Como funciona a redação da Unicamp

Se você é um vestibulando que deseja conquistar a tão sonhada vaga na Universidade Estadual de Campinas, precisa entender como funciona a redação da Unicamp. Essa é uma prova que se difere dos outros vestibulares mais tradicionais, pois não se atém somente aos textos dissertativos-argumentativos – como é o caso do Enem, Fuvest e Vunesp […]

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Se você é um vestibulando que deseja conquistar a tão sonhada vaga na Universidade Estadual de Campinas, precisa entender como funciona a redação da Unicamp.

Essa é uma prova que se difere dos outros vestibulares mais tradicionais, pois não se atém somente aos textos dissertativos-argumentativos – como é o caso do Enem, Fuvest e Vunesp – Unesp, por exemplo.

Sendo assim, é essencial que os candidatos estejam bem preparados para escrever em alguns gêneros os mais diversos. Confira agora algumas dicas sobre como funciona a redação da Unicamp, e entenda como se preparar para essa prova!

Como funciona a redação da Unicamp?

Redação Unicamp

Essa é uma prova que visa testar as habilidades dos candidatos nos mais diversos gêneros de escrita. Sendo assim, o estudante deve estar preparado para escrever utilizando diversos recursos. Abaixo, estão alguns exemplos de gêneros de redação que já fizeram parte da prova da Unicamp:

  • Texto de divulgação científica;
  • Roteiro de podcast;
  • Crônica;
  • Discurso político;
  • Diário;
  • Resenha;
  • Carta-convite;
  • Artigo de opinião;
  • Palestra;
  • Abaixo-assinado;
  • Postagem em fórum.

Assim, podemos ver como os temas podem ser diversos – e, além disso, como pode ser necessário escrever algo que se encaixe em diversos gêneros de escrita. Isso significa que, além de o candidato precisar ter conhecimento de diversos temas a ponto de redigir um texto sobre ele, também deve conhecer diferentes modalidades de escrita, para conseguir trabalhar com o que for proposto.

A modalidade de escrita só é revelada junto com o tema do texto. Isso significa que o candidato só descobre na hora da prova em que gênero vai precisar desenvolver a sua redação.

Veja alguns temas e estilos específicos que você pode utilizar para estudar para a prova de redação da Unicamp:

  1. Texto Informativo: Presos devem pagar por suas despesas?
  2. Carta aberta: Polêmica sobre o filme de natal do Porta dos Fundos
  3. Abaixo-assinado: Reação contra a incursão violenta da polícia em Paraisópolis
  4. Artigo de opinião: Censura à cultura
  5. Crônica reflexiva: abstinência sexual

Como funciona a avaliação da prova da Unicamp?

Os avaliadores das redações da prova do vestibular da Unicamp trabalham com alguns critérios principais de avaliação.

Em primeiro lugar, é necessário que o texto esteja adequado à proposta que foi apresentada. Se a produção fugir do tema proposto, pode ser zerada, ou seja, anulada.

Da mesma maneira, se a redação não estiver de acordo com o gênero que foi pedido, pode ser anulada. Além disso, o candidato não pode copiar nenhum trecho que foi apresentado como material de apoio na proposta da redação.

Juntamente com isso, são avaliados aspectos como coesão, desenvolvimento dos pensamentos entre os parágrafos, ortografia e uso adequado da língua portuguesa.

Outro critério de avaliação, é a capacidade do vestibulando de utilizar os textos de apoio de forma adequada. Isso significa que o candidato precisa ler com atenção todo o material oferecido.

Como funciona a redação da Unicamp: como se preparar?

Essa é uma prova que pode trazer muitas surpresas. Sendo assim, uma boa preparação é necessária para que o candidato seja capaz de realizar a redação e receber uma boa nota.

Confira agora algumas dicas de como se preparar para realizar essa prova de redação!

1 – Estude diferentes gêneros de escrita

No caso da prova de redação do vestibular da Unicamp, é essencial conhecer alguns outros gêneros de redação, não somente os do estilo dissertativo-argumentativo.

Como não é possível saber qual gênero será pedido até estar frente a frente com a prova, é preciso estudar bastante e praticar a redação em diversas modalidades. Estude sobre a linguagem empregada em cada um dos tipos textuais e tente produzir ao menos um texto de cada um.

Clique no banner abaixo para assistir às aulas de redação da Corrija-me e se preparar melhor!

Aulas ao vivo de redação

2 – Leia a prova com atenção

Pode parecer clichê, mas ler a proposta de redação com atenção faz toda a diferença. Leia com calma e, se for necessário, leia mais de uma vez. Você precisa ter certeza do que foi pedido, para não correr o risco de escrever algo que não se relaciona com o tema, ou até mesmo, escrever em um gênero de redação diferente daquilo que foi proposto.

Dessa forma, preste bastante atenção nos textos e demais materiais de apoio que virão junto com a proposta. Utilize as informações de maneira inteligente, tomando cuidado para não copiar nada – lembre-se de que esse é um critério de avaliação que pode resultar em nota zero.

3 – Pratique redação e conte com a ajuda do Corrija-me!

A verdade é que o estudo e a prática da redação é o que prepara realmente o candidato para enfrentar a prova da Unicamp, bem como, os demais vestibulares do país.

Dessa forma, é muito importante escrever textos e começar a treinar o seu cérebro para organizar as ideias de uma forma coerente através de uma redação. O indicado é a produção de uma redação por semana. Além disso, a leitura deve ser exercitada diariamente, nos mais diversos meios.

Para melhorar cada vez mais essa habilidade, você pode contar com o Corrija-me – Plataforma de Correção de Redação!

Essa é uma plataforma online em que você recebe ajuda dos melhores professores. Acesse agora o site e confira como é simples ter as suas redações corrigidas por especialistas e melhorar cada vez mais a sua habilidade com a escrita!

A Corrija-me é uma plataforma que já ajudou milhares de estudantes a conquistarem a tão sonhada vaga na faculdade e no curso dos sonhos. Com ela, você conta com um suporte eficiente, que tem como objetivo ajudar você a escrever textos cada vez melhores.

Não perca mais tempo e invista agora mesmo no seu futuro. Crie o seu cadastro grátis e entenda melhor como transformar e melhorar os seus textos pode ser fácil com o método especial da Corrija-me!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *