Tema da redação do ITA 2020

Estudar a redação do ITA 2020, bem como as provas anteriores, é fundamental para o candidato que deseja se familiarizar com a forma de cobrança da banca e estar bem preparado para os próximos processos seletivos do Instituto e assim, garantir a aprovação dos sonhos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Quem vai participar do processo seletivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica precisa estar bem preparado para a redação do ITA 2020. Embora os candidatos ao vestibular levem como prioridade a área de exatas, incluindo disciplinas como física, matemática e química, a parte de linguagens e produção textual também é uma parte importante e fundamental para a aprovação. 

Uma boa estratégia, portanto, é conhecer bem as competências e critérios de avaliação utilizados pela banca examinadora, como também treinar esse modelo para conseguir escrever da maneira adequada, estabelecendo assim, um diferencial dos que levam em consideração somente as exatas.

Além disso, estudar os temas cobrados nas redações anteriores é uma forma de fazer uma boa interpretação dos textos motivadores e se manter familiarizado com o estilo de cobrança do instituto. Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com análise do tema da redação do ITA 2020. Veja a seguir: 

O modelo da redação do ITA 2020

Em primeiro lugar, é preciso entender a estrutura solicitada para a escrita do texto. Da mesma forma que muitos concursos, vestibulares e processos seletivos, a redação do ITA 2020 e nos demais anos até agora, seguem o modelo dissertativo-argumentativo. Em outras palavras, a ideia é dissertar sobre um determinado tema e defender um ponto de vista, com base em uma argumentação bem sustentada e, claro, de acordo com a norma culta da língua portuguesa. 

Neste vestibular, a ideia, portanto, é levar o candidato a refletir e se aprofundar no tema em questão. Desse modo, ele precisa ter um bom repertório sociocultural para então, obter um raciocínio completo e elaborar uma redação completa, de acordo com os parâmetros verificados pelos corretores. 

Além disso, fazer um bom uso dos mecanismos linguísticos para coesão e coerência textual também é um importante critério de avaliação. O candidato, portanto, deve se atentar a pontuação (de 0 a 10) e aos demais critérios estabelecidos, sempre lembrando de contextualizar e articular bem as ideias entre si. 

REDAÇÃO ITA 2020

O tema da redação do ITA 2020

Ademais, no ano de 2020, o tema de solicitação da banca foi: “Em qual medida o conhecimento técnico e científico acompanha os princípios éticos e morais?”. Na primeira leitura, já é possível compreender o quão reflexivo o tema é. Desse modo, não se trata apenas de argumentar, mas de expressar um posicionamento completo, claro e preciso ao leitor. 

A ideia, portanto, seria que o candidato encontrasse uma resposta para essa questão se baseando nos itens colocados, dentre os quais estavam: 

Item 1

No primeiro item, a banca inseriu uma matéria curta da BBC News Brasil sobre o desenvolvimento de novos medicamentos para combate ao HIV, bem como das “missões Apollo”. Em suma, o trecho retrata avanços tecnológicos que foram obtidos através de meios antiéticos. 

Item 2

No segundo item da redação do ITA 2020, a ideia era fornecer uma charge, isto é, um elemento não verbal. A ilustração foi produzida por Sidney Harris. Além disso, possui também a frase “Desisto. Cadê o paciente?”. Na imagem, havia um médico com equipamentos avançados que estavam ao redor do paciente. Todos esses itens deixavam o paciente “escondido” durante o procedimento. 

Item 3 

Neste terceiro item, a banca examinadora inseriu uma resposta de Stephen Hawking (um cientista reconhecido mundialmente) a um internauta, no que se refere aos riscos da inteligência artificial. No trecho, ele falava que o uso das máquinas seria positivo caso fosse distribuído entre a população. Caso contrário – como vem acontecendo nos dias de hoje – essa seria uma semente para a desigualdade. 

Item 4

Por fim, o último item presente na redação do ITA 2020 se tratava de um trecho de matéria acerca de um Concurso de Arquitetura na França. A ideia seria reconstruir a torre da Catedral na França. Nesse caso, as pessoas responsáveis por esse processo, teriam auxílio de uma nova tecnologia, que permitia, através de imagens panorâmicas a visualização e imaginação da dimensão necessária para realizar a reconstrução. 

Aulas ao vivo de redação

A avaliação do candidato

Partindo dos itens acima, um dos principais aspectos que o candidato deveria ter em mente, seria uma bagagem e conhecimento acerca dos avanços e benefícios da tecnologia. Esses artifícios poderiam ser usados como recursos de exemplificação, por exemplo, a fim de sustentar uma ideia. 

Da mesma forma, seria interessante entender essa aplicação e a contribuição nas mais diversas áreas do conhecimento, seja na medicina, na arquitetura ou em outros âmbitos que pudessem destacar vantagens para a sociedade. 

Uma boa sugestão também seria destacar como essas descobertas ainda são utilizadas de forma inadequada, com restrição e limitação de uso para poucas pessoas, dentre as quais a elite é a maior beneficiada, enquanto a grande maioria da população não possui acesso a esses recursos. Por fim, caberia ao candidato não só problematizar o tema, como também elaborar uma proposta de intervenção, isto é, uma possível resolução para a problemática, envolvendo principalmente os que estão à frente desses novos avanços. 

Seja aprovado na redação do ITA!

Agora que você entendeu um pouco mais acerca da redação do ITA 2020, como também sobre o estilo de cobrança da banca, chegou a hora de colocar em prática todos esses ensinamentos, não é mesmo? O objetivo deste artigo foi fazer uma análise completa do que foi solicitado, e, a partir disso, você pode se familiarizar com as exigências do enunciado.

Ademais, se você deseja facilitar esse processo de aprendizagem e garantir uma nota excelente na redação do ITA, é preciso preparo. Para essa questão, não se preocupe: nós da equipe do Corrija-me podemos te ajudar! Montamos diversos cursos de redação que se adequam exatamente ao estágio de aprendizado de cada um de nossos alunos. Por isso temos cursos como: Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado em redação. 

Além disso, temos auxiliado na correção, revisão e em aulas e dicas exclusivas de para auxiliar na escrita da sua redação. 

Quer desfrutar destes benefícios? Acesse nossa plataforma agora mesmo e venha para o lado dos aprovados! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.