redação era escrever um comentário para um fórum de uma rede social a partir de dois gráficos.

2018

Em 2018, a redação Unicamp cobrou dos candidatos o seu posicionamento sobre temas de pós-verdade e discurso de ódio. O intuito era que o aluno tivesse a oportunidade de desenvolver a sua visão crítica, sabendo discernir as informações recebidas e se posicionando de forma correta.

2017

Redação Unicamp 2017

A redação Unicamp em 2017 falou sobre imigração e campanha de doação. O aluno foi desafiado a escrever uma carta sobre o primeiro tema, falando sobre a presença de estrangeiros no Brasil. Já na segunda proposta o aluno era um voluntário da “Biblioteca Barca de Livros”, destacando a importância da doação no site da instituição.

2016

Em 2016, a instituição solicitou a resenha crítica depois que o aluno fizesse a leitura de uma fábula.  A segunda proposta foi a divulgação científica sobre um trecho de um livro do neurocientista António Damásio.

Redação Unicamp 2015

Nesse ano, os candidatos deviam elaborar uma síntese sobre o tema Humanização do atendimento à saúde para apresentar a um grupo de estudos.  Entretanto, a outra redação era escrever uma carta-convite endereçada à comunidade escolar para uma reunião que busca discutir soluções para resolver conflitos violentos na escola.

2014

Em 2014, os candidatos deveriam desenvolver um relatório com cada atividade feita em uma oficina cultural de uma escola. Portanto, todas as atividades deveriam ser relatadas nesse estilo de texto. Já a segunda proposta era elaborar uma carta aberta para ser colocada nas redes sociais sobre os problemas de trânsito da cidade. O documento era para solicitar às autoridades responsáveis ações de melhoria para a mobilidade urbana nas ruas e mobilidade urbana.

2013

A redação Unicamp 2013, em sua primeira proposta, o candidato deveria fazer um resumo para um painel destinado à sociedade escolar sobre o tema pessimismo, falando sobre a sua importância em oposição ao otimismo. Já a segunda pedia para o aluno elaborar uma carta direcionada aos redatores de um jornal falando sobre o debate do álcool na adolescência, fundamentado na matéria “Vergonha Nacional”.

A redação Unicamp 2012

A primeira proposta era fazer um comentário para um fórum de concluintes do Ensino Médio em resposta a uma pessoa que assinava como Estudante Paulista. A segunda redação era um manifesto, com modalidade oral formal, explicitando o motivo do texto, declarando e sustentando o que o aluno e os colegas defendem, convocando os pais, professores e alunos a agir em conformidade, segundo a proposta.

2011

A proposta da primeira redação de 2011 foi escrever para o fale conosco de uma emissora, falando sobre o gráfico “Os valores de uma geração”, comparando os três anos pesquisados, indicando dois valores estáveis e duas mudanças de valores que fossem significativas. Mas a segunda redação era escrever um discurso de apresentação de um evento para convidar uma celebridade para uma palestra na escola, justificando a sua presença e falando sobre três problemas do ensino de ciências da instituição.

Aulas ao vivo de redação

Conclusão

Ao analisar a redação Unicamp dos últimos 10 anos podemos perceber como são diferentes as propostas solicitadas aos candidatos. Afinal, todos os anos são duas propostas totalmente distintas, justamente para avaliar a capacidade do aluno de desenvolver diferentes formatos de textos.

Sendo assim, é importante se preparar com bastante antecedência para fazer essa prova. O Corrija-me te ajuda a passar para o time dos aprovados da Unicamp!

Nossos profissionais são altamente experientes e qualificados para ajudar você a desenvolver diferentes formatos de redação. Mas todos dentro das normas solicitadas pela Unicamp. Dessa forma, além de treinar a sua escrita, você começa a sentir como será a avaliação real. Assim, no dia do exame você estará confiante para escrever um texto de excelência, independentemente do seu formato.

O Corrija-me é a maior plataforma de cursos de redação on-line do Brasil. Você tem acesso a aulas que vão esclarecer todas as suas dúvidas sobre como escrever um bom texto. Além de treinar bastante a sua escrita, tendo a oportunidade de receber correções personalizadas e ajustar a sua redação de acordo com o esperado pela Unicamp.

Se você vai fazer a redação Unicamp, conte com o Corrija-me para escrever um excelente texto! Nosso objetivo é fazer você alcançar a aprovação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.