Meios para aplicar na proposta de intervenção da redação Enem

Realizar uma boa proposta de intervenção na redação do Enem pode ser um grande desafio, já que a banca coloca critérios rigorosos que devem ser seguidos à risca, porém adotando as estratégias certas, é possível alcançar uma boa pontuação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A proposta de intervenção da redação Enem é uma das competências que serão avaliadas pela banca. Consiste em indicar ações que possam, de fato, ajudar a resolver o problema exposto pelo tema. 

Para a sua constituição, a banca exige cinco elementos diferentes, sendo eles: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.

No post de hoje, você irá aprender os meios para aplicar na proposta de intervenção da redação Enem, atendendo aos critérios supracitados. Acompanhe.

Os cinco elementos para a proposta de intervenção da redação

Antes de mais nada, é preciso entender do que trata a proposta de intervenção do Enem.

Como já é de conhecimento de todo estudante que vai fazer a prova do Enem, o tema da redação traz em si uma problemática social, sendo necessário, portanto, que o candidato faça uma redação dissertativo-argumentativa. 

Dentro da redação, são avaliadas cinco competências, valendo cada uma 200 pontos, são elas:

  • I – Demonstrar domínio da língua portuguesa;
  • II- Aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento dentro da proposta do tema;
  • III – Organizar, selecionar, relacionar e interpretar fatos e opiniões, bem como, argumentos em concordância com um determinado ponto de vista;
  • IV –  Aspectos ligados à coesão e à articulação progressiva de ideias.;
  • V –  Propor uma intervenção para o problema.

A proposta de intervenção é avaliada na competência V, o que, consequentemente, deve estar na conclusão do texto.

Aulas ao vivo de redação

Deve-se articular a proposta aos argumentos apresentados no texto, e é nesse momento que entram os seguintes elementos:

  • Ação: consiste em propor o que deve ser feito para que o problema apresentado seja solucionado;
  • Agente: trata-se de quem deve realizar a ação;
  • Meio ou modo: consiste na forma como se deve realizar a ação;
  • Efeito ou finalidade: trata-se de evidenciar para que essa ação deve ser realizada;
  • Detalhamento: por fim, esse é o momento em que se acrescentam informações a um dos elementos anteriores para deixar a proposta mais detalhada.

Além disso, é importante saber que não é preciso apresentar inúmeras propostas dentro da redação, mas é importante conter ao menos uma e que ela agregue todos os elementos acima citados.

O que muitos candidatos, no entanto, não conseguem fazer com excelência, é apresentar uma descrição sobre os meios pelos quais a ação deve ser executada. Por isso, vamos explicar a partir de agora como realizá-la da maneira correta.

proposta enem

Elaborando meios da ação de proposta de intervenção da redação Enem

Para que você consiga êxito na proposta de intervenção, é necessário que ela a apresente de forma clara e objetiva. Para isso, algumas dicas são válidas:

  • Realize um bom planejamento de redação: tenha uma boa visão de todo o conteúdo que irá escrever, principalmente sobre os argumentos que irá apresentar no texto, pois assim será mais fácil de realizar uma proposta coerente com tudo aquilo que já foi escrito no texto;
  • Entenda as limitações do agente escolhido: cada agente é competente para determinadas ações, mas incompetente para outras. Por exemplo, um professor é capaz de trazer novas metodologias de ensino, contudo não é capaz de mudar as propostas de conteúdo programado;
  • Conte com o uso de expressões que favoreçam a compreensão de que aquela é uma proposta de intervenção: como já foi dito, quanto mais clara for a sua proposta de intervenção, melhor será o resultado. Assim, para ajudar nessa construção, utilize expressões específicas para introduzir a sua proposta, como, por exemplo: “por intermédio”, “por meio de”.

Algumas formas de colocar uma proposta de intervenção na redação 

conclusão redação enem

Existem diversas formas pelas quais se torna possível desenvolver uma boa proposta de intervenção Enem, no entanto, é importante lembrar que tudo vai depender de quais argumentos foram apresentados, bem como, dos agentes que estarão dentro da proposta. Alguns exemplos de meios de propostas são:

  • Contratar profissionais competentes e capacitados para solucionar o problema;
  • Criar leis ou utilizar de forma mais eficiente as leis que já existem para solucionar o problema;
  • Utilizar a mídia e os veículos de comunicação para conscientizar e educar o público-alvo envolvido no problema apresentado.

A princípio, pode parecer algo um tanto quanto complexo, entretanto, para que o entendimento sobre o assunto seja completo, veja dois exemplos de como se torna possível realizar uma boa proposta:

Tema da redação do Enem de 2013: Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil 

A redação teve nota 1000 no Enem de 2013 e trouxe a seguinte conclusão com proposta de intervenção:

“É inegável a eficiência da Lei Seca em todas as suas propostas, formando uma geração mais consciente e protegendo os cidadãos brasileiros. Para torná-la ainda mais eficaz, uma ação válida seria o incremento da frota de transportes coletivos em todo o país, especialmente à noite, para que cada um consuma o que deseja e volte para casa em segurança. Além disso, durante um breve período, a fiscalização poderia ser fortalecida, buscando convencer motoristas que ainda tentam burlar o Estado. O panorama atual já é extremamente animador e as projeções, ainda melhores, porém apenas com a ação conjunta de povo e governo será alcançada a perfeição.”

Note que o candidato, para trazer a proposta de intervenção redação Enem em sua conclusão, usou a expressão “…uma ação válida”. Em seguida, ele trouxe duas propostas de intervenção, sendo elas: “… o incremento da frota de transportes coletivos em todo o país…” e “… , durante um breve período, a fiscalização poderia ser fortalecida,…”.

Por fim, como agentes, ele trouxe “…povo e governo”. Percebeu que o candidato introduziu em sua redação elementos de simples compreensão, mas que deixaram os meios da intervenção coerentes e completos? 

Tema Redação Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil 

proposta de intervenção redação Enem

Essa redação do tema da redação do Enem 2019 também obteve nota 1000, como proposta de intervenção foi apresentada a seguinte conclusão:

“Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia destine verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de descentralizar o acesso à arte. Além disso, cabe às instituições de ensino promover passeios aos cinemas locais, desde o início da vida escolar das crianças, mediante autorização e contribuição dos responsáveis, a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura, sobretudo em regiões carentes. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural.”

Para introduzir a proposta de intervenção, o candidato utilizou a expressão “…é imperativo”. Houve duas propostas de intervenção, sendo elas “verbas para a construção de salas de cinema, de baixo custo ou gratuitas, nas periferias brasileiras”; “…inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias “; “…promover passeios aos cinemas locais”. Por fim, como agentes, ele trouxe o “…Ministério da Economia” e “instituições de ensino”. 

Descubra se a sua proposta de intervenção redação Enem está dentro dos parâmetros esperados com o Corrija-me

competência 5 enem

Encontrar os meios de proposta de intervenção para a redação do Enem pode ser mais fácil se você treinar e obter correções e feedbacks completos. Para isso, conte conosco! Temos uma equipe completa para ajudá-lo a desenvolver uma boa redação e tirar nota 1000 no Enem!

Faça seu cadastro hoje mesmo e comece a treinar!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.