5 motivos para não deixar a redação para o final da prova

Deixar a redação para o final da prova pode ser a escolha de alguns alunos, no entanto, essa estratégia possui uma série de riscos que podem prejudicar seus resultados. Neste artigo, contamos alguns motivos para não deixá-la por último. Venha conferir!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Uma das principais preocupações dos candidatos que estão participando de processos seletivos, é a de conseguir realizar a prova por completo dentro do prazo estabelecido. Por isso, levando em conta que o tempo é curto, é muito importante definir uma estratégia e organizar o tempo, de modo que você consiga concluir todas as etapas, mas será que é bom deixar a redação para o final da prova?

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, alguns participantes começam pelas questões objetivas e deixam a redação para o final da prova, mas o que eles não sabem é que isso pode ser um grande erro. Isso porque, também é preciso levar em consideração o tempo para preencher o gabarito.

Em todos os casos, portanto, deve haver uma boa gestão do tempo e treino com antecedência. Pensando nisso, a equipe da Corrija-me resolveu elencar 5 motivos para não deixar a redação para o final da prova. Leia o artigo e veja a seguir: 

Não conseguir desenvolver uma boa argumentação

Em primeiro lugar, um dos motivos para não deixar a redação para o final da prova é o risco não desenvolver uma boa argumentação. Isso acontece porque, caso haja atraso para resolver as questões, o candidato terá pouco tempo para finalizar o texto. Sendo assim, ele não conseguirá desenvolver uma boa ideia sobre o tema, não poderá ter uma leitura clara da proposta e muito menos conseguirá raciocinar da melhor forma com a pressão de terminar logo. 

Correção de redação

Elaborar um texto com erros de ortografia

Quando o candidato prioriza a redação, ele consegue tempo para ler a coletânea de forma adequada, pensar sobre o tema, realizar um rascunho e, em seguida, passar a limpo com sucesso. Se, porém, o participante prefere deixar a redação para o final da prova, existe um risco muito maior de que ele produza um texto com erros de ortografia e gramática. 

Sendo assim, ele acaba perdendo pontuação nas competências e critérios de avaliação, principalmente o I, que pede o domínio da escrita de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. 

Maior chance de tirar nota zero

Outro motivo pelo qual você NÃO deve deixar a redação para o final da prova é que isso pode aumentar as chances de tirar nota zero. E, quando você zera a redação, isso pode prejudicar a prova e a nota do exame como um todo – já que ela não possui nem ao menos a correção. 

Isso acontece porque muitos participantes podem perder a noção do tempo e não conseguir terminá-la no seu limite mínimo, que seria de 8 linhas. Outra possibilidade é até fazê-la, mas descumprir alguns critérios por falta de atenção, o que seria evitado com a escolha de não deixá-la ao final.

Perda de energia

É fato que toda prova de processo seletivo pode ser muito cansativa e desgastante. Afinal, são muitas horas corridas em que você precisa usar 100% do seu foco e atenção, com questões complexas, que envolvem um raciocínio e que também demandam o físico (questões como sono podem surgir, por exemplo). Por isso, um outro motivo para não deixar a redação para o final da prova é que já pode ter perdido grande parte da sua energia. 

Sabemos, porém, que é necessário pensar com clareza para desenvolver uma boa redação. Isso porque, além de uma leitura completa da coletânea que é disponibilizada pela banca, você deve analisar o repertório sociocultural e argumentos a serem utilizados. 

Da mesma forma deve ter atenção à gramática e ortografia mecanismos linguísticos de coesão e coerência e ainda realizar uma boa proposta de intervenção. Tudo isso demanda energia. Por isso, o ideal é que você não deixe para última hora. 

Deixar de elaborar um bom projeto de texto

redação para o final da prova

Não elaborar um bom projeto de texto também é uma consequência de deixar a redação para o final da prova. Isso compromete o planejamento da produção e a relação hierárquica entre as várias informações que devem ser organizadas. 

Além disso, quanto mais você acelera, menos deixa de se preocupar com detalhes, que embora sejam mínimos, merecem atenção. Isso também pode afetar na linha de raciocínio que é criada no seu texto. 

Não deixe mais a redação para o final da prova! 

Por fim, a nossa dica é: não deixe essa parte tão importante em último lugar. Você treinou e vem estudando tanto para elaborar uma boa redação, então lembre-se de colocá-la como prioridade. Claro, é possível que dê certo deixá-la por último, mas para isso, deverá haver muito treino e responsabilidade com o tempo. 

O que nós recomendamos é iniciar com as questões objetivas que você sabe – o que já esfria a cabeça e reduz o nervosismo inicial. Em seguida, você começa a escrever a redação. Por último, você faz as questões que tem dificuldade e finaliza o preenchimento do gabarito. 

No mais, se você deseja treinar com uma equipe de profissionais completos e uma plataforma de redação com uma série de recursos, nós podemos ajudar! A equipe da Corrija-me possui uma larga experiência e atualização para quem deseja aprimorar as habilidades com a escrita, desde o nível básico, médio até o avançado. 

Contamos com cursos, aulas, revisões, correções e conteúdos exclusivos para te ajudar a entrar para o lado dos aprovados.

Visite nosso site e conheça as soluções que você precisa para sua redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *